(U.M.E.) Hoje, você é a mesma pessoa que era antes? (RC)

Fiz essa pergunta a meu marido dias atrás. Ele parece que não entendeu, ou, se entendeu respondeu laconicamente: "não!".

Pois eu digo que EU SOU A MESMA PESSOA QUE ERA ANTES. Antes de tudo, sabe? Antes de mudar tantas vezes de casa, antes de ter filhos, de casar, de namorar, de me formar... eu sou quem eu era desde sempre, a muuuuito tempo atrás (epa! nem tanto tempo assim!).

E com a chegada dos filhos e o crescimento dele me vi num constante revival acerca de quem sou ou quem era, não eh igual para você? Bem, comigo eh assim: o tempo todo ponho-me a pensar e a questionar tuuuudooo, posto que tuuuudoooo se parece muito.

Como sabem, tenho três filhos, e cada um com seu cada qual.

E impressionantemente todos tem coisas "exatamente" iguais a mim! Como? Comem ou dormem por exemplo naquela posição que você usa desde pequenininho! E quando eles fazem "aquela coisa errada" que por dentro você se escangalha de rir porque lembra que "fazia igualzinho"?

Então, eles, os filhos, nos fazem refletir (ai! usei essa palavra!) - PARA TUDO - VAMOS CONVERSAR SOBRE ISSO:

"refletir", corro para o Sábio Aurélio e ele diz: "fazer retroceder, desviando da direção inicial; causar reflexão de; reproduzir a imagem de; espelhar, retratar; deixar ver, revelar, mostrar, traduzir (...) pensar maduramente, meditar (...)"

Ele disse "pensar maduramente"? Disse sim!
E eh por isso que me ponho tanto a pensar (adoro pensar, eh verdade - cacete! para de pensar!), porque mesmo não querendo quando olhamos nossos filhos, olhamos a nos mesmos seja porque reproduzem nossa imagem física (como os espelhos), seja porque nos fazem mudar de opinião e direcao ao longo da sua (nossa) existência (porque temos que ceder, controlar, brigar, confrontar, negociar, criar e educar, etc. o tempo todo); e ao se revelarem nos mostram quem NOS somos, traduzindo mesmo a contra gosto quem NOS somos; e ai... "maduras" que somos, seguramos tudo isso "em pé", firmes, sem chorar (imagina!), sem pedir arrego para o marido (imagina!), sem fazer xixi na calcinha "porque não deu tempo: o bebe tava chorando muito!" (não, isso não!); sem quebrar a unha, sem ter tempo para ir a manicure; sem ter saco para transar porque você passou a noite em claro com o seu bebe, ou com o mais velho que teve um pesadelo... ai! Socorro! E ai está: estamos traduzidas pelos nossos filhos!

Tá... eu tava falando de mim... que eu sou assim desde que me conheço por gente. E sou mesmo: gosto das mesmas coisas, me dedico com o mesmo vigor naquilo que acredito, quero fazer e TER amigos, sim! mas não pra fazer "volume" no Orkut, mas para fazer volume dentro de mim!,
Vocês não imaginam como eu fiquei quando eu descobri o que era uma METÁFORA, na Escola! Foi a gloria! porque assim eu poderia explicar tantas coisas por caminhos tão diversos... e é o que eu estou fazendo aqui... até hoje... e farei sempre, mesmo que seja em outro lugar!
(RC)

A despeito da nova idade, nao tenho novidades...

Nenhuma mulher deveria ser precisa a respeito da sua idade. Isso soa muito calculista. Autor: Wilde , Oscar escritor irlandês (que alias, EU AMOOOOOO!!)

Os velhos acreditam em tudo, as pessoas de meia idade suspeitam de tudo, os jovens sabem tudo
Autor: Wilde , Oscar

É uma infelicidade ser tão breve o intervalo que medeia entre o tempo em que se é jovem demais e o tempo em que se é velho demais
Autor:
Montesquieu , Baron de

O homem que é pessimista antes dos 50 anos, sabe demasiado; o que é optimista depois, não sabe o bastante
Autor:
Twain , Mark

É uma infelicidade ser tão breve o intervalo que medeia entre o tempo em que se é jovem demais e o tempo em que se é velho demais
Autor:
Montesquieu
, Baron de

Eu sou assim: RAIZES LONGAS E FORTES... (RC)
















Eu sou assim...
RAÍZES LONGAS E FORTES, MAS SOLTAS AO VENTO... por isso as coloquei na minha janela... para não me esquecer disso...
(RC)

(U.M.E.) MEU PRESENTE DE ANIVERSARIO... (RC)
















Eu estava na beira do mar numa ilha da Tailândia, totalmente a vontade (a gente nunca fica realmente a vontade numa praia do Rio de Janeiro, por exemplo... não é?), bem, sentada na areia de pernas abertas, brincando de cavar buracos e fazer castelos com minhas três crianças, enquanto meu marido tentava descobrir o que eu gostaria de ganhar de aniversário (que se aproximava dali a alguns dias).
Apareceu então uma nativa (tailandesa), que se aproximou com uma criança, disse Olá!, perguntou de onde nós éramos e nos deixou ali com a menina, liiiindinha, com seus três anos aproximadamente.
A menina ficou lá brincando conosco, a ponto de meu marido entrar no mar com "nossos" filhos e "ela" segurar-lhe a mão, como se "dele" também fosse!
Meu coração gelou! Quer dizer, ardeu! ALI ESTAVA O MEU PRESENTE DE ANIVERSÁRIO! Perguntei ao meu marido o que ele faria se a moça a tivesse deixado ali, "para nós", ou melhor, "para mim"! Minha pequena respondeu em seu lugar: "que bom mamãe, vamos ficar com ela, quero mais uma irmãzinha para brincar, esta tem olhos e cabelos petos!"
Rapidamente minha cabeça funcionou assim: foi isso! a moça nos observava de longe, viu que éramos (ou parecíamos) uma família feliz, integrada, bla bla bla e decidiu abandonar sua filhinha ali mesmo!

Naquele momento da abordagem chegou a perguntar se as três crianças eram nossas, e de onde éramos (conhecia assim, pelo menos nosso País de origem); e ah! estava com a maquina fotográfica nas mãos quando... SUMIU!

Bem, minha conclusão foi rápida: ela teria DEIXADO A CRIANÇA PARA "NÓS", ESCOLHIDO PARA PAIS! BINGO!
Vejam: saberia para onde levaríamos a criança (Brasil); poderia ter-nos tirado uma foto, de longe, com zoom para que pudesse nos encontrar um dia se precisasse ou quisesse (eu vi uma câmera em sua mão, certo?); poderia pensar: uma família com 3 crianças pode suportar mais uma (são duas meninas, de 4 e 5 anos, poderia herdar-lhes as roupas...). E enquanto minha mente e meu coração ferviam de grata emoção pensando tudo isso ainda lembrei "ótimo! Ja´ tenho a terceira cama no quarto das meninas (era destinada as visitas!)" e me perguntei "como faremos para registra-la?" e etc, etc, etc! Não conseguia parar de pensar ´´e isso, e aquilo...´´.

Mas no ardor dos meus pensamentos, a moça então "simplesmente apareceu" como dantes: do nada!
E agora, como se nada tivesse acontecido ali durante aqueles interminaveis minutos, com um "Muito Obrigada" levou embora MEU... QUASE... PRESENTE DE ANIVERSÁRIO...
(RC)

Ideias para cartas de amor: (RC)

- Envie um ENVELOPE VAZIO, lacrado, e no remetente escreva: "AI DENTRO TEM UM BEIJO"...

- No outro dia envie outro envelope, lacrado, e no remetente escreva: "UM BEIJO DO TAMANHO DO MEU DESEJO"...
(RC)

Eu falava sobre PLANTAS & plantinhas... (RC)


(VIDE POSTAGEM 06 DE JULHO DE 2009)

Bem, daqui da minha janela eu consigo olhar uma especie de Trepadeira. Quando eu cheguei nessa casa nova, ela (a Trepadeira) parecia um pouco sem rumo, sem espaço para expandir. Eu, como se não me restassem coisas para fazer, me ocupei dela por um pouco. Assim, instalei novos tutores, com fios de nylon e fiquei observando a ferocidade com que Ela subiu, e se envolveu. Mas ela me cativou não por isso, mas pelo modo com que se AGARRA ao que lhe eh dado, ou que encontra pelo caminho, para crescer e desenvolver-se. A foto da Postagem do outro dia demonstra isso: Ela cresce, parecendo desordenada, criando alem das suas folhas, longos bracos, feito fitas, que depois tornam-se molas, e finalmente GANCHOS. Vocês repararam? Ela foi indo, indo e achou UM CANTINHO pequenininho, e PRENDEU-SEU ali, como um marinheiro que lança ao mar sua ANCORA. Ela esta' la', firme, a despeito do vento, da chuva, do sol forte, etc. Ja começa a proporcionar-me alguma sombra e abrigo para um pequenino animal, que parece um Lagartinho. Eu que sou tao URBANA, fico a namorar todo esse crescente de coisas no meu jardim, as vezes daqui da minha janela, as vezes, la', bem pertinho do Verde.

Eu sei la'!

Posso ficar aqui fitando as palavras, como fito meu jardim, mas por hoje encerro meu expediente, e deixo mais uma foto para enfeitar este Blog, com meu Lagartinho na minha Trepadeira, e os deixo a pensar sobre as PLANTAS e as plantinhas...
(RC)

QUASE...

"Ainda pior que a convicção do não e a incerteza do talvez é a desilusão de um quase.

É o quase que me incomoda, que me entristece, que me mata trazendo tudo que poderia ter sido e não foi. Quem quase ganhou ainda joga, quem quase passou ainda estuda, quem quase morreu está vivo, quem quase amou não amou. Basta pensar nas oportunidades que escaparam pelos dedos, nas chances que se perdem por medo, nas idéias que nunca sairão do papel por essa maldita mania de viver no outono.

Pergunto-me, às vezes, o que nos leva a escolher uma vida morna; ou melhor não me pergunto, contesto. A resposta eu sei de cór, está estampada na distância e frieza dos sorrisos, na frouxidão dos abraços, na indiferença dos " Bom dia", quase que sussurrados.

Sobra covardia e falta coragem até pra ser feliz. A paixão queima, o amor enlouquece, o desejo trai. Talvez esses fossem bons motivos para decidir entre a alegria e a dor, sentir o nada, mas não são.

Se a virtude estivesse mesmo no meio termo, o mar não teria ondas, os dias seriam nublados e o arco-íris em tons de cinza. O nada não ilumina, não inspira, não aflige nem acalma, apenas amplia o vazio que cada um traz dentro de si.

Não é que fé mova montanhas, nem que todas as estrelas estejam ao alcance, para as coisas que não podem ser mudadas resta-nos somente paciência porém,preferir a derrota prévia à dúvida da vitória é desperdiçar a oportunidade de merecer.

Pros erros há perdão; pros fracassos, chance; pros amores impossíveis,
tempo. De nada adianta cercar um coração vazio ou economizar alma. Um romance cujo fim é instantâneo ou indolor não é romance. Não deixe que a saudade sufoque, que a rotina acomode, que o medo impeça de tentar.
Desconfie do destino e acredite em você. Gaste mais horas realizando que sonhando, fazendo que planejando, vivendo que esperando porque, embora quem quase morre esteja vivo, quem quase vive já morreu."
(Autor desconhecido, extraído do Perfil do Orkut, da minha priminha que ja' não e' tao menininha assim, como nas minhas lembranças...)

PLANTAS... plantinhas... PODEMOS APRENDER COM ELAS? (RC)


Preciso de um pouco mais de tempo para tratar desse assunto... Mas ja' deixo o que provocou meus pensamentos a respeito. A foto anexada, logo ai... no detalhe...
(RC)

(U.M.E.) IÇAMI TIBA - EDUCAÇÃO DOS FILHOS

Palestra ministrada pelo médico psiquiatra Dr. Içami Tiba, em Curitiba, 23/07/08.

O palestrante é membro eleito do Board of Directors of the International Association of Group Psychotherapy. Conselheiro do Instituto Nacional de Capacitação e Educação para o Trabalho "Via de Acesso". Professor de cursos e workshops no Brasil e no Exterior.
Em pesquisa realizada em março de 2004, pelo IBOPE, entre os psicólogos do Conselho Federal de Psicologia, os entrevistados colocaram o Dr. Içami Tiba como terceiro autor de referência e admiração - o primeiro nacional.
1º- lugar: Sigmund Freud;
2º- lugar: Gustav Jung;
3º- lugar: Içami Tiba.

1. A educação não pode ser delegada à escola. Aluno é transitório. Filho é para sempre.
2. O quarto não é lugar para fazer criança cumprir castigo. Não se pode castigar com internet, som, tv, etc...
3. Educar significa punir as condutas derivadas de um comportamento errôneo. Queimou índio pataxó, a pena (condenação judicial) deve ser passar o dia todo em hospital de queimados.
4. É preciso confrontar o que o filho conta com a verdade real. Se falar que professor o xingou, tem que ir até a escola e ouvir o outro lado, além das testemunhas.
5. Informação é diferente de conhecimento. O ato de conhecer vem após o ato de ser informado de alguma coisa. Não são todos que conhecem. Conhecer camisinha e não usar significa que não se tem o conhecimento da prevenção que a camisinha proporciona.
6. A autoridade deve ser compartilhada entre os pais. Ambos devem mandar. Não podem sucumbir aos desejos da criança. Criança não quer comer? A mãe não pode alimentá-la. A criança deve aguardar até a próxima refeição que a família fará. A criança não pode alterar as regras da casa. A mãe NÃO PODE interferir nas regras ditadas pelo pai (e nas punições também) e vice-versa. Se o pai determinar que não haverá um passeio, a mãe não pode interferir. Tem que respeitar sob pena de criar um delinquente.
7. Em casa que tem comida, criança não morre de fome . Se ela quiser comer, saberá a hora. E é o adulto quem tem que dizer QUAL É A HORA de se comer e o que comer.8. A criança deve ser capaz de explicar aos pais a matéria que estudou e na qual será testada. Não pode simplesmente repetir, decorado. Tem que entender.
9. É preciso transmitir aos filhos a idéia de que temos de produzir o máximo que podemos. Isto porque na vida não podemos aceitar a média exigida pelo colégio: não podemos dar 70% de nós, ou seja, não podemos tirar 7,0.10. As drogas e a gravidez indesejada estão em alta porque os adolescentes estão em busca de prazer. E o prazer é inconsequente.11. A gravidez é um sucesso biológico e um fracasso sob o ponto de vista sexual.
12. Maconha não produz efeito só quando é utilizada. Quem está são, mas é dependente, agride a mãe para poder sair de casa, para fazer uso da droga . A mãe deve, então, virar as costas e não aceitar as agressões. Não pode ficar discutindo e tentando dissuadi-lo da idéia. Tem que dizer que não conversará com ele e pronto. Deve 'abandoná-lo'.
13. A mãe é incompetente para 'abandonar' o filho. Se soubesse fazê-lo, o filho a respeitaria. Como sabe que a mãe está sempre ali, não a respeita.
14. Se o pai ficar nervoso porque o filho aprontou alguma coisa, não deve alterar a voz. Deve dizer que está nervoso e, por isso, não quer discussão até ficar calmo. A calmaria, deve o pai dizer, virá em 2, 3, 4 dias. Enquanto isso, o videogame, as saídas, a balada, ficarão suspensas, até ele se acalmar e aplicar o devido castigo.
15. Se o filho não aprendeu ganhando, tem que aprender perdendo.16. Não pode prometer presente pelo sucesso que é sua obrigação. Tirar nota boa é obrigação. Não xingar avós é obrigação. Ser polido é obrigação. Passar no vestibular é obrigação. Se ganhou o carro após o vestibular, ele o perderá se for mal na faculdade.
17. Quem educa filho é pai e mãe. Avós não podem interferir na educação do neto, de maneira alguma. Jamais. Não é cabível palpite. Nunca.18. Muitas são desequilibradas ou mesmo loucas. Devem ser tratadas. (palavras dele).
19. Se a mãe engolir sapos do filho, ele pensará que a sociedade terá que engolir também.20. Videogames são um perigo: os pais têm que explicar como é a realidade, mostrar que na vida real não existem 'vidas', e sim uma única vida. Não dá para morrer e reencarnar. Não dá para apostar tudo, apertar o botão e zerar a dívida.
21. Professor tem que ser líder. Inspirar liderança. Não pode apenas bater cartão.
22. Pais e mães não pode se valer do filho por uma inabilidade que eles tenham. 'Filho, digite isso aqui pra mim porque não sei lidar com o computador'. Pais têm que saber usar o Skype, pois no mundo em que a ligação é gratuita pelo Skype, é inconcebível pagarem para falar com o filho que mora longe.
23. O erro mais frequente na educação do filho é colocá-lo no topo da casa. O filho não pode ser a razão de viver de um casal. O filho é um dos elementos. O casal tem que deixá-lo, no máximo, no mesmo nível que eles. A sociedade pagará o preço quando alguém é educado achando-se o centro do universo.
24. Filhos drogados são aqueles que sempre estiveram no topo da família.
25. Cair na conversa do filho é criar um marginal. Filho não pode dar palpite em coisa de adulto. Se ele quiser opinar sobre qual deve ser a geladeira, terá que mostrar qual é o consumo (KWh) da que ele indicar. Se quiser dizer como deve ser a nova casa, tem que dizer quanto isso (seus supostos luxos) incrementará o gasto final.
26. Dinheiro 'a rodo' para o filho é prejudicial. Mesmo que os pais o tenham, precisam controlar e ensinar a gastar.
(Mensagem recebida de uma amiga, via e-mail)
"Não permita que tua língua adiante teu pensamento!"
Autor Desconhecido
‎"Fuja do elogio, mas tente merecê-lo"
François Fénelon