O AMOR DE SEMPRE, AINDA EXISTE! ou UM ALMOÇO E UM RISO (RC)


Sei que muita gente vai virar a cara, torcer a boca ou coçar o nariz, mas eu sou nesse exato momento tomada por uma felicidade alheia impossível de conter, e sou obrigada a recorrer a esse caderninho pequenininho (o Baby Pink ficou no carro...) para expressar com minhas letrinhas o que acabo de presenciar.
 
Alias, que me perdoem os que assim não vêem ou não enxergam (e não são poucos aqui na Tailândia)... mas...

Bem, vamos a cena:

´´DOIS CASAIS TÍPICOS de se ver aqui em Pattaya: dois homens de cabeças brancas (“idosos” poderiam ser chamados) e suas duas Tailandesas passeiam no Shopping.

Diante da “Fonte Mágica” do “Believe or Not Believe” (“Acredite se Quiser”) logo aqui instalada – posso vê-los d’onde estou, sentada esperando meu almoço chegar – eles brincam como crianças recém-inauguradas; ele finge que vai jogá-la n’água! Ela ri! Ele ameaça pega-la nos braços e... pega-a num gesto único e rápido, naquele modo clássico dos nubentes.

Agora os quatro riem! Cinco, pois eu não me contenho do outro lado do vidro (sentada a mesa do Restaurante eles nem sabem que existo).

Eles se abraçam e ela lhe da’ um beijo carinhoso, no rosto.

Ponto final (para mim, claro! Não para eles, certamente).´´

Por que me regalo com tal felicidade? Seria impossível para mim questioná-la! Seria para mim impossível quietá-la! Seria para mim impossível de não aceitá-la!

E vivam os novos amores! Os velhos amores! Os novos amores dos velhos!
Os amores que podiam ser impossíveis pela idade, nacionalidade, religião, educação, gostos e desgostos.

Viva o amor!
Viva o breve sorriso.

De nada mais vale essa vida senão estar leve o suficiente para ver o que nem todos , aqui na Tailândia (ou em qualquer outro lugar do mundo) se recusam a aceitar: dane-se tudo! O amor ainda existe!

Ainda que fugaz, se me fez rir, tão longe... tão perto...
Garanto-lhes que era amor!
(RC)













Em tempo (RC): a título de curiosidade, esse ´´almoço´´ custou-me (com refrigerante) menos de R$ 8,00 (Oito Reais)... aqui... na Tailândia...
REPUBLICACAO DE POST DE 05/10/10.

POR QUE EU VENDO COISAS? DESAPEGUE! (RC)

Imagem: GOOGLE
 
POR QUE EU VENDO COISAS?
 
Bem, para falar a verdade, ja' tem bastante tempo  que "desenvolvo esta verve da minha pessoa"! Hahahaha!
A primeira vez que fiz UM BAZAR foi quando eu Morava em Moema, e estava para me mudar para outro bairro.
Eu havia GUARDADO INUMERAS PECAS DE ROUPA tamanho 36(!!!), 38 e 40... A esta altura eu ja' tinha 2 dos meus três filhos e pensava: "hummmmm, se ate' agora não voltei para o "tamanho (maravilhoso) anterior, vou ter que me desfazer disso  tudo, para chegar "mais leve" na nova moradia...".
 
Fiz um BAZAR superlegal na sala de casa, pendurando (inclusive) os varões das cortinas nas paredes do ap (e' isso mesmo!), para transforma-los em "Araras". Foi um sucesso. Vendi quase tudo, e o que não vendi, doei.
 
Morando na Tailândia pelos últimos 5  anos, tendo morado (por la' mesmo) 3 vezes (!!!! Sim, por vontade própria - adoro mudanças!), dentre uma e outra  casa também fiz meus BAZARES, do tipo "FAMÍLIA VENDE TUDO" ou "GARAGE SALE", vendendo brinquedos e moveis!
Parte do dinheiro arrecadado sempre ia para Caridade!
 
Mas, POR QUE VENDER e não "doar" como podem perguntar?
Simples: porque doar e' um ato nobre, mas não e' um ato de "livramento do que não se quer mais".
Explico: muitas vezes ao mandarmos para doacao, indiscriminadamente coisas que não queremos mais, não estamos pensando naquele que vai receber a "tralha". Devemos considerer se "aquilo" e' util para o lugar que voce esta'  enviando, se eles tem "lugar" para usar/instalar/usar,  etc.
 
Exemplo: assim que cheguei a Tailândia  percebi que  havia alguns sapatos que mal foram usados porque estavam apertados demais. Eram lindos e chiques. Então os ofereci a uma amiga, que por sua vez não gostou (ou não coube) e os repassou para sua Empregada Tailandesa!
OK? OK... se não fosse o fato que os TAILANDESES DIFICILMENTE USAM SAPATOS "FECHADOS"!
Ou seja, se eu os tivesse vendido e os revertido em dinheiro para doacao, talvez estivesse colaborando melhor  para quem compra (QUE QUANDO O FAZ, QUER DE VERDADE O PRODUTO) e para quem usufruiria do RESULTADO FINAL, como compra de material de higiene, comida ou qualquer outra coisa a ser doada a uma Instituicao ou a uma pessoa que disso precisava...
 
Bem, desse modo, continuo a VENDER O  QUE POSSO, SEMPRE EM BOM ESTADO, e a doar parte ou o todo para  Caridade.
 
Conto isto aqui para (talvez) encorajar outras pessoas a fazer algo  parecido, e também a desmistificar a "coisa", que aqui no Brasil (desculpe dizer isso) parece que significa  "COITADINHA, TA' PRECISANDO VENDER AS COISAS QUE ELA TEM... DEVE ESTAR NA PIOR..."!
 
Nas minhas experiências com GARAGE SALE, percebi que o estrangeiro e' TOTALMENTE CONFORTÁVEL em comprar nesta "modalidade", e no fim todo mundo fica feliz.
 
De modo que, VENDO SIM, porque tenho muito respeito ao DOAR qualquer coisa que seja, e da outra direcao porque gosto da "brincadeira", de receber as pessoas, bater papo, tomar um cafe'... coisas assim, que fazemos enquanto vendemos!
 
Assim, BOAS COMPRAS a todos!
BOA SEMANA,
 
Renata C., UMA ESPOSA EXPATRIADA.
 
Minha Irma, na Tailandia, me ajudando nas compras para um
DAY CARE de criancas carentes  de  la',
com o Fruto de um dos GARAGES SALE que eu fiz por la'!
 
***
Protected by Copyscape Plagiarism Checker - Do not copy content from this page.

THAI MASSAGEM (RC)

Imagem: GOOGLE
 
THAI MASSAGEM
Os Tailandeses mantem vivas as Tradicoes de seus ancestrais, dentre outros, através da MASSAGEM TAILANDESA, que e' conhecida no Mundo todo.
A Massagem Tailandesa e' baseada na técnica de massagear o corpo todo aplicando pressão nos pontos do corpo conhecidos pela acupumtura.
As massagistas profissionais aprendem a Tradicao ainda na tenra idade, e depois se especializam em uma das prestigiosas escolas da Tailândia, e obtém Certificado do Governo.
 
COM ROUPAS OU SEM ROUPAS?
Pessoas que nunca foram a um SPA para fazer Massagem, geralmente perguntam: "E' para ficar ou tirar as minhas roupas?".
 
Para a tradicional massagem, a resposta e' SIM!
Mas não e' nada pelo qual voce deva temer ou se envergonhar. Ha' um "rito", a fim de relaxar e facilitar esse "despojamento".
E' mais fácil do que você imagina: Entra-se numa cabine ou quarto privativos, e sob uma musica  tranquilizante e velas aromaticas, deita-se sob a "mesa (cama) de massagem" sob uma larga toalha enquanto a terapeuta ainda esta' do lado de for a da Sala. Ela enato bate na porta (ou pede que você toque uma sinetinha quando estiver pronta) e so' ai entra - desse jeito, você não fica embaracada.
 
A mesa de massagem esta' sempre coberta por algo bem confortável com uma manta de algodão. Dai, a medida que a terapeuta vai fazendo a massagem, ela vai te "destapando" aos poucos, "desnudando - digamos assim - só a parte que esta' sendo massagada, de modo a deixar a pessoa bem a vontade e relaxada*.
 
De um modo geral as Terapeutas dizem que, se quiser, você pode ficar com suas próprias pecas intimas. Mas MUITOS SPAS fornecem aquelas calcinhas descartáveis (bem pequenininhas e elásticas). Para um SPA um dos fatores mais importantes e' ter certeza que você esta' se sentindo confortável. 
Uma boa Massagista deve estar hábil  a "trabalhar" no seu corpo, mas se a pressão* estiver forte demais ou você não estiver gostando e' so' falar*.
 
MASSAGEM E' ALGO QUE VOCÊ DEVE CURTIR, NÃO "SUPORTAR"*.
 
Entretanto, e' importante frisar que alguns tipos de massagem, como a REFLEXOLOGIA e a THAI, você pode ficar todo vestido.
 
*MINHA EXPERIÊNCIA NA TAILÂNDIA
Bem, talvez eu seja um caso a parte (bem, não estou sozinha neste "caso a parte"), mas embora AMEEEEE MASSAGEM TAILANDESA (a tradicional, aromatica, foot massage (massagem dos pés), oil massage (massagem com oleos), etc), eu SOFRO PRA CARAMBA! Hahahaha! Gemo, grito e... rio muito! Ai, Socorro!
A ultima vez que fiz na Tailândia, antes de voltar para o Brasil de vez (?), fui com minha Irma. pedimos uma sal/quarto separados para fazermos juntas. As Terapeutas começaram e a gente começou a sentir "muita pressão" e deu vontade de... RIR!!!! Ai? Ai, DANOU-SE! Elas acharam que a gente estava gostando e ai e' que apertavam mais! Nossa!
E não adianta "falar"... se você não fala Tailandês, porque de um modo geral elas não entendem o que a gente fala! Hahahahah!
Quinze minutos de massagem e minha Irma ja' não aguentava mais (era sua primeira vez)... e dai eu soltei: "Guenta que são 2 horas de massagem!"...
Hahahahaha!
#Aventure-se
 
(RC)

APRENDENDO TAILANDES... (RC)

Imagem: GOOGLE
 
Logo quando cheguei a Tailândia a primeira  coisa que pensei foi: sera' preciso aprender Tailandês?
E' uma língua tao tao difícil! Como e' que vai ser?
 
Bem, preciso dizer que quando cheguei la' meu Inglês era bem "mais ou menos". Conseguia me comunicar, falar o que queria, mas sempre com muitas limitacoes.
Mas quanto a isto, a melhor coisa que eu tinha era a FALTA DE VERGONHA. Ou seja, nunca deixei de TENTAR FALAR O INGLÊS e APRENDER MAIS A CADA DIA.
 
Foi dentro dessa filosofia, digamos assim, que decidi NÃO APRENDER TAILANDÊS.
Sim. Não fazia o menor sentido para mim, aprender a falar "mais ou menos Tailandês" (que ate' hoje me parece dificílima) e continuar com o meu "mais ou menos Inglês"!
Então, que se eu tivesse que aprender uma língua, que fosse o "famoso" Inglês!
 
Muito me ajudou o fato de  meus filhos estudarem em ESCOLA INTERNACIONAL, onde havia estrangeiros de toda parte do Mundo, inclusive outros brasileiros. Mas sempre evitei ficar na "zona de segurança"  que muitos escolhem: o de viver somente entre brasileiros (nunca entendi essa escolha, que me perdoem os que pensam diferente, mas se você esta' morando NUM OUTRO PAIS, não se deve aproveitar a oportunidade para APRENDER ALGO NOVO? CRESCER? Se desenvolver? Justamente "sair da zona de segurança"?).
 
Também fui morar numa CIDADE TURÍSTICA da Tailândia:  Pattaya. Podemos dizer que ela se parece muito com o Rio de Janeiro, e que Bangkok e' a cara de São Paulo!
Então, por não ser uma cidade do interior (onde os povoados ainda são mais presos as tradicoes e raízes e dificilmente falam Inglês), encontramos muitos Tailandeses que mesmo não falando bem o Inglês, TENTAM e SE ESFORCAM pra faze-lo, facilitando muito a vida do Expatriado de um modo geral.
 
Alias, Bangkok e' tao parecida com São Paulo que se eu publicar uma foto aqui de la' (ja' o fiz aqui antes), se não for por alguns detalhes como placas e cores dos taxis, por exemplo, você não distinguiria uma cidade da outra!
 
Li uma entrevista numa Revista (Pattaya People Weekly Lifestyle Suplemment) de uma professor nativa de Tailandes que da' sua opinião sobre o assunto:
Khum Tina explica que muitas pessoas tem medo ou dificuldade de aprender TAILANDÊS por vários motivos, mas o principal e'  o fato de que A LÍNGUA TAILANDESA tem uma ESTRUTURA MUITO DIFERENTE das outras línguas estrangeiras. Por exemplo, estrangeiros para aprender Tailandês, te que aprender um CONJUNTO ENORME DE NOVAS REGRAS GRAMATICAIS e não podem usar aquelas  que doravante conheciam.
na opinião dela, para aprender algo novo, e'  melhor colocar tudo o que você ja' sabe de lado, ou tudo ficara'' muito mais difícil.
 
A PERGUNTA COMUM E' "mas quantas aulas de Tailandês preciso ter para  conseguir usar a Língua?"
E' uma resposta difícil, diz K. Tina, pois não ha', neste caso, o "aluno tipico".  São muitos os fatores envolvidos, tais como idade, capacidade de aprendizagem, nível de concentracao, passado acadêmico.
Mas, neste ponto, e' muito importante que as aulas "saiam" de dentro das salas; e' importante que o aluno pratique nas ruas, para conseguir bons e rápidos resultados.
 
PRATICAR O QUE VOCÊ APRENDE EM SALA DE AULA e' a grande "chave"  do aprendizado - obviamente não tao somente para o Tailandês, mas também para qualquer outra Língua, certo? Toda ocasião possível, use e abuse do que ja' sabe, e... ARRISQUE-SE! Corra mesmo o risco, nao se envergonhe!
Eu sempre começava uma conversacao assim: "Olha, meu Inglês não e' dos melhores, mas podemos conversar... e por favor, me corrija! Eu agradeceria muito se me ajudasse nisso!".
Não se esqueça: ISSO NÃO E' UMA COMPETICAO!
 
Na Tailândia, a questão de  haver tantos estrangeiros de tantos cantos do Mundo, transforma o Pais num grande caldeirão de "TONS e SOTAQUES" de Inglês e' ou não e' a LÍNGUA UNIVERSAL?). Você vai ser somente mais um no panelão! E e' divertido, com o tempo, ver que so' de ouvir o "jeitão" que a pessoa fala, a gente ja' consegue saber da onde ela e'! Hahahaha!
 
Pensando em aprender ou aprimorar (como eu) uma Língua? Então, va' em frente!
Mexa-se!
E, BOA SORTE!
(RC)

DICAS DE ETIQUETA

Imagem: GOOGLE
 
Algumas DICAS DE ETIQUETAS são quase "obvias" - eu chamaria de BOM SENSO -, mas não custa nada lembra-las, certo?
 
1- A primeira impressão e'  a que fica. Por isso, mostre que e'  uma pessoa de bem com a vida e que tem bom humor e autoconfiança no primeiro contato.
 
2- Cuide da sua aparência. Evite roupas surradas, unhas sem corte ou com esmalte descascando, mau halite e  cabelos despenteados.
 
3- Respeite os  horários. Se chegar atrasada, não perca tempo com explicacoes longas. Desculpe-se e inicie suas atividades imediatamente.
 
4- Em festas, almoços, jantares ou coquetéis, jamais abuse da comida e da bebida.
 
5- Passe confiança para as pessoas sendo honesta e não comentando a vida alheia.
 
6- Procure ser gentil, educada e solidaria, tratando a todos com respeito e generosidade.
 
FONTE: Revista Mulher Dia a Dia

PROVERBIO TAILANDES

 
"Não fira as flores de lótus, ou manche a água com lama agitada"
Este provérbio é baseado na maneira dos tailandeses de viver, desde os tempos antigos, daqueles que viviam ao longo os rios. Ele serve para nos lembrar que há muitas coisas que devem ser cuidadosamente consideradas antes de falar, ou de tomar qualquer ação ao lidar com as pessoas. O resultado de sua ação não deve doer, interromper ou perturbar os outros.
 
FONTE: FahThai

SONGKRAN, O ANO NOVO TAILANDES - A FESTA DA AGUA NA TAILANDIA (2014)

SONGKRAN e' um dos FESTIVAIS MAIS FAMOSOS DA TAILÂNDIA.
E' a  celebração mais importante do calendário lunar tailandês, o Ano Novo!
Durante o Songkran  vemos varias atividades únicas e festividades que homenageiam o papel da água na cultura tailandesa e da sociedade. E' conhecida como a FESTA DAS AGUAS!
 
Ja' publicamos sobre este FESTIVAL AQUI NO BLOG, outras vezes, veja mais: AQUI e AQUI.
 
Esta e' uma DATA MUITO ESPECIAL PARA MIM, porque quando nos chegamos "de mala e cuia" na Tailândia, foi exatamente num DIA DE SONGKRAN! As ruas estavam cheias de gente e carros, todo mundo de cara pintada de branco e jogando agua uma nas outras... depois e' que fui entender o que era tudo aquilo... que dia especial!
 
E' O ANO NOVO TAILANDÊS!
Este ano (2014) ocorre entre os dias 13 e 15 de abril.

Imagem: DAQUI
 
DICAS PARA APROVEITAR BEM O SONGKRAN
 Va' pela manhã aos Templos, prestar honrarias e ouvir sermões para obter bênçãos. Como este é um festival de Ano Novo, as atividades do Templo são os aspectos mais importantes da celebração.

Em todos os lugares (desde o Aeroporto, Escolas, Pontos Turísticos, etc) você vai encontrar a figura do Buda, sobre uma mesa onde também haverá uma "bacia" e uma "cuíca" com agua.
Para "purificar" o Buda a água não deve ser colocada diretamente sobre a cabeça dele, você deve joga-la nas mãos da estatua.

 E' costume jogar água para todo lado - inclusive nos mais velhos. Colocar agua nas mãos das pessoas acima de 60 anos de idade significa mostrar-lhes respeito e buscar suas bênçãos pelo Ano Novo.)

A água utilizada para espirrar sobre os outros deve ser limpa ou misturada com fragrâncias tradicionais tailandeses. Evite jogar água de forma agressiva ou usando pistolas de água de alta pressão ou mangueiras (mas nas ruas, e' o que mais acontece! Mas sempre num tom de muito humor e festa!).

As mulheres devem ter cuidado de usar roupas apertadas ou aqueles que são de cor clara e/ou feitas de tecido fino, por questões obvias: vai ficar transparente, pois o vestuário vai ficar molhado.
 
◾ Nao esqueca de proteger CARTEIRA e CELULAR com um saquinho plastico ou uma CAPA PROTETORA que facilmente voce encontrara' entre lojinhas e camelos!
 
As pessoas usam roupas bem coloridas, referencialmente com  flores! (Para nos brasileiros, pareceria roupa de "Festa Havaiana").
 
"Este é um momento especial quando as famílias viajam longas distâncias para passar o tempo juntas, realizar as homenagens tradicionais ao participar das cerimônias nos Templos para, também, se reconectar com os entes queridos. Songkran permite que todos possam fazer uma pausa bem merecida e a TAT (Autoridade de Turismo da Tailândia) quer garantir que tanto Thais quanto estrangeiros possam igualmente desfrutar de uma Songkran feliz e memorável."
 
Esta foto me e' muito querida, pois foi tirada no nosso ultimo Songkran na Tailândia (2013). Meu filho na Escola, joga a agua nas minhas mãos... ai que vontade de chorar! (RC)
 
NOTA: Os telefones  para contato/informacao do "The International Public Relations Division The Tourism Authority of Thailand" são: Tel: +66 (0) 2250 5500 ext. 4545-48 Fax: +66 (0) 2253
 
NOTA2: Este POST foi escrito a partir da minha experiencia/observacao local e acrescido das informacoes constants AQUI O'!

FERIADOS DO MES DE ABRIL NO BRASIL - 2014

1 abrilterçaDia da Mentira 2014
18 abrilsextaSexta-feira Santa 2014
18 abrilsextaPaixão de Cristo 2014
20 abrildomingoPáscoa 2014
21 abrilsegundaTiradentes 2014
22 abrilterçaDescobrimento do Brasil 2014
23 abrilquartaDia de São Jorge 2014

PRIMEIRO DE ABRIL

O dia 1o. de Abril e' conhecido como o DIA DA MENTIRA!
 
E' uma celebraçao "boba", mas - de um modo geral - as crianças adoram, pois estão "autorizadas" a zoar e brincar em ritmo de piada com os amigos!
 
Depois que fiquei gravida da minha primeira filha, todos os  anos subsequentes eu ligava para minha sogra, minha mãe e minha Irma, para dizer que eu estava GRAVIDA DE NOVO! E SEMPRE elas caiam! Hahahahaha!

Conta-se que a ORIGEM DO "April Fools' Day", ou melhor, DIA DA MENTIRA, começou no século 16 quando antes, justamente no dia 1o. de Abril era comemorado o ANO NOVO. Naquela ocasião, o "novo" Ano Novo passou a ser comemorado dia 01 de janeiro no Calendário Gregoriano.
 
(RC)
"Não permita que tua língua adiante teu pensamento!"
Autor Desconhecido
‎"Fuja do elogio, mas tente merecê-lo"
François Fénelon