(U.M.E.) Hoje, você é a mesma pessoa que era antes? (RC)

Fiz essa pergunta a meu marido dias atrás. Ele parece que não entendeu, ou, se entendeu respondeu laconicamente: "não!".

Pois eu digo que EU SOU A MESMA PESSOA QUE ERA ANTES. Antes de tudo, sabe? Antes de mudar tantas vezes de casa, antes de ter filhos, de casar, de namorar, de me formar... eu sou quem eu era desde sempre, a muuuuito tempo atrás (epa! nem tanto tempo assim!).

E com a chegada dos filhos e o crescimento dele me vi num constante revival acerca de quem sou ou quem era, não eh igual para você? Bem, comigo eh assim: o tempo todo ponho-me a pensar e a questionar tuuuudooo, posto que tuuuudoooo se parece muito.

Como sabem, tenho três filhos, e cada um com seu cada qual.

E impressionantemente todos tem coisas "exatamente" iguais a mim! Como? Comem ou dormem por exemplo naquela posição que você usa desde pequenininho! E quando eles fazem "aquela coisa errada" que por dentro você se escangalha de rir porque lembra que "fazia igualzinho"?

Então, eles, os filhos, nos fazem refletir (ai! usei essa palavra!) - PARA TUDO - VAMOS CONVERSAR SOBRE ISSO:

"refletir", corro para o Sábio Aurélio e ele diz: "fazer retroceder, desviando da direção inicial; causar reflexão de; reproduzir a imagem de; espelhar, retratar; deixar ver, revelar, mostrar, traduzir (...) pensar maduramente, meditar (...)"

Ele disse "pensar maduramente"? Disse sim!
E eh por isso que me ponho tanto a pensar (adoro pensar, eh verdade - cacete! para de pensar!), porque mesmo não querendo quando olhamos nossos filhos, olhamos a nos mesmos seja porque reproduzem nossa imagem física (como os espelhos), seja porque nos fazem mudar de opinião e direcao ao longo da sua (nossa) existência (porque temos que ceder, controlar, brigar, confrontar, negociar, criar e educar, etc. o tempo todo); e ao se revelarem nos mostram quem NOS somos, traduzindo mesmo a contra gosto quem NOS somos; e ai... "maduras" que somos, seguramos tudo isso "em pé", firmes, sem chorar (imagina!), sem pedir arrego para o marido (imagina!), sem fazer xixi na calcinha "porque não deu tempo: o bebe tava chorando muito!" (não, isso não!); sem quebrar a unha, sem ter tempo para ir a manicure; sem ter saco para transar porque você passou a noite em claro com o seu bebe, ou com o mais velho que teve um pesadelo... ai! Socorro! E ai está: estamos traduzidas pelos nossos filhos!

Tá... eu tava falando de mim... que eu sou assim desde que me conheço por gente. E sou mesmo: gosto das mesmas coisas, me dedico com o mesmo vigor naquilo que acredito, quero fazer e TER amigos, sim! mas não pra fazer "volume" no Orkut, mas para fazer volume dentro de mim!,
Vocês não imaginam como eu fiquei quando eu descobri o que era uma METÁFORA, na Escola! Foi a gloria! porque assim eu poderia explicar tantas coisas por caminhos tão diversos... e é o que eu estou fazendo aqui... até hoje... e farei sempre, mesmo que seja em outro lugar!
(RC)

4 comentários

  1. RE
    REALMENTE VOCÊ CONTINUA A MESMA PESSOA MARAVILHOSA E ESPECIAL QUE SEMPRE FOI...
    PARECE ATÉ QUE EU VOLTEI NO TEMPO E ESTOU LENDO A SUA AGENDA..... SAUDADES
    DANY

    ResponderExcluir
  2. Adorei tudo isso que vc falou,vc sabe realmente colocar as palavras,e elas me cairam com uma luva. Beijos e saudades Paty

    ResponderExcluir
  3. Oi, Renata. Respondendo a postagem antiga, espero que leia!
    Definitivamente, não sou a mesma pessoa que era antes...Claro que com a idade a gente muda muita coisa, mas basuicamente a essência fica. Temos que nos adapatar às pessoas, aos lugares, às tantas circunstâncias da vida...Não sei se dá pra ser sempre a mesma. Sou muito melhor em muitos aspectos (sem contar os físicos) e acho que não piorei em outros tantos, apenas os modifiquei.
    Agora me pego pensando: será que sou a mesma? Não cheguei a conclusão nenhuma! rsrsrsr
    Prazer em conhecê-la! Apareça sempre!

    ResponderExcluir
  4. Lucia! Leio e respondo TUDO! rsrsrs! Obrigada por trazer sua experiencia. É isso mesmo, quando digo que "sou a mesma de antes", refiro-me ao "ser" inicial, aquela de quem lembro nos primordios da infancia e da juventude: esta, me parece ser a mesma! Claro, hoje, a maturidade, a experiencia, as viagens, o trabalho como advogada, e depois os cursos, a arte, o casamento e o fato de ter tres filhos pequenos me modificaram, sim, mas eu diria que me ACRESCENTARAM, pois a ESSENCIA ESTÁ LÁ, e, na minha opinião, essa, no meu caso, não mudou! Meu bj.

    ResponderExcluir

"Não permita que tua língua adiante teu pensamento!"
Autor Desconhecido
‎"Fuja do elogio, mas tente merecê-lo"
François Fénelon