O LADO RUIM DA PERFEIÇÃO, no BLOG ÉPOCA - MULHER 7 X 7

´´Nos meus tempos de estagiária, toda vez em que eu participava de uma dinâmica de grupo e chegava aquele momento de dizer “seu pior defeito e sua melhor qualidade” tinha alguém que dizia “meu pior defeito é ser perfeccionista”. Meu impulso era atirar a caneta que eu tinha nas mãos no cidadão. Não é muita cara de pau? E isso lá é defeito? Ninguém tem coragem de dizer que não consegue cumprir prazos, não sabe trabalhar em grupo ou que sai atirando canetas em quem fala besteiras. Mas parece que quem precisa de uma canetada sou eu. Descobri que o perfeccionismo tem sido estudado seriamente por psiquiatras e psicólogos porque o excesso de exigências causa impactos significativos na saúde.´´


Acabo de ler essa matéria publicada no BLOG - MULHER 7 X 7, muito legal po sinal. Dai não resisti e trouxe ela pra cá, para compartilhar aqui. Se quiser ler a matéria toda, e conhecer o trabalho delas, é só clicar AQUI.
Esse assunto ´´da pano pra manga´´ como diziam nossos avós! Porque a busca pela perfeição envolve varios campos, inclusive a busca (tão badalada) em relação a forma física.

Quando passei a me aceitar um SER IMPERFEITO passei a viver muito melhor. Sou exigente; organizada; rápida; e afins... mas aprendi a ser mais tolerante; aceitar o diferente com criticas sim, mas sem julgamentos, etc.

Mas confesso que quando sou MAL JULGADA por algo que não fiz ou pelo  resultado de algo talvez lastimoso que não tenha sido meu objetivo, ´´meu chão some´´, minhas pernas ficam bambas, fico com o peso de um tijolo no ventre... e aquilo não passa, não passa...
Obviamente tento dissolver esse tipo de questão com o ´´papo´´... mas nem sempre é possivel, pois: ´´O diálogo é algo que quem começa dá o tom, o outro só acompanha´´ (frase já publicada antes, nesse BLOG).

É uma tarefa do dia-a-dia, um exercicio.

Mas vale a pena. Vive-se melhor. Com mais saúde.

Sobre o assunto, tambem já publicamos aqui no BLOG: ´´Abraçando a Imperfeição´´ e outro - escrito por mim: ´´Ah! Os estereótipos!´´:

Meu abraço a todos!
(RC)

Um comentário

  1. Quando me aceitei imperfeita, me senti tão livre!! Sinto que tenho evoluído mais, em todos os aspectos. Bjss

    ResponderExcluir

"Não permita que tua língua adiante teu pensamento!"
Autor Desconhecido
‎"Fuja do elogio, mas tente merecê-lo"
François Fénelon