(U.M.E.) A primeira vez das filhas - como as famílias estão lidando com isto, Revista Claudia

"A iniciação sexual da filha revela o envelhecimento da mãe"
Além das preocupações com sua menina, a libido da filha toca em outros pontos da mulher adulta, explica a psicoterapeuta Claudia Spinelli Mosca, especializada em atendimento a famílias e adolescentes.

- AS MÃES COSTUMAM TEMER QUE A FILHA TENHA INTIMIDADE COM VÁRIOS GAROTOS?
Só a mãe que não construiu uma relação íntima, que não dialoga e não conhece direito a filha costuma apresentar esse tipo de temor.

- COMO FICA O PAI NESSA HISTÓRIA? A MULHER SENTE NECESSIDADE DE CONTAR A ELE A RESPEITO DA VIDA SEXUAL DA FILHA?
Sexo tem a ver com privacidade. É a filha que tem de decidir com quem quer compartilhar suas dúvidas e descobertas, não a mãe. Isso tem que ser respeitado.

- E QUANDO HÁ CONFLITO ENTRE AS DUAS? POR EXEMPLO, A MÃE ACHA QUE A FILHA É MUITO NOVA PARA TRANSAR OU NÃO GOSTA DO NAMORADO DELA.
A mãe deve tentar estabelecer um novo canal de comunicação com a filha, evitando romper o diálogo. Pois, quando a adolescente se sente reconhecida na sua individualidade, ela consegue ouvir, mesmo que não acate a opinião materna.

- É MELHOR PERMITIR QUE A FILHA TRAGA O NAMORADO PARA DORMIR EM CASA?
Isso não pode se transformar em uma obrigação: nada deve ser imposto a nenhuma das partes, e sim construído conjuntamente. Diálogo, escuta e respeito mútuo irão formular as novas regras e acordos na família, não os modismos.

- SE AS PRIMEIRAS EXPERIÊNCIAS DA GAROTA FOREM FRUSTRANTES, A MÃE PODE AJUDÁ-LA?Se a filha pedir auxílio, sim. Ela poderá ajudar com aquilo que as mães sabem fazer de melhor: dar colo e lamber feridas. Quando a filha sente-se amada, tem uma mãe que a aceita e não a culpa, isso por si só já é altamente curativo.

- VALE A PENA CHAMAR A FILHA E O NAMORADO PARA FALAR DE CONTRACEPÇÃO?
Isso pode criar constrangimentos. A mãe tem que respeitar a privacidade e a relação do casal. É melhor dialogar com a filha, não com terceiros.

- NESSE ASSUNTO, QUAIS AS QUEIXAS MAIS COMUNS DAS ADOLESCENTES EM RELAÇÃO ÀS MÃES?
Muitas reclamam de solidão e incompreensão. Sentem-se infantilizadas e argumentam que ela não a escuta nem respeita sua individualidade. Há quem se sinta culpada pela própria felicidade sexual, como se estivesse traindo a mãe, sobretudo se esta estiver passando por fases delicadas, como separação, viuvez, solidão, dificuldades com climatério e menopausa.

- UMA MÃE MAL RESOLVIDA PODE DIFICULTAR A VIDA AMOROSA DA FILHA?Sim, por isso a mulher precisa se conscientizar de suas dores passadas e atuais. Na verdade, estamos falando de um momento psicológico que pode ser complicado para a mãe, pois o ritual de iniciação sexual da filha espelha para ela o próprio envelhecimento.

0 comentários:

Postar um comentário

"Não permita que tua língua adiante teu pensamento!"
Autor Desconhecido
‎"Fuja do elogio, mas tente merecê-lo"
François Fénelon