Carta aberta a todos aqueles que me disseram a verdade. (RC)

Queridos amigos, conhecidos, transeuntes, amigos de amigos, inimigos (que imagino, posso ter),

Quero agradecer-lhes o muito que fizeram por mim quando me disseram a Verdade.

Sou defensora fervorosa da Verdade, muitos dos que me conhecem sabem disso.
Tenho uma amiga que costuma dizer: "não pergunta pra ela, porque ela 'responde'!".
Até da chamada "mentirinha social" eu fujo! Se não quero mentir, evito tocar no assunto, saio pela tangente, uso metáfora, mas evito - acho mais constrangedor de que usar esses artifícios inglórios!
Aqui abro um parênteses, rápido, para comentar sobre o fato de que a palavra "Verdade" eh amplamente discutida por filósofos e pensadores de todo o mundo e de todos os tempos. Para Nietzsche a verdade é um ponto de vista. Ele não define nem aceita definição da verdade, porque não se pode alcançar uma certeza sobre a definição do oposto da mentira. E há teorias deflacionárias, para as quais a verdade é apenas uma ferramenta conveniente da nossa linguagem.

Bem, o que posso dizer eh que fui salva, pelo menos alguns pares de vezes na minha vida quando alguém me disse realmente a verdade, ou buscou saber a verdade:
-tive um noivo que disse, referindo-se a um rapaz que namorava uma amiga: "ele não sabe o que quer! Como eu!" Como assim? Eu estava "noi-va"! Foi bom, terminei ali, naquela hora. Pensei que ia morrer. Não morri;
- tive um chefe cafageste, eu não dava a "atenção" que ele esperava. Não ficou muito tempo no escritório. Ao sair disse para o chefe que o substituiria que eu 'não era boa'' - sim, para os fins 'dele', não era mesmo. O novo chefe disse: "espera que EU mesmo quero ver". E assim, não fui demitida, fiquei, fiz o "concurso nacional interno para advogada do Banco" e passei em primeiro lugar;
- tive uma estagiaria que me disse: "porque devo fazer essa petição sozinha, posto que ao corrigi-la você vai mudar tudo!". Puxa, que bom quando ela me disse isso: aprendi na hora que estava sendo intolerante, intransigente, inflexível com o diferente, irritante e tirando todo o direito dela de aprender afazer 'do jeito DELA'!;
- tive outra que me disse... bem, não me lembro exatamente o que ela disse, mas eu entendi que aquela época também abusava da minha intolerância... e pude mudar;
- recentemente, por conta do Blog, recebi alguns insites legais, que obviamente acatei (seja para ouvir e respeitar como para refletir e mudar).
Quanto a MINHA sinceridade, bem, ela não eh desrespeitosa. Ela eh apenas Verdadeira. Realmente não a digo a quem não quer ouvir, exceto em alguns casos extremos, que me sinto na "obrigação moral" de dizer, de não me omitir, de contribuir com o Cosmos, digamos assim.
Eh na verdade, um pouco de egoismo, que ao fazê-lo, torno-me isenta da responsabilidade de nunca te-la dito.
Tudo bem.
Com a verdade, fico mais perto da saúde e da sanidade.
Agradeço-vos, pois, por terem me dito a verdade, e por favor, continuem o fazendo, posto que sem isso posso errar severamente, sem querer, por falta de saber ou perceber.(RC)
*Em tempo: Querida amiga Adriana, espero nao tardar a ter meu teclado em "portugues" e acabar de vez com o desagradavel uso de "h" para dar som de acento agudo ao final das palavras...
Refleti um pouco mais sobre o assunto em tela e resolvi escrever este ADENDO:A verdade, como dizem os filosofos e pensadores eh relativa, portanto as que me sao ditas nao sao absolutas (muito menos as que digo, claro!). Elas apenas servem de ponto de reflexao e opcao. Mas muitas pessoas, ainda assim, nao querem sabe-la, sequer ouvi-la. A estas pessoas, me calo. Juro! Sou CRUA, muitas vezes, sim. Mas jamais CRUEL!

7 comentários

  1. A VERDADE DEVERIA SIM FAZER PARTE DA VIDA DE TODAS AS PESSOAS, MAS COM CERTEZA VC NÃO MEDE MUITO O QUE FALA PARA OS OUTROS QUE NA "VERDADE" NÃO QUEREM OUVIR... NEM TUDO É DO JEITO QUE QUEREMOS, PENSAMOS E/OU DESEJAMOS E NEM PODEMOS TER CONTROLE DA VIDA DOS OUTROS...MUITAS VEZES TEMOS QUE ACEITAR AS PESSOAS COM SEUS DEFEITOS E ACERTOS... BJS!

    ResponderExcluir
  2. Aqui preciso esclarecer algo importante, que inclusive jah foi tema de um de nossos Posts e estah em um Gadjet bem aqui ao lado: "Como sabereis o quanto ele pode ser amado se tentais pesar-lhes as qualidades e os defeitos?". Eu sinceramente acato tal frase para minha vida, e sim, AS PESSOAS ACEITO COMO SAO. Dai a fazerem parte da MINHA vida, jah eh outra coisa. Sim, CONFIRMO: CRITICO, mas NAO JULGO!

    ResponderExcluir
  3. Uhmmm, dificil comentar...
    Acho assim, falar a verdade e bom, mas as vezes, e melhor nao falar nada!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Eu sou a favor de que a verdade prevaleça sempre mas confesso ter faltado com a verdade algumas vezes para não magoar.
    Reafirmo: OMITI a verdade e não menti.

    ResponderExcluir
  5. Não foi Duda que escreveu e sim eu, Maria Angélica

    ResponderExcluir
  6. Luciane! Vc tem toda razao: por isso eu escrevi: "Mas muitas pessoas, ainda assim, nao querem sabe-la, sequer ouvi-la. A estas pessoas, me calo." E ai vai mais uma de Oscar Wilde: "Se soubéssemos quantas e quantas vezes as nossas palavras são mal interpretadas, haveria muito mais silêncio neste mundo". Bjinho! E obrigada por trazer sua opiniao ao Blog!

    ResponderExcluir
  7. Prefiro a verdade sempre. Seja ela qual for.

    ResponderExcluir

"Não permita que tua língua adiante teu pensamento!"
Autor Desconhecido
‎"Fuja do elogio, mas tente merecê-lo"
François Fénelon