Bem... muitos me perguntam:
"como vai você?" E desde os bancos da PUC-Rio, nas aulas de Filosofia, eu pensava na resposta: "mal, muito mal", só para ver a reação do outro, que muitas vezes - quase sempre - pergunta por perguntar, como se diz por ai!
Mas eu sempre respondo: estou ótima!
Porem, hoje me coloquei a pensar que a minha saúde financeira não vai lá tão bem assim, não! Andou muito doente até!
Já sei! Você ai logo pensou: "Mas como assim, ela não acabou de dizer que está ótima? E a Thailandia? E as viagens? E as mordomias? Mal nas finanças?".
Ora falo das MINHAS finanças. Da minha SAÚDE FINANCEIRA.
Ela realmente andou doente. Por mais que eu já tivesse experimentado a real responsabilidade de cuidar de uma casa, de fazer compras, de cuidar de pagamentos diários e mensais, de honrar com compromissos financeiros, etc; um dia percebi que estava gastando mais do que devia, alias, mais do que tinha!
Eh a chamada "bola-de-neve". E por mais que eu soubesse "DE TUDO" : o que fazer e o que não fazer, a coisa foi indo, indo... e eu quase fui atropelada pela tal "bola".
O que fiz? Primeira providência foi CORTAR TODOS OS MEUS CARTÕES DE CREDITO e rasgar meus talões de cheque. Comecei a pagar tudo em dinheiro ou cartão de debito. Tem, tem. Não tem, não tem. Não existe mais o "mês que vem melhora!". Não melhora, não. Depois simplifiquei minha PLANILHA DO EXCEL, que era tao complicada e cheia de detalhes que tornava-se um infortunio "atualiza-la" e assim, desconhecer (ou negar) os fatos, ou melhor, os numeros!
E agora, inspirada na Pollyana (aquela do "Jogo do Contente"), faço o "Jogo do Preciso ou Não-Preciso", e só compro o que REALMENTE preciso, e quando compro algo novo que já possuo similar, o similar vai para outrem, para doação, ou lixo, conforme o caso! No mesmo condão, faço o "Jogo do Manter-o-Foco": e assim sou capaz de ir a um Shopping de cinco andares, com mega lojas e me perguntar: "eu vim para...???" E somente fazer "aquilo", por exemplo: entrar, cortar o cabelo e sair!". Tudo bem, saio CORRENDO, mas saio, sem comprar nada!
Pois bem, hoje, minha saúde financeira está em franca recuperação; e aos meus Credores, tranquilizo-os e peco que esperem mais uns meses! rsrsrsrs! (RC)
Parece até que somos a mesma pessoa quando li o tópico. o assunto me agradou pois hoje me vi numa mega vitória.
ResponderExcluirfazia muito, mas muito tempo mesmo que eu tivesse passado o mes sem gastar dinheiro com besteiras, supérfulos. Não lembro de ter acontecido algo PARECIDO.
Sempre fui longe do que queria e precisava ser. Sempre gastei muuuuuuuuuuuito e às vezes fiquei em apuros tremendos.
Atualmente sou madura, responsável e dona do meu dinheiro. Sim, foi dona mesmo que escrevi, porque antes ela era o meu dono...ele me manipulava, me fazia perder noites de sono, corria atrás dele esbaforida. Agora ele é meu aliado.Faço dele uma fonte de prazer e não de tortura.
Procuro tê-lo um pouco perto de mim (diga~se na carteira) para me ajudar nas horas certas.
Parabéns prima pela sua inteligencia financeira. Eu precisei derrapar, me humilhar, tomar muitos tombos para aprender. Espero que tenha sido diferente contigo e segue um conselho: NÃO ESQUEÇA DE TREINAR DIARIAMENTE O MANEJO COM O DINHEIRO, num pequeno vacilo ele nos complica novamente.
beijos saudosos
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!
ResponderExcluirAcho que alguem sempre tem algo pra contar sobre essa tal "saude financeira". Eu tambem to aprendendo!
Ainda bem q vc nao ta me devendo...rs, rs.
Beijos querida!
Seu post é interessante, porque esse processo de conscientização é difícil. Hoje eu só compro o que preciso também. Detesto ver algo encostado sem uso. É um exercício de disciplina, mas tenho conseguido.
ResponderExcluirbjsss