LOY KRATHONG! Festival Tradicional Thailandes!

Loy Krathong  faz parte do patrimônio da Tailândia e representa um vínculo estreito entre a cultura tailandesa e água; é hoje um dos mais conhecidos festivais de Tailândia. É também conhecido como Festival das Luzes. O Loy Krathong é um tempo para demonstrar respeito a "deusa da água", ou Khongkha ou Ganga, a deusa do rio.

O festival tem lugar na noite da décima segunda lua cheia do mês lunar, quando o nível da água é elevado e o clima é mais frio. Os participantes pedem aos "espíritos da água" para "dissolverem" seus problemas em suas Krathongs (espécies de barquinhos que carregam as oferendas), que tradicionalmente são recipientes feitos de folhas de bananeira, casca de uma árvore de banana ou plantas de lírio, levam tres bastões de incenso, flores de lótus e algumas moedas. Também são colocadas oferendas de alimentos, nozes de betel, flores e velas. Algumas pessoas até preferem não incluir as moedas por causa da tendência recente de jovens invadirem os flutuadores em busca dos tostões.

A base da Krathong tende a ser feito de materiais sintéticos e, apesar dos esforços para banir do ambiente hostil materiais não biodegradaveis, o que se vê no dia seguinte ao festival são rios e cursos d'água muitas vezes cobertas com pedaços de isopor e afins. A partir do ano 2006 (calendario ocidental) mais pessoas passaram a construir seus Krathongs a partir de materiais naturais; e assim, mais de oito em cada 10 Krathongs recuperados foram encontrados ecologicamente corretos. Apenas 19 por cento dos Krathongs coletados foram construídos de espuma de poliestireno. Fogos de artifício são proibidos.O ritual, em si, de Loy Krathong é realmente muito simples.  A flutuação de uma Krathon representa "flutuar má fortuna"; ao acender velas e incensos, rezam juntos para a boa sorte e outros são feitos para voar tristeza e má sorte para longe.

Alguns casais acreditam quem podem obter uma visão sobre o futuro das suas relações, observando se os seus Krathongs flutuam junto ou se distanciam.

Acredita-se que inicialmente este seria um festival "brâmane" na origem e era originalmente uma ocasião para as pessoas se desculpassem junto a "deusa da água" por terem usado e muitas vezes poluido  a mesma.
Loy Krathong na Tailândia contemporânea parece distante do conceito original de contemplação e reflexão, mas a julgar pelas multidões que cobrem as margens dos rios, praias e até mesmo piscinas! depois de anos e anos de tradição, ninguém parece se importar muito se o conceito inicial se perdeu ou não.

Os lugares mais famosos para comemorar Loy Krathong na Tailândia são: Sukhothai, Tak, Ayutthaya e Chiang Mai.

0 comentários:

Postar um comentário

"Não permita que tua língua adiante teu pensamento!"
Autor Desconhecido
‎"Fuja do elogio, mas tente merecê-lo"
François Fénelon