CURTINHAS DA TAILANDIA! PARTE 2 (RC)

Vivo, para ser mais exata, em Pattaya (Tailândia).

I- A cidade de Pattaya se promove como um lugar onde todas as coisas podem ser encontradas sob o sol, ir a praia, fazer compras, aproveitar o frenezi da noite (bares, pubs, lounges, karaokes, shows, danceterias, ou outras tantas coisas para fazer (snooker, bilhar, games), como comer em bons restaurantes (comida Mexicana; Chinesa; Americana; vietinamita; internacional; tailandesa; especializados em frutos do mar, como camarões e lagostas, peixes frescos, etc), e em bistros para quem gosta de conversar.

Há ainda os famosos go-go bares (a maioria localizada na praia de Pattaya). O ´´Pattaya Palladium´´ é a maior disco da Asia, podendo acomodar 6.000 pessoas; e ainda há dois importantes shows tipo cabaret: Alcazar e Tiffany’s.

Para os esportistas, há mais de 20 campos de golfe (os mais famosos são Phoenix Golf & Contry Club), outros clubes esportivos, e esportes aquáticos, como scuba diving, jet sking, volei de praia, e esportes radicais como bungy jumping.

II- Os tailandeses normalmente nao balançam as mãos no ar ou apertam as mãos como costumamos fazer no Brasil ao encontrarmos com alguém, para cumprimentar. Eles pressionam as palmas da mão, juntas, como se estivvessem rezando, num gesto chamado wai.  Em saudação, os tailandeses dizem ´´sawadee krap´´ (homens) e ´´sawadee kha´´ (mulheres) enquanto fazem o wai com as mãos. A mesma palavra e gesto são usados para dizer tchau. Para dizer obrigado, os tailandeses fazem o wai com ou sem dizer kob khun. O jovem ou a pessoa de casta inferior , deve ser o primeiro a azer o wai.

III- Tudo pode se comprar na Tailandia: souvenir, joias, roupas, livros especializados,  aparelhos eletronicos, CDS & DVDS, etc. Todos os preços são passiveis de barganha, e você deve tentar sempre, pois pode conseguir descontos de até 60%.
Mas fique atento as imitacoes, caso o que você procure seja o original.
Se você tem certeza de que quer o original...
Peças genuinas, compre somente em lojas de boa reputação, que deem algum tipo de garantia. Especialmente se você for comprar antiguidades. Algumas peças parecem autenticas mas não são. Assim, examine bem a peça antes de comprar e peça certificado de autenticidade.
Compare precos. Peças similares tem preços diferentes.
Lembre-se que alta qualidade tem um preço. Muitas vezes inacreditavelmente itens de preços baixos podem ter alta qualidade, e podem fazer você pensar duas vezes.
 
Fonte: Revista Whats on Pattaya, jan 1-15, 2010; web, etc.
Nota (RC): com livre tradução e incersões minhas.

0 comentários:

Postar um comentário

"Não permita que tua língua adiante teu pensamento!"
Autor Desconhecido
‎"Fuja do elogio, mas tente merecê-lo"
François Fénelon