PISICÓLOGO, PISIQUIATRA, ANALISTA ou TERAPEUTA?

A todo TEMPO e HORA nos deparamos com alguém que faz ou precisa fazer terapia... mas por que são tantas as nomenclaturas? Será que sabemos qual a diferença entre um e outro?

Para nos ajudar, perguntei a pisicanalista Diana L. Corso, da Terra do Nunca (um BLOG super bacana): "O que é, afinal, PISICÓLOGO, PISIQUIATRA, ANALISTA ou TERAPEUTA?
E ela nos esclarece, por email:

"Oi, respondendo à pergunta que deixastes no blog e agradecendo tua leitura distante (onde mesmo estás?):

Psicanalista é um psicólogo, psiquiatra ou é até originário de outra profissão que fez milhões de anos de análise, estudou outros milhões de anos, acompanha sua prática com uma supervisao, que é a discussão com um psicanalista sobre esse trabalho de escuta, faz uma análise e de preferência frequenta uma instituição para compreender como a gente é maluco e quanto falar e ser escutado faz diferença,  é por vezes uma experiência fascinante e tudo resulta num psicanalista, ou seja, uma pessoa que investe décadas na sua formação.

Terapeuta é alguem que é formado em psicologia ou psiquiatria que trata conflitos psíquicos focando em sua resolução, sem necessária preocupação com o contexto de sua personalidade e história de vida. Todo psicanallista é também terapeuta, pois terá uma preocupação com a melhora dos sofrimentos de seu paciente.

Psiquiatra é o médico que se ocupa de sofrimentos psíquicos, pode medicar e escutar, se tiver formação para isso. Já o psicólogo não medica, aprende técnicas psicoterápicas e de avaliação, mas qualquer um dos dois que quiser ser psicanalista, terá que fazer uma formação por fora da universidade, em alguma instituição ou grupo psicanalítico.

Esclarece?
Abraços,
Diana Corso"

Claro que esclarece! Mas acabei ficando ainda com uma duvida... a quem devo chamar respeitosamente por "DR"? A todos?

Grata,
Beijos!
Renata C., UMA ESPOSA EXPATRIADA

Nota (RC): Conheça também Textos, Cronicas & Ensaios de Mario e Diana

4 comentários

  1. Oi,eu adorei conhecer esse site,pois eu estou precisando de uma consulta psicologica,nao estou conseguindo entender o meu marido direito e ando muito estressada e nervosa.O que eu faço pra organisar a minha vida.

    ResponderExcluir
  2. Meu marido era uma otima pessoa,mais agora que ele e gerente de uma empresa se dedica mais ao trabalho do que apropria familia,estou tentando me desapegar dele pra que eu possa me separar dele.Mas sofro porque ja temos um filho que e muito apegado a ele,e tenho medo dele sofrer.

    ResponderExcluir
  3. @Elizeth Lucas PintoQuerida Elizeth, e~facil perceber que vc esta~bastante confusa com tudo isso, mas esse BLOG nao tem embasamento por formacao academica para ajuda-la. Realemnet assim, fica um pouco dificil. Procure um terapeuta, Psicologo ou Psiquiatra perto da onde vc mora. Nas Universidades de todas as cidades, costumam oferecer servico gratuito para a comunidade, atraves dios Formandos. De uma pesquisada e va~a luta! meu forte abraco!

    ResponderExcluir
  4. Elizeth passo pela mesma coisa N ENTENDO MEU MARIDO VOU ME MUDAR PRA SÃO PAULO E ESTOU COMEDO DESSA MUDANÇA POIS TBM TEM FILHO QUE É MTO APEGADO A ELE,PENSO EM ME SEPARAR MAS AO MESMO TEMPO PENSO QUE N QUERO VIR A SOFRER COM OUTRA PESSOA E CONVERSO COM ELE COMO ME SINTO,E DISSE QUE AMO O HOMEM QUE CONHECI QUE ELE N MUDE POIS N SUPORTARIA TANTO SE ELE ME AMA ME COMPREENDERA A CONVERSA É A MELHOR SOLUÇÃO POIS SEI QUE SOMOS FRÁGEIS PERTO DELES E AMAMOS MAIS A FAMILIA QUE CONSTITUIMOS,POR ISSO POR MAS QUE SEJA DIFICIL TENTE PRESERVAR SEU CASAMENTO SE O AMA.TUDO NA VIDA PASSA PODE TER CERTEZA DISSO BOA SORTE

    ResponderExcluir

"Não permita que tua língua adiante teu pensamento!"
Autor Desconhecido
‎"Fuja do elogio, mas tente merecê-lo"
François Fénelon