TAILANDIA. Voce vai morar aqui? (RC)

Quando se vem para ca’ e e’ preciso escolher um lugar para morar, a coisa pode parecer facil, pois ha’ uma imensidao (sem exageros) de Condominios e Villas com casas de tamanhos e gostos diferentes, luxuosos ou economicos, por todos os lados. Quer dizer, nem todos.
Estou acostumada a Pattaya e seus arredores, que sao como eu disse: bastante infraestrutura, lojas de conveniencia onde se pode encontrar um pouco de tudo (tipo 7 Eleven), Medicos e Farmacias de facil acesso.
Mas em verdade, voce precisa escolher um lugar, se pretende viver aqui com um certo conforto ou facilidades, que de fato propicie isso.

Ha’ pessoas que escolhem o lugar, por exemplo, por justamente “parecer um paraiso”: calmos, sem muita gente, praias lindas, e afins. Mas nao pensam que uma hora ou outra podem precisar de um medico, de um Hospital ou mesmo um simples esparadrapo. Que voce pode, por exemplo, precisar da ajuda de um vizinho e estar numa provincia “tao provinciana” digamos asssim, que ninguem fala o basico do Ingles!
E se voce e’ uma esposa expatriada, por exemplo, deve pensar que seu marido ira’ passar a maior parte do dia no trabalho e... voce? O que fara’ enquanto isso? Pergunto porque de uma maneira geral as esposas nao tem WORK PERMIT (visto para trabalhar) quando estao “apenas” (como assim????) acompanhando os conjuges... Entao, voce precisa ficar atenta para ficar perto de um comercio, um de um lugar que lhe ofereca o minimo de infraestrutura possivel; que tenha um clube, ou curso de alguma coisa que goste, escola para seus filhos se os tiver, e... pessoas com quem possa interagir!

Sim, uma vez compramos um apartamento (em SP-Brasil) ao lado de uma Sinagoga. Neste predio, havia 77% de Judeus Ortodoxos. Nada de mais, se nao fosse as criancinhas nao poderem sequer se aproximar da minha primeira filha (ja’ estava gravida da segunda), e as esposas sequer podiam me cumprimentar “porque eu usava calcas compridas e era uma “goia” (acho que era o termo que usavam) – um dia uma menininha com seus 5 anos aproximadamente me explicou. Isso me dava uma “gastura” que voces podem imaginar: eu e esse meu temperamento “pra fora”, aberto, falante (ouvinte tambem, registro), nao conseguia mais viver ali. E assim, como uma bencao, vendemos o apartamento (ate’ com certo lucro) pouco tempo depois, para uma familia judia e fomos morar em MOEMA, ONDE FIZ TREMENDOS (poucos, como devem ser os TREMENDOS) AMIGOS.

Entao, voltando a Tailandia, sugiro que procure bastante antes de se mudar definitivamente para uma casa ou apartamento. Talvez deva fazer um Contrato de Aluguel de curto prazo ou procure um Hotel para conhecer os arredores. Veja se vai querer ter empregada, cuidar de jardim, etc. Se vai querer ter um motorita, etc. Se ha’ pessoas ao seu redor que falam sua lingua nativa ou pelo menos o universal Ingles, e por ai vai.

Ah! Sobre ter um motorista: o que a principio pode parecer besteira ou soberba, pode ser, em verdade uma solucao para sua vida. Pense um pouco: voce esta’ chegando num pais/cidade que nao conhece, onde se dirige pela “mao inglesa”, que tem inumeras ruelas e vilazinhas impossiveis de se achar sem um GPS ou alguem que as conheca... se voce ainda nao conhece alguem que possa te dar uma dica de onde encontrar “aquele” produto que esta’ procurando, ams um “nativo” certamente o sabe... tudo bem se voce quer se aventurar por ai, mas o tempo que vai gastar procurando o lugar ou estacionando... Aqui em casa decidimos da seguinte maneira: dividimos o motorista, que leva meu marido para o trabalho e depois retorna a casa para o que eu precisar, e depois... vai busca-lo. E tambem decidimos morar perto do Centro Comercial (longe do trabalho dele... mas tudo bem... ele passa o dia inteiro la’ mesmo, nao e’?). E ainda retorna em SEGURANCA, e pode vir dormindo, se quiser, no carro, ou adiantando o servico do dia seguinte, no laptop, ate’ conectando-o a internet atraves do celular! Puxa!
Seja pratico, nao se encante apenas com a beleza do local. Casa com projetos novos e arrojados em arquitetura tem sido construidos nos ultimos anos e – enquanto estou aqui – muitos e muitos condominios e hoteis sao “levantados” do dia-para-a-noite!! Mas lembre-se: pequenas villas ou povoados tambem podem gerar uma certa falta de privacidade...
Pense: voce vai querer viver como um nativo? Vai querer fazer parte da Comunidade de expatriados? Quer fazer amigos de todas as nacionalidades?
Claro que voce pode aprender a lingua nativa do local onde esta’ (no caso, o Tailandes), claro que voce pode viver ser as conveniencias da modernidade, isolada, etc; sem celular, Computador, Geladeira, Fogao, comida congelada, etc (nao, nao estou exagerando: aqui na Tailandia existem lugares onde estas coisas simplesmente “nao soa importantes”... ainda). Mas por que voce decidiria abrir mao de tudo o que voce ja’ deve estar acostumado? Porque quer tentar algo “diferente”? Porque agora e’ um “expatriado”?
Acredito que voce deve aproveitar a chance da expatriacao para aprender e ter coisas novas, acrescentar algo a sua vida! Tudo bem se viver um eterno Nirvana, ou virar um Monge, ou virar um Eremita pode estar nos seus planos - eu os respeito.
Mas estou falando aqui de pessoas que vem para ca, no caso a Tailandia, como Expatriados ou melhor, estou direcionando essa conversa as ESPOSAS EXPATRIADAS!
Aqui, em Pattaya, ve-se um pouco de tudo e de todos. Ha’ gente de toda a parte do Mundo, de todas as religioes e credos, de todos os sexos possiveis, etc. Costumo dizer que aqui esta’ a prova de que a GLOBALIZACAO DE FATO EXISTE E E’ POSSIVEL, E QUE PODE-SE VIVER EM PLENA HARMONIA COM O DIFERENTE. Este e’ um lugar onde todos se respeitam, se aceitam, ou pelo menos aceitam o fato de que pode haver gente e povo diferente do seu, e que isso nao precisa “mudar” seu modo de viver – a menos que assim deseje.
Ta’, imediatamente me vem a cabeca algumas coisas “brabas” que sabemos que ainda alguns povos fazem com suas esposas e/ou suas meninas, por exemplo... mas isso ja’ e’ outro assunto. Nao estou apta (nem quero, sinceramente) discutir isso agora.
Ah! E aqui ha um mal que acomete muitos estrangeiros (expatriados ou turistas) que eles chamam de “ iskand fever” – fique atento; informe-se sobre possiveis vacinas ou locais onde ha’ maior propagacao da mesma, OK?
Take care!
See all of you! So… I hope so!
(RC)

21 comentários

  1. Concordo com você, moramos num ponto centralizado agora. Antes eu passava muito tempo no carro pra passar uma ponte e eu não podia planejar muitas coisas no mesmo dia. Motorista, imprescindível pois ficar esperando por estacionamento no mall ... E ele ainda carrega as compras pra você :-) que a gente acaba ficando mal acostumada eh Ne...

    ResponderExcluir
  2. Estava relendo um POST ´´XO DEPRESS´´ e lá também conto as vantagens de se ter um MOTORISTA/DRIVER... rsrsrssr!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. UMA AMIGA (ESPOSA) EXPATRIADA ME MANDOU UM EMAIL...
    ´´Oi Re!
    Adorei a materia sobre a arrumacao dos brinquedos. A foto da semana e sensacional!!!!

    Qdo nos mudamos para ca, nao tinha muitas opcoes de casa, entao a nossa prioridade foi escolher a escola e encontrar uma casa perto da escola.O Alde "viajaria"para trabalhar.
    Estou vivendo esta experiencia de viver em uma comunidade de expatriados, perto da escola, em um lugar que tem espaco para eles brincarem e muitos amigos. Eu tenho minhas amigas aqui e o Alde tb tem os amigos dele.
    Conclusao foi bom para toda a familia e estamos felizes aqui, mesmo nos finais de semana temos atividades para fazer por aqui!!!!
    De repente quem esta vindo para ca pela primeira vez vale a pena analisar estes pontos, a familia tera mais oportunidades de se adaptar melhor!!!!

    Bem Amiga nos falamos, ok!!!!
    Beijocas.
    De´´

    ResponderExcluir
  4. ola, vivo na espanha e aqui esta fatyal para viver nao aguento mais escutar so miserias, e derrotas, tb perdi tudo,vou receber uma heranca, gostaria saber de dicas q tipo de nogio posso abrir ahi, me ajudem porfavor, muito obrigado, sou solteiro!!!

    ResponderExcluir
  5. Ola, boa tarde,
    vou ser rapida, por favor gostaria de algumas informacoes se alguem aqui puder me dizer
    ficarem grata e sobre a tailandia!
    e que gostaria de ir morar e trabalha la! mas nao sei nem por onde comecar!
    por isso gostaria de saber onde devo procurar e como fazer para poder conseguir ir para la legalmente!
    grata desde ja!
    por favor se alguem puder me informar ficarei grata!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha dica e' procurar um Grupo muito bom no Facebook, da ABT - ASSOCIACAO DE BRASILEIROS NA TAILANDIA. La', com certeza, obtera' muitas dicas.

      Excluir
  6. Olá, bom dia !

    Também estou querendo mudar para Thailândia e trabalhar lá, mas não sei nem por onde começar. É possível já sair daqui com um trabalho ? Onde devo procurar isso, porque já pesquisei mas nada encontrei.
    Agrdeço se puder me dar umas dicas
    Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geralmente voce consegue um VISTO DE TRABALHO NA TAILANDIA na sua Origem, uma Empresa, etc. Mas voce pode se informar melhor na Paginba da ABT - ASSOCIAICAO DE BRASILEIROS NA TAILANDIA ou GRUPO AMIGOS DA ABT. Eles sao otimos! Boa DSorte!

      Excluir
  7. Oi!Preciso de ajuda tenho duas filhas e meu esposo esta sendo convidado a ir morar por 2 anos na Tailandia pela empresa que trabalha e teremos de ir junto. Estou preocupada por que minhas filhas não falam ingles como sera que vai ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, Alemoa! Calma... vai dar tudo certo! Sou totalmente a favor da EXPATRIACAO! E' uma experiencia UNICA e deve ser aproveitada com calma e sanidade! Quando fui para a Tailandia (2009) meus filhos tinham 1 ano e meio, 4 e meio e cinco e meio mais ou menos! E TIRARAM DE LETRA! Parace exagero dizer isso, MAS CRIANCA APRENDE MUITO RAPIDO! Mas, afiinal, quantos anos tem suas filhas???
      Se quiser, pode me enviar um email: TATA_RenataCinelli@hotmail.com

      Excluir
    2. Ola, Alemoa! Calma... vai dar tudo certo! Sou totalmente a favor da EXPATRIACAO! E' uma experiencia UNICA e deve ser aproveitada com calma e sanidade! Quando fui para a Tailandia (2009) meus filhos tinham 1 ano e meio, 4 e meio e cinco e meio mais ou menos! E TIRARAM DE LETRA! Parace exagero dizer isso, MAS CRIANCA APRENDE MUITO RAPIDO! Mas, afiinal, quantos anos tem suas filhas???
      Se quiser, pode me enviar um email: TATA_RenataCinelli@hotmail.com

      Excluir
  8. Oi!Preciso de ajuda tenho duas filhas e meu esposo esta sendo convidado a ir morar por 2 anos na Tailandia pela empresa que trabalha e teremos de ir junto. Estou preocupada por que minhas filhas não falam ingles como sera que vai ser?

    ResponderExcluir
  9. Boa noite, Precisava de ajuda e penso que só portugueses que vivam na Tailândia me podem ajudar. Gostaria de ir viver para bangueqoque e precisava que me ajudassem. Conseguem me arranjar emprego? Apaixonei me por uma pessoa e gostaria de ir so que preciso que alguem me ajude e nada melhor que um portugues na tailandia. Consegues me ajudar? Ficaria eternamente grato. Sou marcioabreu83@gmail.com 933469164

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, Rui! Obrigada por sua mensagem! Entretanto nao posso realmente ajuda-lo! nao moro mais na Tailandia (deixei-a em 2013)... Ademais, para arrumar emprego la nao e' tao simples assim. Para ir legalmente trabalhando, vc precisa ter VISTO DE TRABALHO, e para isso alguma Empresa de la' deve datr o "aval". Procure seu Consulado para saber mais. Meu abraco!

      Excluir
  10. Boa tarde,

    Muito bacana seu blog. POR FAVOR...Estou precisando de umas dica. Vi no blog que não esta mais pela Tailandia, mas talvez ainda saiba alguem que possa ajudar.
    Precisaria indicacao de site de imobiliarias em Bangkok e indicacoes de condominios para viver com familia na cidade, casas...
    Agradeco se puder se comunicar por e-mail brunascolari@hotmail.com

    Normalmente conseguimos encontrar imoveis e valores na internet, mas gostaria de opiniao de uma pessoa como voce.

    Obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah! Me desculpe! A Tailandia desenvolve tao rapido que de ano pra ano muita coisa - muita mesmo - muda demais! Eu nao tenho os contatos que vc precisa... Me desculpe. Mas la', existem muitas agencias confiaveis. Vc vai ver. Boa Sorte!
      PS: sugiro que vc veja mais ou menos o bairro que vai morar, as lojas, o comercio, o tipo de vida que quer levar etc. A tailandia tem de tudo! Tudo mesmo! De casinhas pau-a-pique a Mancoes gigantescas. As casas melhores, que fazem lembrar nosso pais, de um modo geral, ficam em Condominios. Assim, e' so' entrar, procurar o OFFICE DO LUGAR e perguntar. Eles mesmo prepararm tudo e enccontram algo pra vc.

      Excluir
  11. Achei ótimo o post. Gostaria de saber agora o custo de ter um motorista e um empregada doméstica kkk.
    Na verdade em um mundo moderno vou largar meu emprego e serei marido de uma mulher expatriada, estou largando tudo pela experiência de vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabens, Rodrigo! Tenho certeza que vc nao vai se arrepender. E certamente encontrara' um meio de se ocupar positivamente (ISSO E' ESSENCIAL PARA ASUA SAUDE E A SAUDE DE SEU CASAMENTO, na minha opiniao).
      Quanto ao custo dos empreegados na Tailandia, depende muito. Moravamos em uma casa grande, em Pattaya... Havia uma edicua na casa e a moca morava la' com o marido. Para o Motorista ha' sistema de horas extras forte, entao e' bom combinar bem tudo direitinho para nao ter surpresas. A empregada era em torno de 400 dolares por mes e o motorissta cerca de 500. Mas pagavamos em Thai Bath.
      Espero ter ajudado.
      Boa Sorte!

      Excluir

"Não permita que tua língua adiante teu pensamento!"
Autor Desconhecido
‎"Fuja do elogio, mas tente merecê-lo"
François Fénelon