BLOGAGEM COLETIVA: O MELHOR DE MIM (RC)


É a primeira vez que participo de uma BLOGAGEM COLETIVA!

Estou aqui na Blogosfera a um ano e pouquinho. Desde que comecei aprendi muita coisa, tanto do mundo interno do BLOG como da vida interior dele, se me permitem distingui-los.

O mundo interno, são os htmls da vida, as mudanças de cor, colocar e tirar links, modificar, enfeitar, adicionar gadgets, etc!

E a vida interior é essa ai mesmo que você está pensando: a vida que está dentro de cada BLOG, de cada linha, de cada POST, de cada cor e estampa escolhida. Só daí a gente já começa a conhecer um pouquinho de cada um que ali escreve.

Sempre fui assim: fuçadeira, prendendo de maneira empírica a maioria das coisas, aproveitando a matemática e o português (minhas matérias sempre preferidas) para usar, abusar e até ousar...

Quando me tornei uma ESPOSA EXPATRIADA imediatamente decidi que precisava produzir algo, tanto para mim, quanto para o outro, aquele, que estaria ali por perto, que ali passasse e pudesse comigo ficar por uns instantes. E se eu o ganhasse como amigo? Como querido? Puxa! Premio! Pois seria como confirmar – o que tantas vezes já contei por aqui – como eu sou: como é bom para mim esvaziar-me e esvaziando-me poder encher (no bom sentido! ai!) quem pára para ler, escutar... se entreter... etc...

A Blogagem coletiva, da nossa aniversariante Elaine Gaspareto nos convida a falar do MELHOR DE CADA UMA, e justifica sua escolha da seguinte forma: ´´Lendo blogs e conhecendo pessoas eu percebi uma característica interessante: poucas pessoas sabem se auto-elogiar, falar bem de si mesmas, confessarem suas qualidades, seus dons naturais. E tem pessoas que vão ainda mais longe: falam mal de si mesmas, se depreciam, se diminuem. Como se já não houvesse gente demais a fazer isso por aí.´´

Então, Elaine, eu te digo: não estou no rol dessas pessoas! Ai! Ainda bem!

Acredito que o auto-conhecimento e o estudo são caminhos fundamentais para gerar segurança em si, e assim, conseguir transpor os obstáculos naturais da vida. Claro que para algumas pessoas só isso não basta, e ai entra - na minha opinião - a figura de UMA boa amiga, de UMA pessoa em quem confiar e se abrir e solicitar ajuda, UM médico por exemplo. Mas ainda há pessoas que pensam que: ´´terapia é coisa de maluco´´!

Quantos aos obstáculos... sim, os tenho, são poucos, mas são grandes! Acreditem!

Mas não me lamento por eles, e tampouco me vanglorio deles!

Vivo!

E vou fazendo da minha vida um caminho a trilhar ´´morro acima´´ mesmo, e por esses percalços passar. Eles não me impedem de seguir.
Fico cansada? Sim, fico.

Fico desmotivada quando me criticam, especialmente sem razão? Sim, claro!

Quero ficar na cama, por mais tempo que o devido? As vezes.

Mas tem muito (tanto muito) pra fazer, que me levanto, devagar... ah, sim... bem devagar pela manhã... por favor... sem muito conversar, por favor... e aos poucos, vou me fazendo e refazendo para o dia.

CARPE DIEM! AMIGOS, carpe diem!
O mesmo ´´conceito´´, digamos assim, transponho para os amigos. Ontem mesmo falava com uma amiga muito especial: não costumo falar mal de ninguém  (mesmo que tenha motivos para isso), nunca comento seu lado negativo, nunca aponto suas baixezas e afins. Se não há o que falar, calo-me. Se há ainda algo ´´que se salve´´, falo aquilo e pronto.

Jamais vão me pegar chamando de ´´querida´´ quem não é, ou ´´amiga´´, ou ´´docinho´´ ou qualquer outro elogio ou carinho a quem não dou par da palavra ao sujeito! Entendem o que eu digo? Sou assim. Costumo dizer: não pergunta que eu respondo. Sabendo disso, muita gente já parou de me perguntar! Rsrsrsr! Acho graça!

Queria que alguém me dissesse algo – caso estivesse acontecendo comigo – e eu não estive vendo ou percebendo!

Então, o meu receio é na verdade, sempre o inverso: parecer grande demais! (Acho que por isso Deus me fez ´´baixinha´´, para me lembrar: ´´economiza-te!´´). Digo isso porque no afã de querer ajudar o outro, dar bom exemplo, mostrar que é possível, dizer ´´eu também tô sofrendo, eu também tenho duvidas´´, etc, etc, - como é meu costume (quem me conhece ou me lê já deve saber disso...) eu corro o risco de parecer soberba, metida e até ridícula.

Então, me lembro das palavras de Deus (que certamente me disse quando nasci: ´´Economiza-te´´ e eu ´´baixo a bola´´).

No final das contas, o que eu quero mesmo é colocar todo mundo pra cima! pra ver a vida de um modo positivo, uma maneira possível, ter sonhos realizáveis... afinal, quem busca o infinito não chega nunca: ele não existe!

Ah! Falo demais!

Nossos defeitos logo começam a aparecer quando a gente tenta falar das qualidades, não é?

Então, antes que eu comece a falar besteira (se é que já não as disse):

Meu abraço a todos e a todas!
Ah! E não se esqueçam:  acreditem-se! Pois sem isso, ninguém mais poderá fazê-lo!

Renata C., UMA ESPOSA EXPATRIADA, a vosso inteiro dispor.

16 comentários

  1. QUERIDA AMIGA sim,
    adoro seu senso de humor e sua sinceridade, e todas as suas qualidades realmente são bem explícitas aqui. Gosto de ler desde quando fiz meu blog de festas infantis (vc lembra?)rsrsrs
    E eu, que também "peco" por escrever demais... acabei criando meu cantinho pra blogar, e confesso, me apaixonei por quase tudo nesse novo mundo! E aqui aprendi pacas tb... (mania de "fuçar"). Mulher e geminiana...rsrs
    Só uma coisa lamento...não ter tido o prazer de te conhecer aqui no Brasil, quando ainda não tinhas se tornado uma ex...rsrss
    Grande beijo! Quando vieres visitar não deixes de avisar, ok?
    Bjão

    ResponderExcluir
  2. QUERIDA AMIGA sim,
    adoro seu senso de humor e sua sinceridade, e todas as suas qualidades realmente são bem explícitas aqui. Gosto de ler desde quando fiz meu blog de festas infantis (vc lembra?)rsrsrs
    E eu, que também "peco" por escrever demais... acabei criando meu cantinho pra blogar, e confesso, me apaixonei por quase tudo nesse novo mundo! E aqui aprendi pacas tb... (mania de "fuçar"). Mulher e geminiana...rsrs
    Só uma coisa lamento...não ter tido o prazer de te conhecer aqui no Brasil, quando ainda não tinhas se tornado uma ex...rsrss
    Grande beijo! Quando vieres visitar não deixes de avisar, ok?
    Bjão

    ResponderExcluir
  3. Verdade, Renata. Temos que acreditar em nós.
    Gosto muito de ler você, quase não tenho tempo mais, mas quando venho leio tudo atrasado.
    O que não gosto em você (rsrsrrs Você perguntou!) é que não aparece nem para dizer um "alôzinho" de vez em quando.
    Interagir é preciso!
    Você é ótima e para mim foi uma grata surpresa encontrá-la e considerar que sou sua amiga.
    Sem muitos "querida", "lindinha", "coraçãozinho", que , afinal, não gosto muito também.
    Mas se lhe disser que você é uma querida, acredite em mim.
    Uma das minha qualidades é ser verdadeira.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Uma bela participação da coletiva do niver do blog da amiga Elaine.

    Bom domingo.

    beijooo.

    ResponderExcluir
  5. Olá, Renata
    Tenha, em primeiro lugar, um excelente dia de festa, com Elaine!
    Curta tudinho e sinta-se feliz e abençoada como FILHA MUITO AMADA DE DEUS QUE SOMOS...
    Me sinto assim também: amada, perdoada, chamada e enviada...
    Um super bj e um carinhoso abraço festivo de paz.

    ResponderExcluir
  6. Renata,
    Seu post, e especialmente o parágrafo final, me deram a impressão de uma pessoa forte.
    Muito obrigada por participar!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Lindo texto!
    Adorei sua sinceridade =)
    Bjks
    Alê

    ResponderExcluir
  8. Não disse besteira nenhuma, conhecer-se é uma arte e muitas vezes o que parece defeito pode ser , na verdade, qualidade. Abraço !

    ResponderExcluir
  9. Obrigada a todos que por aqui já passaram e deixaram seus comentários! Adorei!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  10. Renata, adoooorrrooooo seus postões! Quando você solta a mão e escreve. :-D Ser fuçadeira, curiosa geralmente só traz boas coisas! Mesmo qdo erramos ao fuçar errado ou demais, aprendemos, então é bom, não?! Tb sou hahahah Uma vida sem obstáculos, não é vida. Ultrapassá-los nos faz crescer! Ai, como é bom saber que alguem não joga amigas e queridas (ou quéridas, ou ném, nenem, bem, "fófis" e coisas do tipo) pelo ar! Isso valoriza os que recebem o "título" e apreciamos mais. Adorei! Adorei o bola pra cima, o economiza-te! nossa! Eu as vezes tento abracar o mundo e ajudar tanto aos outros que esqueço de 1... E esse um é um 1 importante, não?! Equilibrio é fundamental! Acreditar em nós mesmos, essencial! Obrigada pelo texto! e isso: "Nossos defeitos logo começam a aparecer quando a gente tenta falar das qualidades, não é?" É! Verdade! E isso é um excelente exercício, não é!? Se só enxergamos nossas qualidades é porque desconhecemos o nosso maior defeito (só enxergar as qualidades em nos mesmos) e temos um longo caminho pela frente, não?! Beijoca



    ...................................
    O que comentar qdo 4 blogs da minha lista postam sobre a mesma coisa? hahah viva a blogagem coletiva (e o blog da elaine gasparetto tb está na minha lista)!!!! Mas, adorei! Adorei ler vocês 5 (She, Ronda, Tati, Renata) e ver como cada um desenvolveu o tema dentro do seu estilo.

    Beijocas, meninas e menino!

    ResponderExcluir
  11. Oi Renata, tb participei da blogagem e cheguei até aqui por indicação da Fefa e valeu a pena, eu adorei o seu post e principalmente o seu senso de humor.

    Adorei o seu blog e já te sigo para poder voltar mais vezes.

    Beijo, beijo!
    She

    ResponderExcluir
  12. Oi, Re!!(rsrs...eu ia botar querida, mas fiquei na duvida).
    Nao sabia que voce também estava participando, li la no blog da Fefa e vim dar uma olhada!!!!
    Adorei o seu texto,da uns toques bem maneiros e deu pra te conhecer muito mais e descobrir que você é baixinha como eu..rsrs!!!
    Com certeza uma mulher forte que sabe o que quer, fundamental nessa vida, principalmente quando moramos fora, nao é verdade??
    Adorei!!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  13. Olá Renata!
    Gostei da sua postagem.
    Ah, olha só. Eu também sigo este lema: se não tem nada de bom para falar sobre alguém, não fale nada.
    Evita muitos conflitos desnecessários.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  14. RENATA...
    OI.
    O QUE MAIS GOSTEI FOI DO TEU SENSO DE HUMOR E DESSA VERDADE ÁCIDA ATÉ MESMO DOÍDA DE QUEM SABE O QUE QUER, FAZ E NÃO DEIXA BARATO..
    AMEI... "ECONOMIZA-TE"
    ADOREI SEU TEXTO.
    BJUIVOS NO CORAÇÃO.
    LOBA.

    ResponderExcluir
  15. Obrigada mais uma vez a todos os comentarios e seus comentaristas!
    Tentei responder a todos aqui ou seus proprios BLOGS! Bjs mil!

    ResponderExcluir
  16. Oi Renata. Primeira vez que venho aqui, graças ao aniversário do blog da Elaine. E que surpresa boa, a idéia do nome do blog já é um achado!
    E seu texto simples e verdadeiro nos estimula ao otimismo e alegria.
    Parabéns, e um abraço

    ResponderExcluir

"Não permita que tua língua adiante teu pensamento!"
Autor Desconhecido
‎"Fuja do elogio, mas tente merecê-lo"
François Fénelon