SONGKRAN - ANO NOVO TAILANDES

SONGKRAN e’ uma FESTA DAS MAIS CONHECIDAS NA TAILÂNDIA, mas e' mais conhecida pela “Guerra de Agua” que se trava pelas ruas de toda o Pais. Mas e’ muito mais que isso.

Esse ano se dará entre os dias 13 e 15 de abril.

Songkran e’ uma época em que as pessoas resgatam suas atitudes infantis, pueris: com muita risada e brincadeira. E’ incrível como a despeito da natureza silenciosa e quieta e das normas sociais/culturais dos Tailandeses (que são reservados, não-agressivos e respeitosos) , eles aproveitam essa ocasião para romper esses paradigmas da timidez e para pelo menos uma vez ao ano agir “aceitavelmente loucos” sem medo do que “as pessoas vão pensar“. Mal comparando e' como no "Carnaval Brasileiro" onde muita gente "sai do armário" e "curte" o que pode (e o que não pode)! Aproveitam tambem para "tocar um no outro", pois dificilmente o fazem (mesmo entre amigos) durante os outros dias do ano.

Ah! Claro! Este e’ também um Tradicional Festival Religioso! E na quinta lua do mês - quando os dias começam a ficar mais longos e as noites mais curtas - quando a primavera parece começar... E' um tempo de grande purificação para os Tailandeses - "Faith spring-cleaning": a primavera-limpa por assim dizer, para os Budistas.
Todas as pessoas e os deuses públicos são purificados e lavados, num simbolismo de ressureicao do Deus deles, e da proteção desses deuses.

As festividades incluem 3 dias... de muita oração sim, mas de muita alegria também.

Nas fotos a seguir se pode conferir o quanto crianças e adultos brincam juntos, o quanto eles param - em determinadas horas - para orar e homenagear Buda, como ate' mesmo os policiais designados para "manter a ordem" são respeitados mesmo "entrando na brincadeira", etc.

* Prestando respeito reservado, Budista *

* Ei! Molhou a gente! *

* Criancas brincando junto com os adultos *

* Em carreatas - com mascaras inclusive, fazendo parecer ainda mais com o nosso
Carnaval de Rua (mas não e') *

* Aqui vemos claro o respeito aos Policiais que trabalham nas ruas nos dias da Festa: observe-se que eles estão com os rostos e as fardas molhadas e pintadas, sem perder a postura e a ordem "

Se quiser, pode também conferir NOSSO VÍDEO no YouTube, da festa do ano passado. Estas fotos também são do ano passado (2010).

Para finalizar: “Remember (...) keep smiling, but keep your mouth closed. Only Buddha knows where the water came from!” , diz Glenn R. Wallis, na Revista "Siam Map.com" - que significa: "Lembre-se de manter-se sorrindo, mas mantenha sua boca fechada. Somente Buda sabe de onde a agua vem!".

Nota (RC): Texto baseado na Revista "Samui Holiday Magazine – Abril Edição 2010" e no Jornal informativo da Associação de Brasileiros na Tailândia (ABT).

Um comentário

  1. Que interessante! Chamou-me a atenção a época do ano, coincidente com a quaresma cristã que, no hemisfério norte, também é na primavera, como se o mundo todo se preparasse para um renascimento.
    Beijo
    Adri

    ResponderExcluir

"Não permita que tua língua adiante teu pensamento!"
Autor Desconhecido
‎"Fuja do elogio, mas tente merecê-lo"
François Fénelon