"Casa arrumada é assim:
Um lugar organizado, limpo, com espaço livre pra circulação e uma boa entrada de luz.Mas casa, pra mim, tem que ser casa e não um centro cirúrgico, um cenário de novela.Tem gente que gasta muito tempo limpando, esterilizando, ajeitando os móveis, afofando as almofadas…Não, eu prefiro viver numa casa onde eu bato o olho e percebo logo:Casa com vida, pra mim, é aquela em que os livros saem das prateleiras e os enfeites brincam de trocar de lugar.Casa com vida tem fogão gasto pelo uso, pelo abuso das refeições fartas, que chamam todo mundo pra mesa da cozinha.Sofá sem mancha?Tapete sem fio puxado?Mesa sem marca de copo?Tá na cara que é casa sem festa.E se o piso não tem arranhão, é porque ali ninguém dança.Casa com vida, pra mim, tem banheiro com vapor perfumado no meio da tarde.Tem gaveta de entulho, daquelas que a gente guarda barbante, passaporte e vela de aniversário, tudo junto…Casa com vida é aquela em que a gente entra e se sente bem-vinda.A que está sempre pronta pros amigos, filhos…Netos, pros vizinhos…E nos quartos, se possível, tem lençóis revirados por gente que brinca ou namora a qualquer hora do dia.Casa com vida é aquela que a gente arruma pra ficar com a cara da gente.Arrume a sua casa todos os dias…Mas arrume de um jeito que lhe sobre tempo pra viver nela…E reconhecer nela o seu lugar."
Carlos Drummond de Andrade
NOTA (RC): recebido por email, de Autoria nao confirmada, este texto tem relacao direta com nosso TEMA DO MES.
Se é dele ou não eu não sei, mas concordo com cada palavra, casa que mora gente não é vitrine.
ResponderExcluirbjs e boa semana
Jussara
Lindo demais esse poema Renata.
ResponderExcluirCasa para mim deve ser arrumada, mas com cara de vida, de habitada, com a cara do dono.
Beijos
Olá, nossa, achei seu blog hoje e não acredito o quão perfeito ele é, meu nome é Sirlei, tenho um escritório de design e marketing, trabalho também com ilustração e consultoria em mídias sociais, e sou apaixonadooooooo pela cultura asiática a anosss. E gostaria de saber, se for possível claro, se um dia eu quisesse ir morar aí, eu e minha família, esposa e gêmeas rsss, www.somos4.com.br, será que eu teria espaço? Como que é, não penso em ficar rico e essas coisas, eu quero é viver, conhecer cultura, gente, sou apaixonado por cultura e viveria sem muito mas se tiver qualidade de vida, o que acha? brigadoooooo!!!! God Bless you!
ResponderExcluirDrummond tem cada poesia...
ResponderExcluirConcordo: a casa deve ter cara e cheiro de lar doce lar, deve ter aconchego e não ser uma mera vitrine... Senão perde o sentido e toda a graça. Não que deva ser bagunçada, mas deve inspirar liberdade e movimento.
Beijinhos e uma semana abençoada e maravilhosa para vc e apra os seus
Com carinho
Jô
Re, tenho sentido uma vontade louca de vir aqui! Acho que precisava ler esse texto.
ResponderExcluirAndo me sentindo numa casa fria. Desde que mudei de casa, não temrinei a nova, decoração pela metade por causa de muito trabalho. Mas esta semana tenho sentido isso: frio dentra da minha casa quente.
Obrigada por postar esse texto.
Beijos
Amooo DRumond!! certíssimoo!!
ResponderExcluirtenho maior orgulho de disser que ele foi meu paraninfo na minha formatura de publicidade no RS!
Bj
Puxa, que bacana! Parabens! Ele e' mesmo o maximo, ne? Bjao!
ExcluirAmo esse poema! muito legal seu blog.
ResponderExcluirObrigada, Fran! Eu tb amo este Poema!
Excluir