LOY KRATHONG - MAIS UM FESTIVAL TAILANDES - SAIBA MAIS


NESTE ANO (2011) algo bastante incomum aconteceu na celebracao de um dos mais importantes festivais Tailandeses: o LOY KRATHONG. Muita gente ficou "confusa" na hora de "celebrar" a "Deusa das Aguas", pois como ja' contamos aqui, boa parte da Tailandia ainda encontra-se sob as aguas, tamanha quantidade de chuva que caiu nos ultimos meses, e a dificuldade impossibilidade de drenagem da mesma, que trouxe (e ainda traz) muitos transtornos para o Povo Tailandes.


A Escola das meninas (St. Andrews International School) enviou um comunicado que consegue bem explicar o momento: "A escola tomou a decisão de que ainda vamos comemorar Loy Krathong na próxima semana. Embora este festival é dar graças pelas chuvas e que não pode ser 100% apropriado para muitas das pessoas da Tailândia, neste momento, a água ainda é a chave essencial para a vida e celebrações tradicionais devem resistir ao teste do tempo. Nosso festival será um pouco mais simples do que o habitual. Krathongs serao vendidos no final do dia para arrecadar dinheiro para as vítimas das enchentes e vamos garantir que não serao usados materiais que poderiam ser proveitosamente utilizados pelas vítimas das enchentes. O foco do dia será a importância da água para nós, mas como ela pode ser devastadora quando temos muito ou pouco." (grifos RC)

Para voce saber um pouco mais sobre esse assunto, REPUBLICAMOS dois POSTS de 01/11/2009 no Blog:  


Imagem: Google

Loy Krathong  faz parte do patrimônio da Tailândia e representa um vínculo estreito entre a cultura tailandesa e água; é hoje um dos mais conhecidos festivais de Tailândia. É também conhecido como Festival das Luzes. O Loy Krathong é um tempo para demonstrar respeito a "deusa da água", ou Khongkha ou Ganga, a deusa do rio.

O festival tem lugar na noite da décima segunda lua cheia do mês lunar, quando o nível da água é elevado e o clima é mais frio. Os participantes pedem aos "espíritos da água" para "dissolverem" seus problemas em suas Krathongs (espécies de barquinhos que carregam as oferendas), que tradicionalmente são recipientes feitos de folhas de bananeira, casca de uma árvore de banana ou plantas de lírio, levam tres bastões de incenso, flores de lótus e algumas moedas. Também são colocadas oferendas de alimentos, nozes de betel, flores e velas. Algumas pessoas até preferem não incluir as moedas por causa da tendência recente de jovens invadirem os flutuadores em busca dos tostões.

A base da Krathong tende a ser feito de materiais sintéticos e, apesar dos esforços para banir do ambiente hostil materiais não biodegradaveis, o que se vê no dia seguinte ao festival são rios e cursos d'água muitas vezes cobertas com pedaços de isopor e afins. A partir do ano 2006 (calendario ocidental) mais pessoas passaram a construir seus Krathongs a partir de materiais naturais; e assim, mais de oito em cada 10 Krathongs recuperados foram encontrados ecologicamente corretos. Apenas 19 por cento dos Krathongs coletados foram construídos de espuma de poliestireno. Fogos de artifício são proibidos.O ritual, em si, de Loy Krathong é realmente muito simples.  A flutuação de uma Krathon representa "flutuar má fortuna"; ao acender velas e incensos, rezam juntos para a boa sorte e outros são feitos para voar tristeza e má sorte para longe.

Alguns casais acreditam quem podem obter uma visão sobre o futuro das suas relações, observando se os seus Krathongs flutuam junto ou se distanciam.

Acredita-se que inicialmente este seria um festival "brâmane" na origem e era originalmente uma ocasião para as pessoas se desculpassem junto a "deusa da água" por terem usado e muitas vezes poluido  a mesma.
Loy Krathong na Tailândia contemporânea parece distante do conceito original de contemplação e reflexão, mas a julgar pelas multidões que cobrem as margens dos rios, praias e até mesmo piscinas! depois de anos e anos de tradição, ninguém parece se importar muito se o conceito inicial se perdeu ou não.

Os lugares mais famosos para comemorar Loy Krathong na Tailândia são: Sukhothai, Tak, Ayutthaya e Chiang Mai.

(Material coletado de  THAI WORLD VIEW, Loy Krathong  e Wikipedia - Enciclopédia Virtual )


Imagens: Google

Para os Tailandeses, além de venerar o Buda com luz (vela na jangada), o ato de flutuar fora da jangada é o símbolo do desapego de todos os rancores, a raiva e corrupções, de modo que pode-se recomeçar a vida de uma melhor maneira. Muitos acreditam que um flutuante Krathong criará boa sorte, e eles fazem isso para homenagear e agradecer a deusa da água, Phra Mae Khongkha (พระแม่คงคา).


NA FOTO DA SEMANA de 01/11/2009*, vimos as "lanna thai", ou "fai khon", lanternas lançadas ao céu e se assemelham a grandes rebanhos de água-viva fluorescente gigantes flutuando graciosamente pelos céus. Acredita-se que estas lanternas ajudam a livrar os moradores de problemas e também são levados para decorar casas e ruas.


***

3 comentários

  1. Renata querida,

    Adorei o post. Amo saber sobre tradições e festas de outras culturas. Obrigada.
    Girassóis nos seus dias. beijos.

    ResponderExcluir
  2. Nossa,procurei mais sobre este festival na net e só achei mais detalhado aqui,esta de parabéns pelo texto!Vc tem vlog???
    Vou vasculhar mais teu blog,parece ser bem interessante!

    ResponderExcluir
  3. Estava procurando mais deste festival na net e só achei mais detalhadamnete aqui,parabéns pelo excelente texto!
    Vc tem vlog?Vou vasculhar seu blog,parece ser bem interessante...

    ResponderExcluir

"Não permita que tua língua adiante teu pensamento!"
Autor Desconhecido
‎"Fuja do elogio, mas tente merecê-lo"
François Fénelon