Você sofre da Síndrome da Boazinha? por Martha Mendonça

´´Está sendo lançado pela Best-Seller no Brasil o livro A Síndrome da Boazinha – Como ser poderosa curando sua compulsão por agradar. O best-seller do New York Times, escrito pela psicóloga Harriet B. Braiker, promete ajudar as mulheres a aprender a dizer “não” e expor suas insatisfações.São mulheres, segundo a autora, que sofrem da compulsão por agradar. “Elas passam por um sofrimento cotidiano ao esgotar seu tempo e sua energia realizando tarefas desnecessariamente apenas porque não sabem dizer não”, diz. O livro ajuda a identificar as situações em que se a síndrome se instala – e, claro, a sair delas. A psicóloga diz que um dos maiores motivos de estresse das mulheres modernas é justamente essa compulsão por agradar. “Este livro não é sobre pessoas agradáveis que eventualmente vão longe demais na tentativa de fazer os outros felizes. A compulsão por agradar é um problema psicológico debilitante com amplas de graves consequências”, afirma.
Você se sente uma “agradadora compulsiva” (o termo é do livro) em algum aspecto da sua vida? No trabalho, em casa, entre amigas?
Na primeira parte do livro há um teste. Quanto mais houver “verdadeiro” como resposta, mais se está perto da síndrome. Selecionei apenas algumas:
Acredito que nada de bom possa vir de um conflitoFaço grandes esforços para evitar conflitos ou confrontos com familiares, amigos ou colegas de trabalhoSempre necessitei da aprovação dos outrosCaso eu deixasse de colocar as necessidades dos outros à frente das minhas, me tornaria uma pessoa egoísta e os outros não iriam gostar mais de mimTer de encarar um conflito com qualquer um faz com que eu me sinta tão ansiosa que chego a me sentir fisicamente malAcho muito difícil fazer críticas, mesmo construtivas, porque não quero deixar ninguém com raiva de mimSinto-me mal quando digo “não” a pedidos ou necessidades de outras pessoasE então? Você é assim? Conhece alguém assim?´´
Siga o Mulher 7×7 no Twitter e no Facebook

Martha Mendonça é editora-assistente de ÉPOCA no Rio de Janeiro.
Leia o Blog complet

0 comentários:

Postar um comentário

"Não permita que tua língua adiante teu pensamento!"
Autor Desconhecido
‎"Fuja do elogio, mas tente merecê-lo"
François Fénelon