ANO NOVO CHINES - TIRANDO DÚVIDAS com Simone C.



As nove coisas proibidas para os chineses na Tailândia 
(não tenho certeza se é senso comum entre todos os outros chineses):
1. Não limpar a sua casa
2. Não lavar ou cortar o cabelo
3. Não jurar
4. Não comer mingau de arroz e carne
5. Não lavar suas roupas
6. Não usar preto ou branco
7. Não emprestar dinheiro
8. Não quebrar nada
9. Não comprar sapatos novos


Espero que vocês tenham tido um excelente FIM DE SEMANA, e um OTIMAS COMEMORAÇÕES acerca DO ANO NOVO CHINES. Ops! No Brasil estamos em CARNAVAL!!!!

Ok, mas muitas algumas são as minhas (talvez suas) duvidas a respeito ao modo como os Chineses comemoram a passagem do seu ANO NOVO. E para me ajudar, eu fiz umas perguntinhas para minha Amiga Simone C. (aquela, lembram-se? Do ´´TORRE DE BABEL´´? CLIQUE AQUI para (re)ler o incrível relato dela que publicamos aqui no Blog).

Vamos as respostas?

Mas cadê a PERGUNTA? Taqui ó
´´Simone, sei que vc deve estar ocupada com o Ano Novo Chines, com a Familia, etc. Mas se desse, gostaria que vc me desse uma explicação simples e rapida do porque das TRES (sao tres, nao?) mexericas, das flores nos carros, da necessidade do barulho qdo o dragão passa e do envelope vermelho (a gente tem que presentear todo mundo? quem devemos nunca esquecer?)?
Obrigada, desde já amiga.
Vai ser para o Blog.
Bjs.´´

"Xii menina, assim voce esta pedindo demais!!! 
Flores no carro, essa eu não sei. Talvez seja só de um grupo, uma facção? Eu vi uns também; mas os Thai-chineses que eu conheço não fazem isso. A laranja, que são geralmente 4, por causa da cor que lembra ouro é para te trazer prosperidade. Envelope vermelho, voce dá para os mais novos ou pessoas que trabalham para voce. Nós não damos para quem trabalha com a gente mas damos para os filhos deles, por exemplo. Mas podemos dar para empregadas, porteiros, secretarias, todos que trabalham para voce. A quantidade também é simbólica, é uma maneira de dizer que o que voce recebeu de bom voce também repartiu, não ficou tudo so com voce. Voce dá para poder receber também. É como dizer, voce dá alegria e voce recebe alegria. Mas voce não precisa fazer isso se não quiser. Eu conheço tailandeses que não comemoram o ano novo chinês porque eles não são descendentes. No ano novo eles também fazem oferendas aos familiares mortos. Voce já viu vendendo dinheiro, carro, casarão, iPhone, tudo em papel? É para ser queimado e dar aos mortos uma vez por ano um pouco de prazer material... sei lá. Para os vivos eles oferecem envelopes vermelhos com dinheiro, comida, laranjas... Tudo quase que simbolico. Para os mortos, coisa material mas também simbólicos. "
Obrigada, Simone! Um grande beijo a você e a todos os amigos e leitores que or aqui passam. (RC)

5 comentários

  1. nao entendi bem, estas 9 coisas que não devem fazer é na passagem do ano novo?

    ResponderExcluir
  2. Olá, querida
    Feliz Ano Novo chinês para vc, então!!!
    To voltando das férias...
    Bjm de paz e alegria

    ResponderExcluir
  3. *Outro mundo !!!

    *Outros costumes !!! O.O

    (*Prefiro os meus mesmos !!! kkkkkkkkkkkkkkkk).

    ResponderExcluir

"Não permita que tua língua adiante teu pensamento!"
Autor Desconhecido
‎"Fuja do elogio, mas tente merecê-lo"
François Fénelon