CARIDADE PARA QUE? POR QUE? (RC)


Imagem: GOOGLE

Para explicar o que hoje me trouxe aqui, eu preciso voltar um pouco no tempo.
Aqui mesmo no Blog, eu escrevi um Post ha’  bastante tempo atrás onde eu levantava a questão de fazer-se (ou não) CARIDADE e ser bem (ou mal) interpretado por isso. E, inclusive, se devíamos alardear aos “quarto cantos” o que fazemos neste Quesito.
 Naquela ocasião, a minha conclusão tinha sido: sim, apesar do disse-me-disse que sempre vai haver (sociedade-hipócrita, vizinha-fofoqueira, falsa-amiga-invejosa-das-virtudes-alheias, etc etc) acredito que e’ importante divulgar sim, pois quando o fazemos estamos a dar (quem sabe?) ideias a terceiros, encorajamos os que ainda não começaram, alertamos para causas desconhecidas, etc etc.
Pois bem, hoje eu estava assistindo um especial a TV (não sei se passa no Brasil) que se chama algo como UNCOVER BOSS (vou ver e volto aqui para consertar). E’ sempre um Executivo de uma Empr4esa que vai trabalhar como Voluntario ou Estagiário ,na própria empresa, “disfarcado”, a fim de ver e saber “de perto” e com quem realmente “rala” na Cia, sobre como vão indo os negócios. Dai avaliar estrategias, funcionários etc.
(Hoje to falando muito etc, ne'?)
Fato e’ que no Episodio de hoje, uma das funcionarias daquela empresa era uma mulher que tinha sofrido as dores da Guerra Mundial, e que fora prisioneira num Campo de Concentracao aos cinco anos e meio de idade. Ela contou que não havia o que comer, e que como tinham cachorros, os comeram, e depois, comiam pássaros. Pois bem. Esta mulher, hoje trabalhava como Voluntaria entregando comida a senhores bem velinhos… que tinham casa direitinho, e tudo o mais… mas ela não so’ “entregava a comida”… ela era parte da vidinha deles, e tudo o mais.
Num outro programa que também gosto muito (ja’ gostei mais) “EXTREME MAKEOVER”, uma Família teve sua casa inundada por um cano ou tubulacao que explodiu, e simplesmente “acabou com a casa” e eles estavam morando num Trailer. Neste caso, como uma “ironia do Destino” este Senhor tinha conhecido a Esposa que era Enfermeira num Campo em alguma terra longingua onde não havia agua potável, onde ele COMO VOLUNTARIO, levava uma maquina (acho) que inventada por ele, transformava agua suja em potável.
Este bla-bla-bla, e’ para dizer que a gente (ta’, to generalizando) sempre acha que não pode mudar o Mundo, que não pode fazer nada para ajudar o outro, que   e’ “muito complicado”, “muito perigoso”.
Eu mesma pensava que eu so’ poderia ajudar  no “corpo fisico” e como sou uma “manteiga derretida” (embora aqui, na Tailândia tenha aprendido a controlar UM POUCO isso), não me sentia “apta” a “ir aos locais necessitados” e “encarar”!
Dai um dia, uma Senhora aqui, muito caridosa me disse: se você não se sente bem “fazendo fisicamente”, faca-o com dinheiro! Pois ha’ muito o que se fazer com ele. E muita gente precisa dele.
Ela completou: “voce precisa estar ‘inteira’ e não ‘prejudicar’ seus filhos ou marido com sua ‘suposta’ ajuda””.
Eu, PARTICULARMENTE ACHAVA “MESQUINHO” ajudar “so’  com dinheiro e ‘achar’ que ja’ ‘se cumpriu o papel caridoso’!”
Mas EU MUDEI A ESSE RESPEITO. Porque, sim, agora entendo que aquela Senhora tinha razão. As vezes, se você não pode ir “pessoalmente salvar uma vida”, seja por questões de saúde ou de forca pisicologica ou religiosa (sei la!), talvez possa ajudar ALGUEM A AJUDAR OUTRO ALGUEM!
E, aos poucos, eu fui ficando mais forte (a manteiga mais mantida no Refrigerados – mas sem perder o sal, por favor), e conseguindo ajudar mais no “corpo-a-corpo”. Mas ainda assim, não tenho o Tempo que gostaria… Mas tenho o SAPATO NOVO QUE DEIXO DE COMPRAR, poso fazer minhas escolhas…
E também posso aliar a minha alegria em UNIR PESSOAS, EM DAR FESTAS e FAZER REUNIÕES divertidas, um momento não tao somente fugaz, mas uma oportunidade para transmitir as pessoas que “e’ possivel”, sem demagogia ou bandeiras erguidas, mas com atitudes… exemplos… ideias… captacao de recursos para compra de alimentos e entrega dos mesmos aos que precisam…
Eu tenho feito isso.
E desde que comecei a fazer isso MAIS CLARAMENTE, MAIS OBJETIVAMENTE, MAIS OFICIALMENTE, MAIS OPORTUNIDADES tem me sido oferecidas.
Não e’ sensacional?
Beijos e BOA SEMANA A TODOS!
(RC) 

Protected by Copyscape Duplicate Content Software

4 comentários

  1. Ah amiga Renata, que lindo! E que lindo compartilhar isso. Porque é sim de fundamental importância fazê-lo. Eu também penso assim... as vezes um texto, uma imagem apenas são capazes de encorajar outras pessoas! E mesmo que a gente "faça pouco", o 'pouco' pode ser muito para quem estará recebendo. Por isso, devemos fazê-lo sempre! Sem demagogia: "fazer o bem, sem olhar a quem!" Isso é o que importa. Fazer com ♥! =)
    Grande beijo!

    ResponderExcluir
  2. Que bom, Renata, essa mudança em sua vida. Está mais rica agora, certamente.
    É dando que se recebe. Quanto mais damos, mais temos. São frases feitas, mas revelam uma verdade. Também prefiro ajudar monetariamente, pois não consigo, covardemente, ir a locais onde faria muito mais benefícios. Mas, quem sabe, ainda consigo ir?
    Acho válido contar, também, justamente para incentivar as pessoas.
    Tudo que damos, volta pra nós, de uma maneira ou de outra.
    Beijo, linda!

    ResponderExcluir
  3. Re,
    que bom você aparecer, estava com saudades! Por aqui tem um canal a cabo que exibe o programa do executivo que se "disfarça", já vi alguns.
    Eu admiro muito trabalho voluntário e tenho o maior respeito por quem o faz, mas não é para mim! Manteiga derretida, envolvimento demais e etc. Faço doações, principalmente quando vejo que é legitima a "causa", tenho até alguns "fregueses" fixos. Assim tento fazer minha parte, acredito que se ajudarmos a mudar o que está em volta da gente já ajudamos muito.
    bjs
    Jussara

    ResponderExcluir

"Não permita que tua língua adiante teu pensamento!"
Autor Desconhecido
‎"Fuja do elogio, mas tente merecê-lo"
François Fénelon