SENDO ESPOSA EXPATRIADA... COMO FICA A VIDA SOCIAL? (RC)


Ser uma ESPOSA EXPATRIADA nao e' tao facil e glamuroso como parece.
Existem  muitas "questoes" praticas, emocionais, financeiras, familiares, etc. na Balanca.
Na minha humilde opiniao, a maneira como VOCE DECIDE encarar a "tarefa" e' que muda tudo.

Muitas ESPOSAS EXPATRIADAS ao acompanhar seus maridos/companheiros para uma nova jornada em um novo Pais deixam para tras, alem de seus familiares e amigos, seus estudos ou seu trabalho. Muitas chegam ao Pais de Destino sem conhecer e/ou dominar a Lingua local e... bem, e' claro que esta tambem e' uma importante questao.

Enquanto o marido sai para trabalhar (de um modo geral numa Jornada de 8 a 10 horas diarias), a esposa "fica em casa". Se levarmos em consideracao fatores como facilidade (ou nao) de locomocao (Transporte Publico? Carro proprio? Ciclovias? Calcadas?) e  a questao da Temperatura local (ou muito quente ou muito frio), temos novos pesos na Balanca!
Como sabem, moramos 5 anos na Tailandia. La', no nosso caso, podiamos contar com um Motorista que nos auxiliava naquele Transito Caotico! Eu nao dirigia.
Aqui, em Kansas-EUA, alem de praticamente NAO HAVER TRANSPORTE PUBLICO, nem Metro e onde sao raros os "Taxis", eu precisei voltar a dirigir. Mas, sim, "pude" ter um carro. E se eu nao pudesse? Andar a pe'? Praticamente nao ha' calcadas (acreditem) onde moro! Exitem muitos campos gramados, ao redor das vias e rodovias, e "caminhos estreitos para caminhadas e jogging"... nao exatamente "calcadas"!
Entao... vao se somando os "pesos"... que voce carrega... ou nao!
Um importante ponto, no meio disso tudo, e' FAZER NOVOS AMIGOS. Ui!
Na Tailandia, posso dizer que tudo fluiu muito bem... sem nem mesmo eu perceber. Na escola das minhas criancas (e'... quem tem filhos tem uma ajudinha extra, digamos assim, na hora de interagir com a populacao local) havia uma familia brasileira, que me apresentou a outras familias brasileiras e eu - atraves da escola, principalmente - fui conhecendo outras pessoas.

Contudo, e' preciso que se diga que muitas mulheres "temem" estreitar amizades porque sabem que na "VIDA EXPATRIADA" muita gente "nao esquenta lugar"... alguns Contratos de Trabalho sao de DOIS ANOS, ou ate' menos... Entao, para quem fica mais tempo num mesmo lugar, as vezes e' muito dificil... um eterno Adeus... 
Na semana do Thanksgiving, aqui nos EUA, eu pude rever uma Familia muito querida, Amigos que fizemos la' na Tailandia (eles vieram para ca' em 2011!)! Foi muito gostoso perceber que os vinculos fundados la' estavam seguros e firmes!
Durante uma de nossas conversas com essa amiga, que hoje chamo de "Prima", porque assim e', eu contava e recontava os grupos de amigos que fiz na Tailandia.

Claro, voce pode dizer: "Mas  nem todos eram seus Amigos, Renata!". Eu sei. Mas era um Grupo Amigo, um Grupo Querido. Eram pessoas "no mesmo barco" (ou pelo menos em embarcacoes semelhantes... o  que dava "uma Liga" nos erlacionamentos, sabe?).

Na Tailandia, quem nao era Tailandes, ERA ESTRANGEIRO - TODOS NO MESMO SACO! Mas aqui, QUEM NAO E' AMERICANO E' ESTRANGEIRO EM DIFERENTES SACOS! Da' para entender?
Mas, querem ver como era bem ecletico meu Circulo na Tailandia? La' vai:
1- Brasileiras em Pattaya, algumas conheci e desconheci, doutras "me livrei" (hahahahah!) e outras poucas e boas, ficaram para sempre na minha Vida;
2- Brasileiras em Bangkok, idem idem idem (hahahaha!);
3- Grupo de Esposas Estrangeiras de um Grupo chamado "Pattaya-Royong Ladies Circle", do qual me orgulho de ter participado e de ter dado um "tremendo gas", como Chas Tematicos e Festas como o primeiro "Red Carpet de Pattaya" que sempre visaram - alem de estreitar o relacionamento entre os membros - a CARIDADE, pois sempre levantavamos Fundos para uma Causa Especial;
4- Grupo de Pintura, com mulheres sensacionais de  varias nacionalidades,  ricas em conhecimento, maturidade e generosidade;
5- Grupo da Indonesia! Ai, que gostosas essas mulheres! Pareciam "brasileiras" na alegria de inventar festas, nas cores vibrantes e alegres, no respeito a propria Cultura e Religiao, e na fartura da Comida (hahahaha!);
6- Grupo das Indianas. Tambem, um Grupo bem bacana, festeiro e querido;
7- Grupo de Maes das duas escolas em que meus 3 filhos estudavam (o menino, mais novo, estudava em escola diferente das meninas).
8- Voluntarios do "SANUK DAY CARE CENTER", que tanto preocupava meu coracao... a quem tentei ajudar (um pouqinho...). E Voluntarios de  outras belas instituicoes que tambem busquei conhecer... e ajudar...
9- Esqueci alguem? Hahahaha!

E de la', dessa adoravel Tailandia, com tantas opcoes de Amizades despretenciosas, gostosas e muito alegres, vir para os Estados Unidos da America, nao e' a coisa mais facil em se tratando de "travar novos relaccionamentos".
Apos quase 4 meses, conheco apenas uma moca com quem conversei apenas 2 vezes... o que te parece?

Nao! Nao estou a me queixar ou reclamar!
Sinceramente o Povo aqui me surpreendeu: sao educados, simpaticos e ate' atenciosos. 
Mas e' o famoso "Adeuzinho", o abanar das maos, a saudacao, o "Saude" quando voce espirra... 
A Amizade?
Ah... essa eu ja' aprendi la' na Tailandia... TOMA TEMPO, PRECISA DE SORTE, OPORTUNIDADE, RECIPROCIDADE, AFINIDADES... Eu sei... Mas eu  chego la'!Chego la'!Ops! Chego ca'!
(RC)
Protected by Copyscape Duplicate Content Software
E nao esqueca: COMPARTILHAR NAO E' PLAGIAR! Fique a vontade de enviar nossos POSTS aos amigos! Obrigada.

5 comentários

  1. Oi, lendo seu post, "vi" atitude de ânimo e força em meio a mudanças; amor em servir à família. Deus gosta disso, e eu também! rs... ( Te achei na "Casa da Vitória"). Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Nossa! Sempre que leio algo do tipo é um conforto mas ao mesmo tempo me leva a ter mais questionamentos... Moro em Atlanta/GA há exatos 11 meses e sei bem quando fala sobre ausência de transporte público, calçadas, relacionamentos locais polidos e só... E os brasileiros, bem os brasileiros convivem com o único ponto de afinidade que é o idioma, mas te confesso que é muito difícil estreitar vínculos quando não há nada em comum apenas a origem... Enfim, boa sorte para nós nessa empreitada 👍🏻

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E'... a VIDA DE EXPATRIADA sempre gera (em quem esta' de fora) uma admiracao do tipo: "Puxa! Se deu bem!", mas nao e' facil, nao... Mas venceremos, certo? Obrigada por acompanhar o Blog! Fique concosco!

      Excluir
  3. Muito legal o texto!
    Acho que essa dificuldade com amizade acaba acontecendo com todo mundo que muda muito, seja pra fora ou dentro do Brasil...Bjs!

    ResponderExcluir

"Não permita que tua língua adiante teu pensamento!"
Autor Desconhecido
‎"Fuja do elogio, mas tente merecê-lo"
François Fénelon