Situacoes de Emergencia - Orientacoes do Consulado (CONSULADO BRASILEIRO NOS EUA)


Preparativos para Situações de Emergência 
Orientações à Comunidade Brasileira
A região dos Estados Unidos em que se encontram os Estados sob a jurisdição do Consulado-Geral do Brasil em Houston (Texas, Lousiana, Arkansas, Oklahoma, Kansas, Colorado e Novo México) está fortemente sujeita à ocorrência de desastres naturais, tais como furacões, tornados, incêndios florestais, avalanches e fortes chuvas. A temporada de furacões, por exemplo, se estende de 1° de junho a 30 de novembro de cada ano. Segundo as autoridades locais, é fundamental planejar-se com antecedência e manter estoques de suprimentos e medicamentos essenciais para situações de emergência.
Este breve guia tem o objetivo de oferecer à comunidade brasileira algumas orientações úteis nesses casos, bem como familiarizá-la com as informações oferecidas pelas diversas redes estaduais de assistência.
Prepare um Plano
Recomenda-se a elaboração de um plano preventivo para você e suafamília, tendo em vista as dificuldades iniciais normalmenteencontradas, pelos agentes dos serviços oficiais de emergência e da defesa civil em prestar socorros a elevado número de pessoas logoapós um desastre natural de grande escala. O Consulado-Geral também aconselha os cidadãos brasileiros a manterem-se informados sobre osplanos preventivos elaborados pelos seus respectivos Condados de residência.
Leia atentamente as recomendações abaixo para o seu adequado preparo:
a) Antes da emergência:
·atualize o seu cadastramento junto ao Consulado-Geral (visite o link: http://list.br1.us/lists)
·prepare um "kit" de emergência (veja abaixo o que incluir no
"kit");
·verifique, com antecedência, a validade e a cobertura da sua
apólice de seguro; para informações úteis sobre seguros em caso de emergência, consultar: www.floodsmart.gov (Programa Nacional de Seguros para Inundações); www.twia.org (Associação de Seguros contra Tormentas); www.tdi.state.tx.us (Departamento de Seguros do Texas).
·averigüe antecipadamente com familiares e amigos que vivam em outras áreas da cidade a possibilidade de hospedagem, na hipótese de sua residência estar localizada em região de evacuação;
·tenha sempre registrado um número de telefone para comunicação com amigos e familiares;
·acompanhe permanentemente os noticiários locais e registre-se para receber alertas sobre emergências, tais como furacões ou tempestades tropicais;
· obedeça às instruções dos órgãos oficiais, transmitidas via
rádio/TV/jornais/internet;
·mantenha sua família informada de todos os acontecimentos e instruções;
·em caso de alerta, mantenha dinheiro e documentos acondicionados em bolsas ou embrulhos de plástico, para evitar que sejam danificados;
·mantenha cheia d’água a banheira e outros recipientes de grande volume para uso comedido durante e após a emergência;
·cumpra as determinações de evacuação, se for o caso;
·informe-se antecipadamente sobre os abrigos públicos mais
próximos de sua casa;
·providencie, com antecedência, um lugar para deixar os animais domésticos (animais domésticos não são permitidos nos abrigos da Cruz Vermelha, nem na maioria de abrigos de outras instituições);
·apare as árvores de sua propriedade (árvores bem aparadas
resistem melhor às ventanias);
·mantenha sempre cheio o tanque de combustível do seu veículo;
·não instale geradores dentro de sua residência ou em lugar sem ventilação;
·retire todo o lixo da residência e do jardim;
b) Durante a Emergência: 
·monitore, por rádio ou televisão, as informações sobre o tempo e eventuais instruções de autoridades da segurança pública sintonizando as rádios KTRH 740 AM ou KUHF 88.7 FM;
·se sua residência estiver sujeita a alagamento, desligue a chave geral de energia elétrica;
·use lanternas como fonte de iluminação; não use velas ou
querosene;
·em caso de tempestade ou furacão, com raios ou descargas
elétricas, evite tomar banho ou usar o telefone.
c) Após a Emergência: 
·não saia do abrigo (em caso de evacuação) ou de casa (se não
for evacuado) até que as autoridades locais expressamente o
permitam. Em caso de furacões ou tempestades, a maior parte dos acidentes ocorre após inundações ou acidentes com detritos, e não durante a tempestade; 
·não transite por áreas afetadas: além da possibilidade de contrair doenças, existe o risco de ser atingido por cabos elétricos descapados que, em contato com a água, podem ocasionar um acidente fatal; 
·verifique as condições de sua residência e certifique-se de que não há riscos à segurança dos moradores; confira se não há vazamentos de gás ou outros perigos;
·não utilize grelhas a carvão ou a gás no interior de sua residência;
·não atrapalhe os trabalhos da defesa civil ou da polícia na tentativa de prestar auxílio voluntário sem autorização ou supervisão dos agentes públicos envolvidos; e
·continue monitorando, por rádio ou televisão, as condições do tempo e as instruções de oficiais da segurança pública.
Kit de Emergência
Providenciar quantidade suficiente para o prazo de 15 dias:
·Um galão de água por pessoa, por dia (1 galão = 3.78 litros);
·Alimentos não perecíveis (exemplo: enlatados, cereais, leite em pó etc);
·Abridor de latas manual;
·Rádio ou televisão portátil à pilha;
·Pilhas extras;
·Lanterna, velas, fósforos e isqueiros;
·Em caso de estar sob tratamento médico, estocar medicamento extra;
·Protetor solar e repelente;
·Produtos de higiene pessoal;
·Utensílios descartáveis (ex: pratos, talheres, copos);
·Medicamentos e kits de primeiros socorros (incluir: aspirina,
cremes para dores musculares, material para curativos etc);
·Baterias extras para aparelhos celulares; e
·Lista impressa com números telefônicos e contatos importantes.
OBS: MANTENHA O SEU KIT DE EMERGÊNCIA PRONTO E EM LOCAL DE FÁCIL ACESSO.
Kit complementar:
·Originais e cópias de documentos importantes, tais como carteiras de identidade, apólices de seguro, escritura de propriedade e inventário dos bens (fotos ou vídeo), hipoteca ou contratos, conta bancária, caderneta de telefone, entre outros (guardar os documentos em proteção plástica, a fim de protegê-los da umidade);
·Dinheiro, cheques e cartões de crédito; e
·Lençóis e travesseiros, caso sua família tenha que ser conduzida a abrigos.
Notas Importantes
·se você reside em um trailer, é pessoa com deficiência ou é
dependente de qualquer tipo de aparelho, deverá buscar um abrigo em qualquer categoria de emergência; 
·procure abrigar-se, sempre que possível, em casas de amigos ou parentes na região, desde que residam em zonas livres de perigo, ou busque antecipadamente informações sobre abrigos oficiais; 
·as estradas poderão ficar congestionadas, os postos de gasolina poderão não dispor de combustível suficiente, entre outras dificuldades;
·se você possuir animal de estimação, informe-se sobre os abrigos que aceitam animais ou abrigos exclusivos para animais;
Turistas
·contate a gerência de seu hotel para informações sobre
estratégias locais de evacuação. Em geral, os hotéis são
obrigados a ter um plano de evacuação próprio e possuem parcerias com estabelecimentos hoteleiros fora das áreas de risco para abrigar os hóspedes.
Assistência do Consulado-Geral em Houston
· no site do Consulado-Geral (http://houston.itamaraty.gov.br/pt-br), encontram-se informações
sobre a rede de assistência disponível à comunidade brasileira, bem como sobre as providências a serem tomadas em casos de emergência;
·nessas ocasiões, o Consulado-Geral funcionará em regime de
plantão 24 horas e poderá ser contactado pelo número telefônico (281) 384-4966;
·outros números emergenciais que venham a ser disponibilizados constarão da página eletrônica do Consulado-Geral;
· finalizado o estado de emergência, e retornando o Consulado-Geral a suas atividades regulares (ainda que parcialmente), o número telefônico (713) 961-3063 também estará disponível para assistência à comunidade;
· caso necessário, o Consulado-Geral montará equipe para a
localização de brasileiros e contato com seus familiares no Brasil; orientações pertinentes estarão disponíveis em nossa página eletrônica;
· cabe ressaltar que, em situação de emergência, o Consulado-Geral estará concentrado em localizar brasileiros desaparecidos ou em emitir documentos de emergência. A execução dos serviços de rotina poderão estar temporariamente suspensas;
· se a sede do Consulado-Geral estiver localizada em zona de
evacuação, será informado local temporário para atendimento consular;
· durante uma emergência, o Consulado-Geral utilizará todos os meios de comunicação disponíveis (página eletrônica, lista de e-mails, mídias sociais) para prestar informações à comunidade brasileira.
· Igualmente estarão disponíveis os números abaixo para contato com o Plantão de Assistência Consular, da Divisão de Assistência Consular, no Itamaraty, em Brasília: 
De segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 20h (horário de
Brasília):
+55 (61) 2030-8804
+55 (61) 2030-8805
+55 (61) 2030-6175
+55 (61) 2030-6763
Plantão 24 horas:
+ 55 61 9976-8205;
Pode-se ainda fazer contato, por meio do endereço eletrônico
dac@itamaraty.gov.br, pelo Facebook
ocorra alguma emergência fora do horário comercial (antes das 8h ou após as 20h, horário de Brasília), durante finais de semana ou feriados, poderão ainda ser acionados os números de emergência do Itamaraty, indicados na página "Emergências" do Portal Consular (http://www.portalconsular.mre.gov.br/apoio-no-exterior/casos-de-emergencia-no-exterior).
Recomenda-se a leitura atenta das informações constantes da referida página. 
*Cadastro de brasileiros na jurisdição do Consulado-Geral em Houston*
·solicita-se que os brasileiros residentes nesta jurisdição preencham o cadastro acessando o seguinte link:
http://list.br1.us/lists/. As informações são confidenciais e
somente serão utilizadas pelo Consulado em caso de emergência, desastres naturais ou para divulgação de informações de interesse público.
Abrigos Públicos: 
Informe-se com a prefeitura da sua cidade sobre os abrigos públicos mais próximos de sua residência que podem ser usados em situações de emergência.
Localização de pessoas
É recomendável o registro no serviço gratuito “Safe and Well”
(www.safeandwell.org) da Cruz Vermelha, que, no caso de desastres naturais, facilita a localização de pessoas. Em geral, os abrigostambém utilizam o serviço da Cruz Vermelha para registrar pessoas desabrigadas. A própria equipe de assistência consular do Consulado-Geral utiliza essa ferramenta no trabalho de localização de brasileiros.
Páginas eletrônicas úteis
Endereço eletrônico: www.txdps.state.tx.us
Descrição: Departamento de Segurança Pública do Texas
Endereço eletrônico: www.txdot.gov
Descrição: rotas de evacuação no Texas
Endereço eletrônico: http://www.flhsmv.gov
Descrição: patrulha rodoviária
Endereço eletrônico: http://www.noaa.gov
Descrição: previsões do tempo e informações sobre tempestades
Endereço eletrônico: www.airport.com
Descrição: Informações sobre voos em tempo real
Endereço eletrônico: http://www.redcross.org
Descrição: cruz vermelha norte-americana
Descrição: previsão do tempo e indicação, em tempo real, de
áreas sob risco 
Telefones de contatos úteis
· Polícia, assistência médica, etc. (emergências): 911
· Departamento de Transporte do Texas: 1-713-802-5074
· Departamento de Seguros do Texas: 1-800-252-3539 
· Departamento de Segurança Pública do Texas/Divisão de
Atendimento a Emergências:1-512-424-2000
· Condições das estradas no Texas: 1-713-802-5074
· Serviço Metereológico Nacional (NWS): 1-281-337-5074
· Guarda Costeira: 1-713-671-5100
_________________________________________
(Recebido por email do Consulado-Geral do Brasil em Huston)

0 comentários:

Postar um comentário

"Não permita que tua língua adiante teu pensamento!"
Autor Desconhecido
‎"Fuja do elogio, mas tente merecê-lo"
François Fénelon