CINCO MANEIRAS DE SE ENCORAJAR EMPATIA NAS CRIANCAS, via KC PARENT MAGAZINE


CINCO MANEIRAS DE SE DESENVOLVER EMPATIA NAS  SUAS CRIANÇAS

Tem gente que acha que a pessoa nasce com "empatia", que "empatia" e' um Dom, etc. Mas, na minha opiniao, empatia e' algo que se aprende, que se desenvolve. E' por-se no lugar do  outro, ter compaixao, e assim sentir amor, e sentindo amor, ser amado 9no sentido universal da palavra). Bem, eu penso assim. E neste artigo, encontrei palavras que encorajam meus pensamentos a respeito: o  exemplo, as boas atitudes, a caridade, a solidariedade, fazem parte da empatia, e devem, sim, serem ensinadas  as criancas. Por um Mundo melhor, por favor!
Thata Cinelli

CONVERSE!
"Tenha muitas conversas com sua criança  sobre as coisas que estão acontecendo no Mundo e na Vidinha dela. Isso não so' e' importante, como NECESSÁRIO! Crianças são como esponjas, ELES ABSORVEM DEMAIS! Estejam atentos, e ajudem as crianças a se expressarem, entenderem o que sentem, etc. As vezes a criança esta tendo dificuldade em se adaptar a uma nova casa ou escola, ou ficou impressionada com algo que viu na TV, etc. Fique atento e mostre para ela que você esta' ali para ajudar.  De alguns exemplos de coisas que aconteceram com voce quando era também uma criança (ou não) que também a/o deixaram triste ou chateada/o.
Termine, comentando como foi bom vocês terem conversado sobre aquele assunto e siga em frente!

MOSTRE E FALE!
Empatia so' pode ser demonstrada se for compreendida. De acordo com o ZeroToThree.org, uma criança so' e' capaz de sentir empatia por outra pessoa quando a criança entende que ela e' única e  especial, que pessoas são únicas, que ninguém e' igual a ninguém. Crianças também devem estar aptas a reconhecer sentimentos comuns a todos, como por exemplo, perceber a  diferença entre estar feliz ou triste, chateado ou surpreso. Para crianças pequenas, as vezes, pode ser difícil responder ou dar conforto a outra pessoa. 
Por exemplo, em uma situacao que a criança presencie uma outra criança, triste ou chateada, os  pais podem encoraja'-la a abracar a outra, sinalizando uma maneira de ser bacana com o outro.
Os Pais podem dar exemplos práticos mostrando e falando de como tratar os outros, enforcando a empatia do(s) seu(s) filho(s).

LEIA SOBRE O ASSUNTO
Procure sempre ler artigos sobre o assunto. Ao interessar-se sobre o assunto, ja' mostra que você esta' interessado e preocupado com o futuro  (e o presente) social de seu(s) filho(s).
E hoje em dia podemos encontrar muito assunto, muitos Blogs de mães e pais, na internet. Bater um papinho nos Parquinhos, e afins, também ajuda. Não e' que você vai "copiar" tudo o que te falam, porque as pessoas são diferentes, ne'? Mas voce pode analisar tudo e tirar suas próprias conclusões e trazer para seu âmbito familiar.
E aproveite os momentos em comunidade para instigar a empatia de sua criança. Por exemplo, no parquinho.  Uma criança cai do balanco e chora. Você pode chamar sua criança para conversar e  dizer: "Viu so', a menininha caiu do balanco! Ela esta' chorando. Deve estar doendo ou so' esta' assustada. Você não quer ir  la' e conversar com ela?  Dar um abraco nela?".

SEJA UM EXEMPLO
Claro!  A melhor maneira  de se ensinar e'  pelo exemplo, nos ja' sabemos disso, não? Como mencionamos antes, crianças são como esponjas. Elas retem um monte de informacoes. Então, se sua criança te vê rindo de um vídeo onde uma pessoa cai de cara no chão, mais do que gostar, sua criança vai entender/aprender que  esse e' um comportamento aceitável, engraçado. 
Um alerta: seja muito cuidadoso  ao ensinar empatia. Seja sensivel para tudo ao redor com um toque emocional, sim, e você se saira' bem.

SEJA PACIENTE
Lembre-se que você esta'  diante de uma  criança. Você não  pode imaginar que ela vai aprender tudo de uma vez so', ou  vai lembrar de tudo e praticar tudo de uma so' vez. Lembre-se que em cada momento das vidas de vocês e' um momento para aprender, e sua paciência ira' certamente crescer juntamente com o entendimento da sua criança."

Por Jessica Samuel, fotografa e jornalista.
FONTE: KC PERENT.COM, com livre traducao desta Blogueira.
IMAGEM: GOOGLE

0 comentários:

Postar um comentário

"Não permita que tua língua adiante teu pensamento!"
Autor Desconhecido
‎"Fuja do elogio, mas tente merecê-lo"
François Fénelon