XÔ DEPRESS! (RC)

Imagem: GOOGLE

Sabe, eu costumo dizer que para SAIR DA DEPRESS é muito difícil, portanto devemos ESCAPAR dela!
Explico: se estamos sempre alertas e não a deixamos entrar, fica mais fácil. Se ela entra... ai, ai, ai. Ela é igual parente que vem de longe, sabe? Sem hora nem dia para voltar pra casa "de origem"! Pois tem vezes que vai ficando, vai ficando, e quando a gente vê, já está ajeitando o "quarto de visitas" no "gosto dele", mudando os móveis de lugar, colocando uma TV em cima da cadeira... sei lá! Se tiver desempregado ou aposentado então! o risco é maior: "esperando as coisas melhorarem". Aloooo! Isso é a DEPRESS! As coisas não melhoram sozinhas! Acreditem!
Bem, na minha opinião, alguns fatores ajudam a uma pessoa ESCAPAR DA DEPRESS, de um modo geral, fatores externos, diga-se!

Veja por mim: sou uma "Esposa Expatriada". Poderia estar pirada! Não, acalmem-se: não estou! Sim, mas muitas "esposas expatriadas" ficam. Não sabem o que fazer depois da mudança, perdem o "chão" como dizem, já não sabem o que podem ou devem fazer, não conhecem mais ninguém além da própria família - de um modo geral e as vezes nem conhecem a própria família (rsrsrsrs) - não podem trabalhar quando acompanham seus maridos (pois só este tem o Visto de Trabalho), e tantas outras coisas. Bem, mas isto é um outro assunto, bastante complexo por sinal e espero retomá-lo em breve.

Mas eu dizia sobre fatores externos que podem ajudar, como por exemplo TER FILHOS QUE DEPENDEM FÍSICA e EMOCIONALMENTE DE VOCÊ (comer, vestir, ir para escola, etc), TER MARIDO (ou similar) A QUEM SE AMA (porque no fundo você sabe que se você não estiver bem, ele vai notar, não vai se sentir bem também.... o trabalho começa a ir mal... e a expatriação perde todo o sentido - sim, aqui falo da expatriação por conta do marido a trabalho no exterior), FAZER UM CURSO INTERESSANTE COM HORA MARCADA (o curso tem que ter custado caro, ou o professor ser um gato, ou você realmente ter interesse nele - não no professor! no curso! senão não adianta), FAZER GINÁSTICA (se depender disso a DEPRESS me pega! Tô fora!), sei lá um monte de coisas! TER HOMEMADE (empregada) e DRIVER (motorista) também.
Pronto, "PIROU MESMO", vocês vão dizer. Uma pessoa que tem empregada e motorista não pode mesmo ter DEPRESS!!!!! Gente, ter certas regalias, ou dinheiro não são garantia de Saúde, não! Claro que pode haver DEPRESS, SE QUISER!


Mas se forem como os meus, DUVIDO! É incrível: eu acordo e ela pergunta que horas vou tomar o café da manhã, que horas vou sair, etc. Ai ela dá as diretrizes para o motorista (que só fala thailandes). E, eu, pobrezinha, fico sem poder me estender no PC... sem poder ficar na cama mais um tempinho (aqueles 10 minutinhos deliciosos de preguiça)... nada! Se eu digo que vou almoçar as 13 hs, as 13hs ela vem ao meu Escritório e diz "Madame, são 13hs. A Sra. não vai almoçar?", dai eu respondo qualquer coisa pra me livrar dela, do tipo: "Tá, vou comer arroz"... poxa! deixa eu fazer meu Downloading! e dai a cinco minutos (só cinco minutos???) ela volta e diz: "Tá pronto, Madame" e eu tenho que parar tudo e ir almoçar, como se eu fosse uma menininha atendendo a própria mãe! E o driver, então? Se eu digo que vou sair as 14hs, ele "liga" o carro as 13:55hs" e DÁ PARA ESCUTAR do Office! Caraca!
XÔ DEPRESS!
(RC)

Note: DEPRESS, leia-se "depressão" - ela parece mais bonitinha se a gente colocar um apelidinho...


Note 2: OBVIAMENTE, TRABALHAR É UM IMPORTANTE ALIADO ANTI-DEPRESS, mas aqui eu falava levando-se em consideração "esposas-expatriadas", e estas de um modo quase total NÃO TEM autorização legal para trabalhar fora do país de origem! Mas também não vale qualquer trabalho para combater a DEPRESS, posto que "qualquer desculpa" para não ir, ser substituído eventualmente, etc podem "mascarar" seu cansaço diante da vida (DEPRESS é isso?) e DEIXAR ela "te pegar".

Um comentário

  1. Concordo com você que o trabalho é um grande aliado no combate à depressão, pois impede a recorrência dos pensamentos negativos mantendo a mente ocupada. Dizem que a mente vazia é a oficina do Diabo, e acho que o povo, mesmo falando em linguagem bem simples, sempre tem muita razão!
    Beijo
    Adri

    ResponderExcluir

"Não permita que tua língua adiante teu pensamento!"
Autor Desconhecido
‎"Fuja do elogio, mas tente merecê-lo"
François Fénelon