UMA ESTRANGEIRA NO LUGAR CERTO! (RC)

Muitos me perguntam se estou adaptada na Thailandia onde estou "expatriada" com a familia por motivos de trabalho do esposo (isso - espero- voce já saiba). Pois bem, digo que SIM, E MUITO.

Na verdade no Brasil eu me sentia uma estrangeira, me perdoem os Xenófobos
e Bairristas de plantão
!

Não estou falando contra o nosso País, longe disso, mas na forma como EU me sintia e hoje me sinto, POIS ESSA É A PERGUNTA RECORRENTE!

Como tenho aparência "estrangeira" para os olhos do Brasil, com crianças loirinhas e de olhos claros, sempre enfrentava, no Brasil,  a pergunta: da onde vocês são? Brasileiros? Mas... não parece! Ah! devem ser da Alemanha! Não são? Poxa! Parecia até uma aberração ser loira de olhos azuis!

Bem, aqui, sou tão estrangeira quanto minhas amigas, e tão loira e de olhos azuis quanto elas (tirando uma ou outra) e tenho filhos iguais aos delas.
Ademais, há tantos expatriados por aqui que naturalmente (excetuando-se os nativos) todos são "estrangeiros". E por conta da crescente missigenação entre esses estrangeiros e as moças-Thai, já vi vários Thailandesesinhos loirinhos e de olhos azuis!

Assim, não é por mal, mas é mais fácil pra mim ser igual, ser par.

Mas ser estrangeira também tem o outro lado: o lado de ser ou não turista. Vejam, a foto publicada nesta semana, comigo nas garras de um elefante, foi super divertido. Tipico de uma turista. Já nem tanto de uma estrangeira residente...
E quanto a vestimenta e aperência? É preciso se cuidar... senão a gente cai naquela história: “ah, ninguém me conhece aqui... vou assim mesmo, de qualquer jeito... não preciso nem pentear os cabelos”!
Atenção expatriadas! Precisa sim! Ainda bem que tenho a minha maid-cão-de-guarda: outro dia eu fui sair descabelada (de propósito, por pura preguiça) e ela disse: “Madame! A Sra. esqueceu de pentear os cabelos!” e lá fui eu penateá-los. “Sim Sra.”, pensei!

Já falei pro meu marido: me avisa quando eu esquecer que sou "uma estrangeira no lugar certo": olha bem a foto do meu passeio: tudo colorido, sem combinação, várias cameras penduradas, bolsas, etc. Socorro!

É bom ser estrangeira "de verdade", é bom estar aqui.
Até mais ver! Ops! Mais ler!

(RC)

3 comentários

  1. Esposa expatriada - estou adorando - conheci um pouco da Thailandia sob seus olhos e voce não esquece do nosso querido Brasil, apresentando-o, via "Cidade Maravilhosa" para aqueles que ainda não tiveram oportunidade de conhecer a alegria incomparavel do nosso povo!!!!
    Parabens pelo blog!!!!

    Como voce chegou nesse "fim de mundo", vizinha do FV???

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Clê! Na verdade aqui é só "o outro lado do mundo"! Tem muita coisa boa, e a qualidade de vida para mim e para minha familia tem sido ótima! Ser expatriada nas minhas condições tem sido uma grande conquista e um grande premio, simultaneamente!
    E obrigada por nos prestigiar (e gostar) do Blog!
    Beijos a vc tb!

    ResponderExcluir
  3. Oi,
    Moro na Holanda, tenho um blog www.peoplefrombrazil.com e dentro do blog, um link sobre imigrantes/expatriados e gostaria de um texto seu sobre o assunto. Li vários posts seu e gostei muito da forma otimista e bem humorada que escreve.
    Grande abraço e sucesso!!!
    Margô Dalla-Schutte
    margodalla@gmail.com

    ResponderExcluir

"Não permita que tua língua adiante teu pensamento!"
Autor Desconhecido
‎"Fuja do elogio, mas tente merecê-lo"
François Fénelon