Mensagem do Ministro-Conselheiro Matias Vilhena - EMBAIXADA DO BRASIL EM BANGKOK

´´EMBAIXADA DO BRASIL EM BANGKOK

Caros amigos brasileiros na Tailândia,

Gostaria de transmitir-lhes informações atualizadas sobre a corrente situação das instalações da Embaixada do Brasil em Bangkok. Como tem sido fartamente noticiado nos jornais locais e pela televisão, o quarteirão da Rama IV Road onde se situa o prédio da Embaixada, Lumpini Tower, foi um dos pontos mais afetados pelos tumultos desde a sexta-feira passada, 14 de maio.

Na própria sexta-feira, os funcionários tiveram que deixar a Embaixada às pressas, às 12:30 horas, por ter sido montado um bloqueio militar na Rama IV Road, quase em frente ao prédio, e por haver notícias de confrontos com manifestantes naquela área. A saída teve que ser feita pela rua dos fundos, que teve sua mão invertida especialmente para a evacuação do prédio. Em razão da necessidade de rapidez, não foi possível retirar qualquer material de trabalho.

A correção da decisão de evacuar o prédio prontamente foi evidenciada com a eclosão, logo a seguir, de choques entre as forças de segurança e os manifestantes, que resultaram, de imediato, na morte de uma pessoa, por volta das 13 horas daquele dia.

Desde então, a situação só fez piorar naquela área, tendo havido tiroteios; ataques a granada contra um conjunto habitacional da Polícia do outro lado da Rama IV Road; tentativa de incendiar um caminhão-tanque; disparos de atiradores aparentemente localizados em prédio da região; incêndios em pilhas de pneus. Um minimercado a poucos metros da Lumpini Tower, do mesmo lado da rua, foi incendiado e saqueado e uma joalheria ao lado foi saqueada. O bairro popular de Bon Kai, em frente à Embaixada, foi foco de constantes escaramuças na área. Houve vários feridos.

Tornaram-se constantes no noticiário imagens da Lumpini Tower, com o grande cartaz amarelo-escuro da Singha beer em sua fachada lateral, em meio a cenário desolador ao redor. Nos arquivos anexos, encaminho umas poucas fotografias, para ilustração. (NOTA (RC): colocarei as fotos num POST separado, OK?)

Os funcionários da Embaixada ficaram, todos esses dias, alertas em busca de uma oportunidade de entrar rapidamente no prédio, de modo a retirar da Embaixada itens necessários para que pudéssemos montar um posto de atendimento em outro local. Infelizmente não foi possível, em razão da situação na região.

A situação chegou a tal ponto que hoje dois funcionários da Embaixada tiveram que ser evacuados de suas residências, situadas em ruas secundárias atrás da Rama IV Road, na mesma região, próximo a local onde ontem houve uma vítima fatal.

Desde a sexta-feira, 14 de maio, à tarde, funcionários da Embaixada têm trabalhado intensamente a partir de suas residências, atualizando o sítio da Embaixada na internet, respondendo a e-mails e telefones, mantendo contatos com o Brasil, com o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Tailândia e com outras embaixadas em Bangkok. Mantive também contatos com a diretoria da ABT, a quem forneci meus números de telefone de casa e celular, informei sobre a situação e pedi informações.

Não foi possível fazer contato direto com cada membro da comunidade, até agora, conforme teria sido meu desejo – e conforme a Embaixada vinha fazendo com certa frequência nos últimos meses. Mas o telefone do Plantão Consular (081-906-4238) e os e-mails dirigidos à Embaixada vêm sendo atendidos e respondidos. O endereço eletrônico do Setor Consular é consular@brazilembassy.or.th .

O melhor meio de que dispomos, neste momento, para divulgar notícias de interesse da comunidade brasileira, por sua agilidade, rapidez e alcance, é o sítio da Embaixada na internet (www.brazilembassy.or.th). Nele, destaco o aviso sobre segurança destinado a brasileiros, que tem sido atualizado sempre que necessário e cuja leitura recomendo.

A Embaixada conta com um quadro de pessoal limitado, e que enfrenta, neste momento, problemas de segurança, deslocamento, abastecimento e comunicações, como tantos outros residentes em Bangkok. Deve, ademais, atender a múltiplas tarefas, entre elas a de bem informar o Governo brasileiro sobre os acontecimentos na Tailândia. Mas dentre todas as preocupações, a prioridade cabe à segurança e à integridade física dos brasileiros que aqui se encontram.

Estamos montando um posto de trabalho precário, localizado na Residência do Embaixador. Sem acesso aos meios de trabalho imobilizados nos escritórios da Embaixada, porém, nossa capacidade de emitir documentos consulares acha-se gravemente comprometida.

Espero poder ter notícias melhores, nos próximos dias.

Transmito a todos meus melhores votos pela segurança de cada um, bem como nossa disposição de fazer tudo o que estiver a nosso alcance para continuar a atendê-los da melhor forma possível.

Recomendo continuada prudência, pois a operação militar sendo realizada hoje poderá provocar reações em outras áreas de Bangkok e do país.

Transmito, ainda, os votos, o carinho e a preocupação com cada um do Embaixador Edgard Telles Ribeiro, atualmente no Brasil.

Abraços a todos,
Matias Vilhena
Ministro-Conselheiro
Encarregado de Negócios, a.i.´´

2 comentários

  1. Que situação! Eu estaria morrendo de medo!

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Eliane... mas a gente tem que ir se preparando... e pensar na calma a transmitir aos filhos e a minha mãe que está conosco... Bjka!

    ResponderExcluir

"Não permita que tua língua adiante teu pensamento!"
Autor Desconhecido
‎"Fuja do elogio, mas tente merecê-lo"
François Fénelon