Visakha Bucha Day (Vesak), mais um Feriado Tailandês, 28/05



Visakha Bucha (Vesak), é o culto do Buda, que tem relação direta com a lua cheia e o mês lunar e geralmente cai em maio (Vesak: dia da lua cheia do sexto mês lunar)

Visakha Bucha Day é um dos dias mais importantes no Budismo por causa de três incidentes importantes na vida de Buda, ou seja, o nascimento, a iluminação e o falecimento, milagrosamente cai no mesmo mês e data, o Vesak dia de lua cheia. Então, a cada ano, os budistas de todo o mundo se reúnem para realizar o culto para lembrar a sabedoria, a pureza e a compaixão do Buda.

Nota (RC): Sai hoje para jantar com o maridão e não pudemos tomar uma cerveja gelada! Não, não porque não estava gelada, mas pelo amor e respeito que os Tailandeses tem pelo Buda,! E hoje, como é o Visacka Bucha Day, nesse dia tão especial ninguém sequer toma bebida alcoolica! E mais, no caminho vimos os principais go-gos bares FECHADOS!


 

HISTÓRICO
O Buda foi um rei por nascimento. Seu nome era Gautama clã. Ele nasceu em Sakya Brasil, oitenta anos antes da Era Budista (cerca de 2.625 anos atrás), em Lumbini Park (agora chamado Rummindel, no Nepal, no norte da Índia), em Madhayama pradesa, localizado entre Kapilavastu, capital do Reino Sakya e Devadaha, capital do Reino Koliya, na sexta-feira, o Vesak dia de lua cheia no ano do cão.

Principe Siddhatha (nome pessoal de Buda) foi o filho do rei Suddhodana e Sirimahamaya Queen. No seu aniversário, a rainha Sirimahamaya que estava grávida, quis fazer uma visita ao Devadaha que era o seu país natal.
Na manhã do dia da lua cheia de Vesak, a rainha deixou Kapilavastu em uma visita a Devadaha. Foi contemplar um lindo parque de árvores chamado Lumbini, localizado entre as duas capitais, mas mais perto de Devadaha, quando ela chegou a uma árvore Sal começou com as contrações e deu à luz um filho lá. Quando os reis de Kapilavastu e Devadaha viram isso, ficaram muito felizes e iniciaram uma procissão de volta para Kapilavastu.
Prince Siddhatta foi criado em meio ao luxo, levou a vida feliz de uma juventude privilegiada e casou-se com a idade de 16 a princesa Yasodhara ou Bimba, que lhe deu um filho, Rahula.
Mas ele estava discontente com a vida de luxo que levava e começou e querer entender a vida que se passava ´´do outro dos muros do Castelo´´ e passou a levar uma vida  errante de asceta.
Ele estudou as práticas místicas dos ascetas principalmente Brahmin e percebeu que tais práticas não eram o caminho para a iluminação. Ele seguiu seu caminho próprio com a aplicação do pensamento reflexivo de meditação consciente para uma vida racional simples de moderação.
Na idade de 35 anos, ele alcançou a Iluminação na Uruvelasenanigama-subdistrito,  Estado de Magadha (hoje em dia, localizado na área de Buda Kaya, Estado de Bihar, na Índia).
O Dhamma descoberto pelo Buda foi ariyasacca ou as Quatro Nobres Verdades, a saber:
A Nobre Verdade do Sofrimento
A Nobre Verdade da Origem do Sofrimento
A Nobre Verdade da Extinção do Sofrimento
A Nobre Verdade do Caminho que conduz à Extinção do Sofrimento

Depois de ter alcançado a Iluminação, o Buda vagava de um lugar para o outro para ensinar suas descobertas para as pessoas que queriam aprender, contribuindo para um grande número deles atingir vários níveis de realização espiritual. Ele enviou seus seguidores para propagar o Budismo em capitais, cidades e do interior, até que o budismo foi firmemente estabelecido e amplamente difundido.

Buda faleceu na terça-feira, o Vesak dia de lua cheia no ano da serpente de pequeno porte sob as duas árvores no Bosque Sal Sala das Mallas na Kusinara, capital do Estado Malla, (hoje localizada no Kusinagara de Uttrarapradesa, Índia) na idade de oitenta (cerca de 2.545 anos atrás). Os rituais em dias Visakha Bucha eram feitos em Jambudavipa ou a Índia, a pátria do budismo, por um longo tempo antes que a prática se espalhasse para o Sri Lanka e Tailândia. Lá, o culto Visakha tem sido continua até os dias atuais.

Na Tailândia, a comemoração do Visakha Bucha começou durante o período Sukhuthai (cerca de 700 anos atrás), devido as estreitas relações religiosas entre a Tailândia e Sri Lanka (monges do Sri Lanka vinham propagar o budismo na Tailândia e eram muito respeitados, e monges tailandeses também passaram a estudar no Sri Lanka). Acredita-se que, os monges introduziram esta cerimônia para o Rei e as demais pessoas naquela ocasião.´´


0 comentários:

Postar um comentário

"Não permita que tua língua adiante teu pensamento!"
Autor Desconhecido
‎"Fuja do elogio, mas tente merecê-lo"
François Fénelon