COZINHA TAILANDESA, saiba um pouco mais

Savory thai food, a cozinha tailandesa, varia de regiao para regiao. Os turistas costumam qualifica-la de “exotico” a “sublime”. Um ingrediente indispensavel na cozinha tailandesa e’ o arroz. Em Bangkok, o grao tipo longo e’ o mais porpular (long-grained white rice), mas em Chiangmai e no Nordeste o arroz tipo “grude” e’ o mais usado (glutinous rice, ou mais conhecido como sticky rice). Em tempo: “Sticky” em ingles, significa “adesivo”, entao... pode-se imaginar como e’ o arroz! Mas 2 dos meus 3 filhos adoram!

O mais famoso arroz e’ o kao pat, uma versao mais elaborada da thai versao de fried rice (esse eu adoro: e o famoso “mexidinho” brasileiro: tipo “tudo que tem na geladeira: arroz, grango, ovos mexios, etc. Mas aqui e’ prato especial e e’ feito com ricos ingredientes, tipo frutos do mar e/ou camaroes – mas voce tambem o encontra com carne ou frango).

Condimentos sao usados, sim, mas na grande maioria das cidades tailandesas o sal e a pimenta sao os unicos a fazer o “trabalho”. Outros ingredientes bastante usados sao pasta de curry, alho, peppercorns , leomon grass e pimenta (chilies), e, leite de coco! O curry varia em seu tipo e uso de regiao para regiao...

Assim, uma viagem a Tailandia nao combina tao somente passeios turisticos, praias paradisiacas e compras via muita barganha. E’ tambem uma oportunidade de explorar a gastronomia local:

- pah tong koh (fried dough)

- nam tao hoo (soymilk)

- khamom krok (coconut cream dumpling)

- roti (versao tailandesa para a panqueca Indiana, com manteigaa, leite condensado e acucar por cima; um tipo especial inclui um ovo frito por cima de tudo isso! (alguem pode me explicar como eles sao tao magrinhos, comendo essas coisas?????)

- fuk thong kang buard (pumpkin no leite de coco); klui buard chee (banana no leite de coco) e bua loi (pao de tapioca no leite de coco)

- grilled meatball, e’ tambem chamado look chin ping, e e’ outra comida popular - e sao deliciosos (dizem) com um molho thicky.

- tord man (peixe frito ou bolinho de camarao com condimentos) , pode ser comido com sticky rice.

- sacco sai moo (bolas de tapioca recheadas com porco), em cima, alho assado e chili, acompanhados, de um modo geral, com vegetais frescos.

- khanom buang (Thai-style crispy crepes), em pequenas porcoes e duas variedades: doce e normal.

- moo ping (porco grelhado com sticky rice), servido com molho doce – as vezes spicy (quer dizer, bem apimentado) – e’ o grande favorito dos habitantes locais.

- moo satay (porco ou frango marinado-grelhado), e’ realmente tentador (dizem). E a melhor pedida e’ comer com molho de amendoim e torradas.

- iced tea (cha yen ou cha dum yen), cha’ gelado, com ou sem leite – e’ refrrescante e pode ser encontrado em todos os lugares, em todas as ruas.

Nota (RC): Material retirado de Magazines locais, com incersoes pessoais. Nao esquecam que nos ja' fizemos alguns videos com alguns (dos inumeros) tipos de comida que encontramos por aqui. Voce pode acessa-los na nossa "pagina": VIDEOS, ou direto no nosso CANAL DO YOUTUBE.

0 comentários:

Postar um comentário

"Não permita que tua língua adiante teu pensamento!"
Autor Desconhecido
‎"Fuja do elogio, mas tente merecê-lo"
François Fénelon