ESVAZIAR-SE ou ESVAZIANDO-ME... (RC)


Já contei aqui sobre o Rabino Nilton Bonder (que eu conheci ao zapear a TV em dezembro, no Brasil), num programa da Marcia Peltier; e do meu breve encontro com ele numa loja de telefonia movel. OK, mas gostaria de contar um pouco mais das questões que ele levantou a época, acerca de CULPA, CERTEZA, ARREPENDIMENTO, VIDAS SUPERFICIAIS, POSSIBILIDADES DE CONSTRUÇÃO E DESCONSTRUÇÃO (ele fala que estamos todos nós, em eterno movimento de “contrução e desconstrução”), questões acerca do “USUFRUIR A VIDA OU DA VIDA”, DA DEPENDÊNCIA HUMANA DE TER OU NÃO TER, E DA BUSCA EM DAR SIGNIFICADO A SUA EXISTÊNCIA. Ele alertava para o fato de que “Quando você chegou (no Mundo) as coisas já estavam começadas” – seja lá quem você seja ou que idade tenha; e aqui, perdoem-me a reptição, mas acredito que ela vale: falava acerca da necessidade de “esvaziar-se”, pois de nada adianta reter conhecimento e sabedoria se não nos “esvaziamos” disso para os outros.

Ai, pensei nos sábios, nos heremitas, no próprio Buda, e tantos outros que abdicam de tudo a fim de “encontrar o caminho”. OK, tudo bem. Mas se ao encontrá-lo (o caminho) ninguém o passa a conhecer (pois escolheu-se, por exemplo, viver na Clausura) o conhecimento e a sabedoria adquiridos “morrem” ali, com ele. E dai?

Bem, Buda, ao menos, após passar anos meditando e buscando os “porques” da vida, “conta” aos demais, o mesmo aconteceu com outros tantos – especialissimos seres que um dia passaram por aqui.

Por que voltei a esse assunto?

Não sei. Não me lembro. Acho que precisava ´´esvaziar-me´´.
Afinal, uma vez escritas, as palavras não são mais minhas, mas de quem as lê... e assim... as publico por aqui... sem tercerteza se já as tinha publicado...

(RC)

Nota (RC): Aproveito para contar, a quem interessar possa, um pouquinho mais sobre o citado Autor Nilton Bonder:
´´Nilton Bonder é rabino e líder espiritual da Congregação Judaica do Brasil. Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Columbia, é doutor em Literatura Hebraica pelo Jewish Theological Seminary. Seus livros são publicados também na Holanda, Itália, Alemanha, Estados Unidos, Coréia do Sul, Espanha e República Tcheca. "A Cabala da Comida", "A Cabala do Dinheiro" e "O Segredo Judaico da Resolução de Problemas" estão entre seus títulos mais vendidos. Publicou também "A Arte de se Salvar", "O Crime Descompensa", "Portais Secretos", "A Alma Imoral" e "Exercícios d’Alma", prêmio Jabuti 2000 na Categoria Religião. Tem realizado trabalhos de consultoria para empresas como IBM, Embratel, O Globo e Petrobras e instituições como Fundação Dom Cabral, Fundação Getulio Vargas, prefeituras de Curitiba e Salvador entre outros.´´
Fonte: LIVRARIA CULTURA

Um comentário

  1. Que interessante Re, eu nao o conhecia.Vou ver se compro um dos livros.
    A importância de esvaziar-se...realmente...para que reter tudo?
    É tao gratificante compartir mesmo que parece pequeno comparado com o que compartem todos esses mestres que você citou.
    Os blogs ajudam bem né, Re? É uma boa ferramenta!!
    Beijos!!!

    ResponderExcluir

"Não permita que tua língua adiante teu pensamento!"
Autor Desconhecido
‎"Fuja do elogio, mas tente merecê-lo"
François Fénelon