SONGKRAN, Thailand - AS COMEMORACOES COMECAM HOJE, 13 de abril!

Songkran (สงกรานต์) e' a festa mais importante para o povo tailandês.

"Tradicional Ano Novo Tailandes. Para os Tailandeses, esta data é escolhida devido a mudança da posição do sol no zodíaco; eles comemoram o Songkran, que significa mover ou mudar de lugar, com muita água para que a água leve toda a má sorte embora.

Nestes dias, eles lavam os templos e casas e locais públicos. Oferecem a alma e batizam novos monges. Esta festa tem um valor social e religioso muito forte para os tailandeses. A imagem do Buda tambem e' lavada com água abundante."

"Songkran e' o tradicional festival de "Ano Novo tailandês"; quando é hora de demonstrar o Respeito aos pais, os idosos e as estátuas sagradas de Buda. A água espirrada pelos transeuntes provavelmente tem sua origem na cerimónia de banho, uma vez que foi iniciado pelos abades dos mosteiros do País, nos primordios da Comemoracao. Portanto, Songkran é uma celebração do amor e da família.
O  primeiro dia é chamado de "maha Songkran", o segundo "não" (traduz-se: no dia seguinte ao final do último dia), e no dia 3 º é chamado de "Thalueng Sok" (Ano Novo).


Hoje, nao obstante, o Festival de Songkran é mais conhecido pela sua loucura nas ruas com as pessoas espirrando uma nas outras os jatos de água. Tradicionalmente, a cerimônia de derramar água nas palmas nas mãos - também água perfumada é despejada sobre o ombro e lentamente as costas das pessoas - tinha (e ainda tem) o significado de que as ações ruins e os maus pensamentos fossem lancados para longe, com a água; como uma forma de purificacao.  

Apesar de parecer ate'certo ponto "agressivo" jogar água "na cara do outro", quando as pessoas o fazem desta forma, estao na verdade desejando bons votos e palavras de bênção para o próximo Ano Novo.

E se voce quer saber mais e/ou esta'procurando saber o que vai rolar pela Tailandia nessa temporada de Songkran, e' so' clicar AQUI (LINK OFICIAL).

Nessa semana ja' falamos sobre este incrivel Festival e POSTAMOS ALGUMAS FOTOS BEM ILUSRATIVAS. CONFIRA AQUI, se voce nao viu!
(RC)Fonte: Material de divulgacao, encontrada em Magazines Turisticos da cidade; Jornal Mensal da ABT - Associação de Brasileiros na Tailândia, Edição Abril 2010; e site Thai World View.com

Um comentário

"Não permita que tua língua adiante teu pensamento!"
Autor Desconhecido
‎"Fuja do elogio, mas tente merecê-lo"
François Fénelon