TAILANDIA, MEU OLHAR - RESUMAO (RC)


IMAGEM: Facebook


Ha' alguns meses atrás, um rapaz me enviou um email me pedindo ajuda num Trabalho Escolar sobre a Tailândia. Fiquei tao empolgada que acho que escrevi demais!
Mas, foi bom (re)escrever sobre a Tailândia, com um pouco do meu olhar... 
E, hoje, um dia apos o lamentável acontecimento na Tailândia, em Bangkok, onde pelo menos 20 pessoas morreram (entre estrangeiros e Tailandeses) e mais de cem ficaram feridos, numa EXPLOSÃO SEM EXPLICACAO (se e' que pode existir uma "explicacao" para atos terroristas como este) a um especo religioso, muito visitado na Capital... lembrei do texto e decidi publica-lo aqui. Muito do que falo nele, ja' escrevi por aqui. Mas fica como um Registro do meu Carinho e Gratidão pelos 5 anos que vivi naquele Pais e que tao melhor pessoa me tornou.

Fiquem em Paz. Encontrem a Paz.
Nossas emocoes e oracoes estão com vocês.
UPDATE: Noticias (em Portugues, sobre o Atentado)!
(RC)


"Tailândia
Principais aspectos, Segundo o olhar pessoal de Uma Esposa Expatriada

Bem, a Tailândia e’ um Pais situado na Asia, que faz fronteira com MYANMAR, LAOS e CAMBOJA.
 



O que vou contar aqui, sobre esse incrível Pais que morei entre 2009 e 2014 com a Família e’ baseado no que vi e vivi, como uma “estrangeira”, portanto, trata-se do que chamo “Meu Olhar”.

A BANDEIRA e o REI
 

 

  
Uma importante curiosidade do Pais e’ que ele NUNCA FOI DOMINADO ou  NUNCA SOFRERAM COLONIZACAO POR OUTRO PAIS.
O país é uma monarquia constitucional, encabeçada pelo rei Bhumibol Adulyadej, o nono rei da Casa de Chakri, tendo chefiado a nação desde 1946, e sendo o mais antigo chefe de Estado do mundo bem como o monarca com maior reinado na história tailandesa. O rei da Tailândia é intitulado chefe de Estado, chefe das Forças Armadas, defensor da religião budista e o defensor de todas as religiões. (Wikipédia)

O Rei e’ a pessoa mais importante para os Tailandeses, que verdadeiramente o veneram. Falar mal do Rei, por exemplo, “da’ cadeia”!
Vide um exemplo neste link AQUI O'!

Hoje ele continua no Poder, embora esteja bastante idoso e, dizem, mora praticamente no “Hospital”. Mas em grandes ocasiões de grande importância a Tradicao e ao Pais, ele costuma fazer uma aparicao rápida.

UM GRANDE PAIS
A Tailândia, Segundo o Wikipédia, e’ o 20o. mais populoso Pais do Planeta. Ela possui muitas Cidades e Povoados, fazendo com que haja grande diferenciacao entre um e outro, tanto acerca das tradicoes mais fortes, como também das “facilidades modernas”, pois ainda existem muitos lugares muito pobres e sem muita assistência social.
Eu morei em PATTAYA, uma Cidade Turística e praiana, com caracteristicas próprias e muitos estrangeiros. Desse modo, muitos dos tailandeses sabem ao menos “um pouquinho” de inglês. Comparo a cidade ao espirito carioca, do “Rio de Janeiro”.
BANGKOK (ou Banquoque) e’ a Capital, e e’ uma verdadeira “CIDADE GRANDE”, cosmopolita, e rica em diversidade. Grandes e modernos arranha-céus se fundem a paisagem onde ainda ha’ muitas casas e casebres tipo “pau-a-pique” e palafitas sobre os Rios, etc.
Suas auto-estradas, viadutos, prédios modernos X pobreza, shoppings de altíssimo nível, incríveis hotéis e Spas fazem com que se pareca muito, na minha opinião, a cidade de São Paulo.
Você pode ter uma pequena ideia dessas diferenças assistindo ao Video do NOSSO CANAL NO YOUTUBE: BANGKOK RIVER - CHAO PHRAYA - Thailand



 


SAWADEE KA SAWADEE KRA
Este e’ o cumprimento básico do tailandês. E’ o mesmo para o “Ola’ e Tchau”.
Sawadee “KA” para mulheres e Sawadee “KRA” para homens.
A saudacao e’ acompanhada de um movimento que une as palmas das mãos. Dependendo da pessoa a quem se cumprimenta, as mãos unidas são elevadas a área da cabeça. Por exemplo, se e’ um amigo que voce saúda, basta unir as mãos na altura do peito. Se e’ um professor ou uma pessoa idosa e estimada, as mãos alcançam a altura da face.
 

EDUCACAO SOCIAL
Os Tailandeses costumam ser muito educados e servis. São muito “Familia”. Respeitam verdadeiramente os “mais velhos”.
As Tradicoes Familiares são passadas de Geracao para Geracao.

OLHO NO OLHO
Bem, esta e’ um PONTO MUITO MARCANTE, pois NÃO HA’ “olho no olho” entre os Tailandeses, tampouco entre Tailandeses e Estrangeiros, pois no entendimento deles isto e’ um sinal de DESRESPEITO.
Costuma-se baixar os olhos ao se falar com alguem de um Nível Hierárquico Superior, ou uma pessoa mais velha.

PÉS E CABEÇA
Para o Tailandeses, os pés são considerados “sujos” ou “impuros” pois tem contato direto com o chão, com o “terreno”. Por este motive NUNCA SE DEVE “APONTAR” os pés (especialmente o fundo do pe’) em direcao ao Tailandês. E’ uma GRAVE OFENSA.
Ao entrarem em casa SEMPRE, SEM EXCECAO, os SAPATOS FICAM DO LADO DE FORA.

No mesmo condão, NÃO SE PODE TOCAR A CABEÇA de um Tailandês, mesmo que de uma criança! Habito tao comum entre no, Brasileiros, certo? Mas a “cabeca” deve ser preservada, justamente por ser a parte mais alta do corpo, que esta’ em contato elevado, que precise ser protegida.

O NÃO CONFRONTO
Com grande maioria da populacao BUDISTA, pelos preceitos culturais e religiosos o “NAO CONFRONTO” e’ algo muitas vezes difícil para o Estrangeiro entender e ate’ mesmo aceitar.
Vi por inumeras vezes cenas de conflitos que simplesmente “nao existiram” porque os Tailandeses “nao conflitam”. Explico, ao inves de gritar, esperniar, discutir ou mesmo simplesmente “discordar” de voce… eles te deixam “falando sozinho”.
Presenciei um cena em um Banco, onde uma Senhora Estrangeira, visivelmente alterada em suas emocoes “gritava com dedos apontados para a cara do Gerente” e ele ficou la, parado com os bracos bem colados ao corpo, como um Soldado Ingles, simplesmente ouvindo e dizendo “nao posso fazer nada, Senhora, são as regras.. sinto muito”… e ele estava certo… mas nao se alterou, nao alterou a voz nem moveu o proprio corpo! Insano!

Algumas dessas historias, voce pode encontrar nesses linkes a seguir, do BLOG “UMA ESPOSA EXPATRIADA”:  AQUI O' e AQUI!

CURIOSIDADES DA TAILANDIA, EM IMAGENS
Ha’ alguns POSTS bastante interessantes no BLOG UMA ESPOSA EXPATRIADA, onde voce pode encontrar muitas imagens com as PRINCIPAIS CURIOSIDADES SOBRE A TAILANDIA.

CLIMA QUENTE
Eu costume brincar que na Tailândia as Estacoes do Ano são: QUENTE, MUITO QUENTE, POUCO QUENTE.
Desse modo, quando na época considerada “Inverno” se tem cerca de 19o C, os tailandeses “tiram os casacos pesados dos armarios”! Que frio!

Neste ponto, uma outra caracterisitica bastante diferente da dos Brasileiros, e’ que eles primam por preservar a PELE O MAIS BRANCA POSSÍVEL, especialmente porque eles acreditam que “quanto mais branca/clara e’ a pessoa, mais bonita e’”. Pelo que, e’ bastante comum ver – inclusive nas praias – pessoas vestidas com camisas de manga comprida (e ate’ casacos) para se proteger do Sol – apesar das temperaturas chegarem facilmente aos 40o. C.




TRANSITO
A Tailândia e’ um lugar onde se vê “motoca” (Vespa, Lambreta) por todos os lados. Nelas pode-se ver, sem grande dificuldade, 4, 5 pessoas ao mesmo tempo! Inclusive crianças de colo!

E’ o meio de transporte mais popular e relativamente acessível a todos. Eles também possuem uma motocicletas adaptadas com “carrinhos” acoplados, usados nao tao somente para transporte de pessoas, como coisas e para Comercio.

DIVERSIDADE CULTURAL, SOCIAL, RACIAL, E SEXUAL

A Tailândia e’ um verdadeiro Caldeirão onde se encontra “um pouco de tudo”, e com muito respeito.
Vê-se gente circulando por todos os cantos, de diferentes etnias, orientacao sexual, cor, etc, etc, etc.
Também e’ muito comum ver homens estrangeiros, idosos (com mais de 70 anos) casados com jovens  tailandesas, constituindo novas Famílias. Ninguém olha “de rabo de olho”, ou com “julgamentos”.
Transgêneros também são muito comuns, inclusive nas escolas, as crianças/adolescentes ja’ podem optar em usar “uniforme” diferente do seu gênero de nascenca, digamos assim.
Os Transexuais nao são vistos na Marginalidade, onde – como no Brasil – na maioria das vezes o trabalho que lhes cabe em m categorias bem estereotipadas, como “cabelereiro, maquiador, bailarino” ou mesmo “garotos de programa”. Na Tailândia isso e’ BEM DIFERENTE: voce os encontra trabalhando onde bem entenderem e forem capacitados, seja em lojas como Vendedores, Caixas de Banco, Médicos, Professores, e lojas tipicamente femininas como “SPAS e Clinicas de Beleza”.

BEM, este e’ um pequeno esboço de tudo e tanto que a Tailândia tem a nos mostrar e ensinar, muito alem de suas belas praias e paisagens – que claro, também gostamos de curtir!
 


Sawadee ka,
(RC) UMA ESPOSA EXPATRIADA



0 comentários:

Postar um comentário

"Não permita que tua língua adiante teu pensamento!"
Autor Desconhecido
‎"Fuja do elogio, mas tente merecê-lo"
François Fénelon