Minha saude financeira... (RC)



Bem... muitos me perguntam:
"como vai você?" E desde os bancos da PUC-Rio, nas aulas de Filosofia, eu pensava na resposta: "mal, muito mal", para ver a reação do outro, que muitas vezes - quase sempre - pergunta por perguntar, como se diz por ai!

Mas eu sempre respondo: estou ótima!

Porem, hoje me coloquei a pensar que a minha saúde financeira não vai tão bem assim, não! Andou muito doente até!

sei! Você ai logo pensou: "Mas como assim, ela não acabou de dizer que está ótima? E a Thailandia? E as viagens? E as mordomias? Mal nas finanças?".
Ora falo das MINHAS finanças. Da minha SAÚDE FINANCEIRA.
Ela realmente andou doente. Por mais que eu tivesse experimentado a real responsabilidade de cuidar de uma casa, de fazer compras, de cuidar de pagamentos diários e mensais, de honrar com compromissos financeiros, etc; um dia percebi que estava gastando mais do que devia, alias, mais do que tinha!
Eh a chamada "bola-de-neve". E por mais que eu soubesse "DE TUDO" : o que fazer e o que não fazer, a coisa foi indo, indo... e eu quase fui atropelada pela tal "bola".
O que fiz? Primeira providência foi CORTAR TODOS OS MEUS CARTÕES DE CREDITO e rasgar meus talões de cheque. Comecei a pagar tudo em dinheiro ou cartão de debito. Tem, tem. Não tem, não tem. Não existe mais o "mês que vem melhora!". Não melhora, não. Depois simplifiquei minha PLANILHA DO EXCEL, que era tao complicada e cheia de detalhes que tornava-se um infortunio "atualiza-la" e assim, desconhecer (ou negar) os fatos, ou melhor, os numeros!
E agora, inspirada na Pollyana (aquela do "Jogo do Contente"), faço o "Jogo do Preciso ou Não-Preciso", e compro o que REALMENTE preciso, e quando compro algo novo que possuo similar, o similar vai para outrem, para doação, ou lixo, conforme o caso! No mesmo condão, faço o "Jogo do Manter-o-Foco": e assim sou capaz de ir a um Shopping de cinco andares, com mega lojas e me perguntar: "eu vim para...???" E somente fazer "aquilo", por exemplo: entrar, cortar o cabelo e sair!". Tudo bem, saio CORRENDO, mas saio, sem comprar nada!
Pois bem, hoje, minha saúde financeira está em franca recuperação; e aos meus Credores, tranquilizo-os e peco que esperem mais uns meses! rsrsrsrs! (RC)

3 comentários

  1. Parece até que somos a mesma pessoa quando li o tópico. o assunto me agradou pois hoje me vi numa mega vitória.
    fazia muito, mas muito tempo mesmo que eu tivesse passado o mes sem gastar dinheiro com besteiras, supérfulos. Não lembro de ter acontecido algo PARECIDO.
    Sempre fui longe do que queria e precisava ser. Sempre gastei muuuuuuuuuuuito e às vezes fiquei em apuros tremendos.
    Atualmente sou madura, responsável e dona do meu dinheiro. Sim, foi dona mesmo que escrevi, porque antes ela era o meu dono...ele me manipulava, me fazia perder noites de sono, corria atrás dele esbaforida. Agora ele é meu aliado.Faço dele uma fonte de prazer e não de tortura.
    Procuro tê-lo um pouco perto de mim (diga~se na carteira) para me ajudar nas horas certas.
    Parabéns prima pela sua inteligencia financeira. Eu precisei derrapar, me humilhar, tomar muitos tombos para aprender. Espero que tenha sido diferente contigo e segue um conselho: NÃO ESQUEÇA DE TREINAR DIARIAMENTE O MANEJO COM O DINHEIRO, num pequeno vacilo ele nos complica novamente.
    beijos saudosos

    ResponderExcluir
  2. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!
    Acho que alguem sempre tem algo pra contar sobre essa tal "saude financeira". Eu tambem to aprendendo!
    Ainda bem q vc nao ta me devendo...rs, rs.
    Beijos querida!

    ResponderExcluir
  3. Seu post é interessante, porque esse processo de conscientização é difícil. Hoje eu só compro o que preciso também. Detesto ver algo encostado sem uso. É um exercício de disciplina, mas tenho conseguido.
    bjsss

    ResponderExcluir

"Não permita que tua língua adiante teu pensamento!"
Autor Desconhecido
‎"Fuja do elogio, mas tente merecê-lo"
François Fénelon