"A batalha entre a sacola de compras e a razão"


"Sob os olhos de Freud
A psicanálise explica o comportamento compulsivo como uma atitude de busca sucessiva e interminável por algo indefinido. A atitude parte de uma inquietação, uma angústia, a necessidade de suprir um desejo. Enquanto a pessoa está cometendo o ato, pensa estar satisfeita, pois, de certa forma, está realizando algo. No entanto, após a ação, aparece a depressão e o arrependimento,  pois, apesar de agir, o desejo não foi satisfeito.
“Toma-se uma atitude, mas como o desejo é desconhecido, as atitudes não são certeiras e não têm o efeito que teriam que surtir, ou seja, a satisfação.
A pessoa, então, volta a agir da mesma forma, por mais mal que faça, para tentar novamente suprir aquela necessidade inicial”, afirma a psicóloga Liege Horst Didonet, que integra o grupo de formação em Psicanálise da Associação Psicanalítica Sigmund Freud, de Porto Alegre.
Liege explica que não existe diferença entre ser compulsivo por compras, por beleza, por comida ou por álcool e drogas. Tudo parte de uma mesma raiz, que é a pessoa ter ou não um comportamento compulsivo. E não existe idade para o quadro se manifestar: até nas crianças ele pode estar presente em forma de compulsão por comida ou por limpeza. É uma tendência que está inerente à pessoa e pode se manifestar em qualquer estágio da vida.
Para a psicanálise, a explicação da compulsão vai muito além do comportamento manifestado.
Pode existir, por exemplo, algum fato no passado que seja o ponto de ligação e que está inconscientemente associado à compulsão. “É uma pulsão solta, não-nomeada, que vem desde a infância. Algum desejo da pessoa quando criança pode não ter sido representado da forma correta.” É como quando se tem fome, sede, frio ou sono. As mães atendem aos desejos dos bebês quando eles choram. Eles sabem, inconscientemente, que, chorando daquele “jeitinho”, vão ganhar colo ou comida. Mas se a criança não for
atendida, não irá codificar esse desejo, e pode passar a vida em busca de algo que não sabe bem o que significa. O desejo pode ser simplesmente por amor, atenção ou carinho."
(Matéria extraida do site: http://portal3.com.br/wp/wp-content/uploads/2008/12/082-a-085.pdf)

Se desejar saber um pouco mais, veja a matéria do Globo Repórter - NOTÍCIAS - Mulher luta contra a tentação de comprar

0 comentários:

Postar um comentário

"Não permita que tua língua adiante teu pensamento!"
Autor Desconhecido
‎"Fuja do elogio, mas tente merecê-lo"
François Fénelon