CHEGA DE BAGUNÇA! (RC)

Nas incontáveis idas as lojas e Shoppings, nessa época do ano em particular, somos tentadas a comprar aquele sapatinho lindo da vitrine que “baixou” para R$ 399,00 e a gente não pode perder a "promoção"; ou novos vestidos, porque afinal de contas tem o “Ano Novo” que "exige" roupa nova… sem falar no Natal, pois aquele parente chato vai reparar na sua roupa… etc. Bem, desculpinha para comprar é que não nos falta.

Mas antes de fazê-lo, e pensando que você já leu nossos POSTS publicados nesses últimos dias sobre Natal & Compras, como prometido seguem algumas dicas de organização de armários. Assim, um minutinho antes de cair na tentação de comprar “aquela” calça, talvez você se lembre que ao arrumar seu armário HOJE, você “achou” uma igualzinha, novinha, que já nem mais sabia onde estava, ou pensou que tinha emprestado pra sua prima…
Vamos lá:

Ah! Mas primeiro é preciso responder CINCO PERGUNTAS FUNDAMENTAIS PARA VOCÊ MESMA:
  • Esta roupa fica bem em mim?
  • Há quanto tempo eu não uso esta roupa?
  • Haverá alguma ocasião para usar esta peça?
  • Por que devo manter esta roupa?
  • Com quais outras peças este acessório combina?
- E agora, sim, vamos lá: comece por áreas específicas de seu ármario/closet - claro, se não for fazer TUDO HOJE!. Dê preferência pela Estação do ano que você se encontra. Por exemplo, se você esta no calor de 40 graus do Rio de Janeiro, e decidir começar pelas roupas de lã e casacões de inverno, provavelmente vai parar logo após começar o trabalho – a não ser que tenha ligado o ar refrigerado em 10 graus! 

Certifique-se de que terá cabides para as roupas, atualmente há de todos os tipos e gostos, e vou tentar ajudá-la nisso também – procure usar todos do mesmo tamanho/cor/tipo, pois fica mais harmonioso. Obs.: os ganchos dos cabides devem estar sempre virados para o fundo armário para facilitar sua retirada; prefira os giratórios e mantenha alguns cabides vazios em um dos cantos do guarda roupa: quando precisar, não será necessário procurar entre as roupas. Se você tem espaço em araras , sugiro que coloque cada peça em um cabide diferente. Se você não tem muito espaco, há opções também para você: abuse das caixas organizadoras, por exemplo.

* Calças: coloque-as dobradas pelo gancho, se não faz questão dos vincos, e as enfie pela perna nos cabides, certificando-se de que todos estarão voltados para mesmo lado (já mencionado).

* Saias: prefira os cabides próprios porque evitam marcas e não amarrotam as peças.

* Blusas e camisas: coloque-as por cor e por tipo de peça, aumentando gradativamente. Exemplo: comece pelas de alcinha e vá num crescente de estações, digamos assim. Também separe as peças por cor, pois com um breve olhar você saberá facilmente onde está o que você procura ou o qual peça está faltando para a próxima compa. Na verdade essa regra vale para todas as peças de roupas. Anote ai:

Ordem das Peças: Cor . Tipo de Uso . Tipo de Peça . Textura . Tamanho
Inicie pela seguinte ordem:
. Das cores claras para as cores escuras
. Das peças com tecido fino para as peças com tecido encorpado
. Das peças sociais para as esportivas
. Das peças curtas, médias e longas

- Se você não tem espaço para tanta coisa “pendurada” mas tem gavetas ou prateleiras, pode dobrar as t-shirts e/ou blusinhas pequenas (igualmente organizando preferencialmente por cor)
- Lembre-se de separar gavetas para peças pequenas como suas peças intimas, de praia e ginástica; lenços, meias, shorts e até cintos (caso não deseje pendura-los em cabides especiais ou ganchinhos presos ao armário.
- Se você tem casacões pesados que não vai usar tão cedo, você pode doá-los, vende-los num brechó (peças não usadas a mais de 1 ano devem ser descartadas – de qualquer tipo ou estação, diga-se), ou armazená-los (se ralmente for usa-los), existem pacotes especiais para isso: tiram-lhe o ar e assim conservam suas pecas, além do mais, facilitam a armazenagem, pois prometem reduzir o “volume” em até 80% (chamam de “Space Bags”).

- Ternos e vestidos de festas que serão usados esporadicamente também devem ser conservados em sacos especiais
- As camisas socias também devem ser agrupadas por cor., etc, e como são quase todas iguais, os homens levam vantagem e acabam ficando com tudo com cara de "mais organizado"!
- Gravatas, sugiro um nicho, ou um cabide especial para elas.
- Sapatos! Ah…. Devem ser guardados na parte inferior dos armários e closets, caso não seja possível guardá-los num lugar específico longe das roupas. Eu uso as caixas trasnparentes! São ums sonho, se você não as pode comprar ou não tem lugar para elas, use os famosos saquinhos, mas pendure no barbante o tipo/cor/altura dos pares ou cole uma foto, para ajudar na procura futura. Os sapatos que usar com grande frequencia deixe a mão, quer dizer, ao pé!
Se você tem prateleiras para sapatos e elas são profundas, ponha um pé na frente do outro do mesmo par, assim você economiza espaço e pode ver melhor os sapatos que tem, pois sabe que o par está “atrás”.

- Não esqueça de separar roupas esportivas de roupas casuais, do dia-a-dia e de passeios especiais e festas. Isto também ajuda na hora da escolha da peça que ai vestir ou da que vai comprar nova.

Uma vez feito isto, você só terá que manter, e manter é muito fácil, você verá. Se estiver sem tempo na hora de guardar as peças que chegam limpinhs e passadinhas, coloque num cantinho do quarto ou closet, sem estragar tudo, e arrume assim que puder. É muito melhor agir assim do que estragar tudo, não? Ademais, para quem tem a ajuda de uma empregada/arrumadeira, ela ficará até "desconcertada" em encontrar tudo "ajeitadinho" e "certamente" dará continuidade a sua tamanha organização!
E você pode até achar que vai dar muito trabalho, ou que tudo isso é bobagem, mas se arrumar - pelo menos para começar - a questão dos cabides, irá logo notar a diferença.

VÁ EM FRENTE!
BOA SORTE! E não esquece de me contar depois.
(RC)

0 comentários:

Postar um comentário

"Não permita que tua língua adiante teu pensamento!"
Autor Desconhecido
‎"Fuja do elogio, mas tente merecê-lo"
François Fénelon