PATTAYA (TAILÂNDIA), saiba um pouco mais!

´´Pattaya tem a propriedade a preços acessíveis, excelente infra-estrutura e fácil acesso ao resto do mundo, graças ao fato de estar apenas uma hora de carro de Bangkok (Aeroporto de Suvarnabhumi) - um novo viaduto recentemente construdio ainda torna a viagem a Capital ainda mais rápida, com cerca de 90). Patttaya teve um crescimento expressivo nos últimos 10 anos. Com exceção de Bangkok nenhuma outra região tem recebido mais investimentos de infra-estrutura e com mais de 30 campos de golfe de classe mundial, mais de oito escolas internacionais, hospitais, shoppings e lojas de departamento, tornou-se um excelente destino para os expatriados e turistas.

Clima
Pattaya tem três estações:
- novembro a fevereiro,
- quando está quente; março a maio, quando está quente e úmido, e
- junho a outubro, quando está quente e úmido.

Vestuário
Vestido mais leve possível. Por causa do calor e umidade, fibras sintéticas ou artificiais não são recomendados. Roupas em algodão são legais, e se você achar que gastará muito para renovar suas roupas (se mora em clima frio, por exemplo, e não possui muitas roupas para o Calor Tailandes) você pode deixar para comprar roupas feitas aqui mesmo, pois são extremamente baratas. Shorts e sandálias são o usados no dia-a-dia. Nos hotéis e restaurantes o ´´casual wear´´ (espotivo ´´arrumadinho´´) é o mais adequado. Se visitar um Templo, as regras SÃO ESPECIAIS: aplicam-se uma vestimenta mais formal, ou pelo menos, mais ´´coberta´´. Senhores, por favor, nada de shorts ou bermudões e nada de mini saias ou regatinhas para as mulheres. Mangas compridas são preferíveis. Se você quiser, ainda pode ´´alugar´´ calças longas ou sais compridas no local (mas somente alguns Temlos tem esta possibilidade).

Nota (RC): se você é estrangeiro, e ficará mais do que 90 dias em Pattaya, não deixe de ler a parte final deste POST.




Saúde e Segurança
Nunca beba água da torneira. Use sempre água engarrafada, bastante disponível e de preço inexpressivo, principalmente se você escolher uma marca local. O sol é sempre forte, mesmo durante a estação chuvosa e quando houver cobertura de nuvens - e por isso use você precisa estar sempre usando um bom protetor solar e limitar o tempo de exposição.

A malária já não é nenhuma ameaça, mas as picadas de mosquito podem ser um grande incômodo.

O pescado é capturado principalmente a nível local e é de alta qualidade, mas dado os ingredientes picantes em quase toda a refeição, dores de estômago ocasionais são possiveis.

Para obter informações e aconselhamento, a Autoridade de Turismo da Tailândia (TAT) - Escritório Central: Região 3 está aberto sete dias por semana durante todo o ano, incluindo feriados internacionais e nacionais, a partir de 08:30 até 04:30. Tel.: (038) 428.750 ou 429.113.

Diversão para todos
Nota (RC): já publicamos no BLOG um POST SÓ COM AS INUMERAS possibilidades de passeio.

Como um resort de praia com status de cidade, Pattaya tem algo para todos. Considerando que a maioria das mais belas prais não ficam ´´exatamente´´ em Pattaya, a cidade faz uma tentativa de tudo ter para oferecer de melhor. Não é apenas sobre tudo o que você pode pensar para a recreação, entretenimento, turismo e diversão. Pattaya pode ser o que quiser que ela seja. Essa é a variedade ideal para todos os tipos de visitantes.

Quando escurece, as opções incluem bares ao ar livre, discotecas, espectáculos de cabaret e afins. O centro da vida noturna é o Sul de Pattaya, popularmente conhecido como ''A'' Strip, mas se isto é um pouco ousado e ruidoso para alguns gostos; e, nesse caso, há pontos alternativos, mais silenciosos para se divertir à noite em grande estilo, e mais descontraído. Shoppings também podem ser uma atração à noite (costumas fechar as onze da noite).

Atrações
Pattaya é um dos mais antigos centros de mergulho nesta parte da Ásia. Tem fixa temporada para mergulho , pois durante todo o ano possui boa visibilidade, as águas têm uma temperatura média de 28 graus C, e há uma rica variedade de vida marinha e corais. A maioria do custos ao longo da beira-mar - para Turismo - tem média de cerca de 3.000 TBH por dia, incluindo transporte, alimentação e equipamentos.

Os visitantes podem: curtir windsurf, esqui aquático, passeio ao mar, pegar sol, nadar, fazer snorkel, velejar, ou fazer viagens para as ilhas offshore cheias de coral. Podem alugar jet ski para explorar a Baia de Patttaya, e motos (e motocas) e jipes para explorar as praias vizinhas, como Jomtien cada vez mais popular ao sul de Pattaya. Entusiastas do tênis podem divertir-se nas quadras dos principais hotéis. Mais entretenimento inclui pistas de boliche, snooker, tiro ao alvo e arco e flecha.

Nota (RC): veja nosso antigo POST onde já falamos disso também. Acho que na ocasião não destacamos um incrivel passeio chamado: Vôo no GIBBON - A Rainforest Adventure .Fonte: Revista Traveller Pattaya - 2010 Jan - vol. 11 - no. 117

VOCÊ SABIA?
´´O estrangeiro típico em Pattaya está ficando mais jovem, com 56%, sendo de idade inferior a 50. Este valor foi 35% dois anos atrás!´´ (Pesquisa feita com pouco menos de 500 entrevistados)
Fonte: Pattaya People Weekly Lifestyle Supplement Magazine.



ATENÇÃO:
AVISO a todos os estrangeiros
Informamos que qualquer estrangeiro que permanecer por mais tempo do que 90 dias em Pattaya deve informar a sua estadia de Imigração. Esta nova Lei ficou ´´só no papel´´ durante algum tempo, mas agora está sendo aplicada estritamente. Qualquer estrangeiro que não cumprir essa Lei será punido com uma multa não superior a 5,000 TBH.

Para obter mais informações, ligue para a Imigração 038-252-750-1´´
Fonte: Revista Traveller Pattaya - 2009 Out - vol. 10 - não. 114

8 comentários

  1. Gostei da sua dica sobre Pattaya ; estou viajando para lá c minha filha 17 anos ( os dois sozinhos ) em Abril ; Lisboa - Pattaya !
    Obrigado,
    RUI

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Rui. Venha mesmo! Vais gostar! E caso ainda nao tenhas reparado... ha' na pagina principal do BLOG uma PAGINA EM DESTAQUE: TURISTANDO. De uma olhadainha la', que tb tem bastante dicas sobre a Thai!

    ResponderExcluir
  3. gosto imenso deste blog ate porqueo meu marido tb foi para ai trabalhar eu estou indo passando ferias ai este mes, espero gostar, pena serem apenas 15 dias. bjinhos MArisa

    ResponderExcluir
  4. Olá Renata, em maio vou à Bangkok pela terceira vez, porém será a primeira vez com meus 2 filhos de 3 e 1 ano. Vamos passar 10 dias. Há alguma praia que realmente valha a pena de se visitar em Pattaya, que seja tranquila, criatalina, sem muita prostituição, ou isso só nas praias do Sul mesmo?
    Obrigada!
    Patricia Rios

    ResponderExcluir
  5. Olá! Irei para Tailândia em abril passar quase 1 mês e tenho lido nos jornais os conflitos políticos. Está perigoso ir ou é só evitar as áreas de conflito?

    ResponderExcluir
  6. olá! irei para tailândia em abril e ficarei 3 semanas. tenho lido nos jornais sobre as manifestações. está perigoso ir ou basta evitar as áreas de conflito? estamos até tirando bangkok do roteiro e pensando em substituir por pattaya em razão do que vimos lendo.

    ResponderExcluir
  7. Olá! sei que ja saiu de Pattaya, mas ha uma possibilidade de ir morar la devido ao trabaho do meu marido, tenho um filho de 1,5 anos e gostaria de saber sobre as escolas; você tem alguma indicação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola'! Poucas escolas atendem criancas nessa idade, na Tailandia de um modo geral. Em Pattaya, depois que eu sai (2013) certamente abriram novas escolas ou "Day Care", porque o Mercado la' esta' em pleno crescimento. Minha filhas que chegaram la com tres e meio e quatro e meio anos de idade, foram para uma ESCOLA INTERNACIONAL BRITANICA: St. Andrews International School (https://www.facebook.com/StAndrewsGV/?fref=ts) - que amamos: professores, metodo, espaco, etc! O meu menor, que chegou la' com um e meio (tb), esperamos um pouquinho para coloca-lo na Escola, e quando o fizemos, foi na INTERNATIONAL SCHOOL OF CHOMBURI - PATTAYA (https://www.facebook.com/internationalschoolofchonburi/?fref=ts) onde deixei meu Coracao! UMA ESCOLA PEQUENA (crescendo), COM UMA DIRECAO INCRIVEL e PESSOAS MARAVILHOSAS.... bem, ja' viu que eu amei estar por la', ne'? Caso vc visite a mesma, fale que eu indiquei a Escola, por favor (la' me conhecem por Thata, mae do Bruno).
      Boa Sorte!
      Thata Cinelli

      Excluir

"Não permita que tua língua adiante teu pensamento!"
Autor Desconhecido
‎"Fuja do elogio, mas tente merecê-lo"
François Fénelon