A pedagogia Waldorf como inspiracao, por Fabiluli

Aproveitando o "ensejo" do DIA DAS CRIANCAS por aqui, gostaria de apresentar a voces o belissimo e impar trabalho da FABILULI, que conheci 'andando por ai". Eu amei, e tenho certeza que voce vai se encantar tambem!
Bjs mil!

(RC)

"Fantasia, criatividade, humanização, valores morais e éticos; a pedagogia Waldorf pensa o ser de forma integral visando sua preparação física, intelectual, emocional e espiritual. Uma infância bem orientada resulta em um adulto seguro, criativo e bondoso. O contrário, no desastre humano que assistimos hoje.

Numa das minhas milhares de tentativas de encontrar uma forma de ajudar o mundo a se tornar um lugar melhor, descobri a pedagogia Waldorf e me encantei com a simplicidade e a profunda dedicação aplicada na educação de crianças e jovens.

Entendi então a importância do “brincar”, e de como através deste simples ato podemos forjar (de maneira nobre) a personalidade de uma criança, transformando-a em um adulto mais humano, seguro, capaz e responsável, comprometido com valores éticos e morais.

Os bonecos Waldorf são feitos à mão, e por isso repletos de cuidado e carinho. Como a pedagogia diz: cada um possui uma alma.

Brinquedos industrializados, produzidos em larga escala, são vazios de sentimentos (produzidos com plásticos e outros materiais tóxicos e poluentes) e, quase sempre, criados visando somente o consumo (e o lucro!). No mais, servem apenas como passatempo ou distração, e não para “brincar”. Já os brinquedos Waldorf, com seus cuidados e intenções, transmitem à criança imensos valores sensoriais e emocionais.

A conscientização sobre o consumo e seu impacto ambiental e social; sobre o preço justo pago à mão de obra; bem como sobre o potencial pedagógico de um brinquedo (e a qualidade dos materias envolvidos na sua confecção), são aspectos importantes que devem ser levados em conta no momento de comprá-lo – principalmente para o seu filho.

O objetivo deste site não é só divulgar o meu trabalho, mas também propagar a essência de uma pedagogia extremamente urgente pra o nosso tempo.

Considero uma benção poder fazer algo que gosto, que acredito e que faço com amor.
E amor não se guarda, se partilha."
Palavras da FABILULI (apelido de crianca, me contou ela!).

CLIQUE rapidinho AQUI e va' la' direto no site dela saber e ver mais!
(RC)

0 comentários:

Postar um comentário

"Não permita que tua língua adiante teu pensamento!"
Autor Desconhecido
‎"Fuja do elogio, mas tente merecê-lo"
François Fénelon