ORIENTANDO EXPATRIADAS ANTES DA EXPATRIACAO! (RC)


A VIDA DE ESPOSA EXPATRIADA E' MUITO IMPORTANTE NA VIDA DE UM PROFISSIONAL EXPATRIADO.

EU DIRIA QUE PARA QUE "DE TUDO CERTO" E' FUNDAMENTAL QUE ELA, ESPOSA, ESTEJA BEM. E ISSO NÃO E' NENHUM EXAGERO.

Ha' ate' uma FRASE que costumamos dizer aos maridos (e entre a mulherada): "HAPPY WIFE: HAPPY LIFE", quer dizer: "ESPOSA FELIZ: VIDA FELIZ".

Vamos começar a desvendar esse Mundo que de uma hora para outra parece estar "nas nossas mãos"...

UMA QUERIDA LEITORA enviou-me um email solicitando algumas informacoes e ajuda num momento importante da vida dela, que estava para se casar e se expatriar! Ao mesmo tempo! E isto me levou a discutir com ela alguns PONTOS FUNDAMENTAIS que eu COMPARTILHO COM TODAS VOCÊS.

*** Em Tempo:
EXPATRIADAS OU NÃO, SE VOCÊ LER, VAI VERIFICAR - e concordar comigo - QUE OS PONTOS RESSALTADOS SÃO IMPORTANTES TAMBÉM AOS CASAIS QUE ESTÃO NO BRASIL, e vão mudar de bairro, ou de cidade, por exemplo
***

ANTES DA EXPATRIAÇÃO e' importante responder (a si mesmo) algumas perguntas. Ai vão elas:
. Onde você mora no Brasil?
. Quantos anos você tem (não precisa me contar! Rsrsrs)
. Tem filhos? Pretende ter no período de expatriação?
. É formada? Trabalha? Vai parar de trabalhar?
. Fala a língua local?
. Fala inglês?
. O marido vai trabalhar o dia inteiro? Vai viajar a trabalho durante longos períodos?
. A empresa dele vai te pagar algum curso?
. Sabe dirigir? Pretende dirigir? A empresa vai fornecer Motorista?
. Tem facilidade para se "enturmar"?
. Tem religião? A que nível?
. A Empresa vai pagar uma "VINDA DE RECONHECIMENTO" ao novo local de trabalho/moradia ao casal?

Muito? Mas com certeza ainda vou me lembrar de um montão de outras questões bastante importantes!

Porque:
. Você deve procurar uma casa para morar perto de escolas, cursos, igrejas, mercado, academia de ginástica e afins dependendo do que vai ser mais importante para suas aspiracoes...
. Tente conhecer um pouco mais ANTES de se mudar sobre o PAIS e a CIDADE que vai morar. Por exemplo, se você mora em São Paulo e amaaaaaa SP, e vai mudar para BANGKOK (TAILÂNDIA)... é igualzinho!
. Dependendo da situação, por causa da escola, ter filhos facilita a sociabilizacao.
. De um modo geral não e' dado autorização para a esposa do expatriado trabalhar, mas dependendo do que você faz e do País para onde esta' indo... E se vai parar de trabalhar, desde o principio tenha um "Plano Financeiro" com o marido, pois de uma hora para a outra ter que ficar "pedindo dinheiro para comprar chiclete" não da', ne'?
. Inglês eu diria que é fundamental, mas eu conheço um bom bocado de mulheres que aprenderam "na marra", superaram as barreiras e estão ai: falando, lendo e escrevendo em Inglês em muito pouco tempo!
(Mas aqui cabe um parênteses: SE SEJA LA' ONDE VOCÊ FOR, "GRUDAR" NA PRIMEIRA AMIGA BRASILEIRA ou COMUNIDADE BRASILEIRA QUE ENCONTRAR, vai ficar na "Zona de Conforto" e corre O SERIO RISCO de PERDER A CHANCE DE CRESCER e APRENDER UMA LÍNGUA NOVA!).
. Na hora de escolher onde morar lembre-se que o marido passa em media 2/3 do dia trabalhando. Esteja VOCÊ perto do comercio e não ele do trabalho!
. Conhecer "in locuo" onde seu marido ira' trabalhar e a Família morar, ANTES DA ASSINATURA DO NOVO CONTRATO, e' MUITO IMPORTANTE pois evita - ao menos em parte - expectativas frustradas, decepção ("So' se decepciona quem se ilude", lembra?), e compra de roupas/objetos desnecessários para "A" MUDANÇA (falo disso tudo mais adiante, não se preocupem).

Ufa!

Desculpa meninas, se "enchi a cabeça" de vocês com tantas perguntas e tantos "pormenores"! Kkkkkk!
Mas quanto melhor (e mais) você estiver informada mais fácil e mais rápido vai ser sua adaptação.

ASSIM, AQUI, AGRADEÇO a CLARA T., pois seu email me fez verificar que esse era um importante assunto ainda não abordado no Blog!

Bjka!
(RC)

Protected by Copyscape Duplicate Content Software ESTE POST contem o marcador "(RC)", e é de autoria e responsabilidade desta "ESPOSA EXPATRIADA", e tem seus direitos legais reservados.

Um comentário

  1. Re, creio que gostou da minha sugestão porém, ao inves do livro, preferiu iniciar as aulas às futuras Expatriadas(os) atraves do seu Blog - também é valido o que não invalida o futuro book... hehehehe

    Parabens novamente, gostei muito.

    beijinhos,
    Cleide

    ResponderExcluir

"Não permita que tua língua adiante teu pensamento!"
Autor Desconhecido
‎"Fuja do elogio, mas tente merecê-lo"
François Fénelon