VOCE PERGUNTA A GENTE RESPONDE (RC)

Rio de Janeiro (Brasil)
"Olá Renata,
Moro no Rio e estou em uma situação parecida com a sua. Meu marido recebeu uma proposta de trabalho para Tailândia e estamos pensando seriamente em ir. Temos um filho pequeno, que vai fazer 4 meses. Sou nova e ainda não conclui minha faculdade. Queria saber se por aí tem boas faculdades para estrangeiros, qual o valor médio e como é o ingresso para as públicas, há possibilidade de entrar? Também queria saber em relação ao trabalho. Para mim, que não tenho formação superior, quais as possibilidades? E as escolas e creches!? bom, são vários assuntos, mas espero que você possa me ajudar. Um abraço da sua chará. Renata"
Pattaya (Thailand)

Bem, a Renata me enviou esse email, mas nao colocou o dela. Como responder? Aqui, talvez... porque tambem possa ajudar mais alguem...

Vamos la':
MORA NO RIO E RECEBE PROPOSTA DE TRABALHO NA TAILANDIA
Minha super-pessoal opinião: 
- AQUI E' MUITO MAIS SEGURO que no Brasil, especialmente comparando-se ao Rio de Janeiro;
- UMA OPORTUNIDADE DE TRABALHO NO EXTERIOR sempre ENRIQUECE o Curriculum de um Profissional;
- COMO AQUI TUDO E' CERCA DE UM TERÇO (ou um decimo) do preço do Brasil, e' uma GRANDE OPORTUNIDADE para a Família "juntar um din-din".

POSSUI UM FILHO DE 4 MESES
Minha super-pessoal opinião:
- ACHO ÓTIMO! O clima aqui e' quente (muito quente as vezes, eu sei), as crianças são criadas com liberdade de vestimenta e de movimentos (fico pensando em lugares muito frios onde elas brincam vestidas de "TeleTubbies"), etc.
- Como ainda e' um BEBE, vai crescer ouvindo (e assim, falando) o INGLÊS NATURALMENTE  e com isso você estara' dando a ele um PLUS para a vida DELE incrível, sem contar o quanto você vai economizar (KKKK!) em CURSOS DE INGLÊS NO BRASIL (caríssimos, alguns dias na semana, que levam anos para formar o aluno, onde você praticamente tem que "empurrar" os filhos para estudar, etc) - NUNCA DEIXE DE FALAR SUA LÍNGUA NATIVA COM ELE, CLARO!

E' NOVA E AINDA ESTUDA
Bem, este e' um problema: nada e' perfeito, ne'?
Aqui desconheço Faculdade em INGLÊS... Talvez você tivesse que pensar num "Plano B" para este caso. SE BEM QUE... agora existem Faculs ate' pela Internet, ne'?
ADITAMENTO: A "ABT" deu uma forcinha respondendo "A CHULA oferece cursos em ingles na area de business e acho que em alguma outra area de politica internacional ou coisa assim. Que area especificamente ? Acho que muitas universidades oferecem cursos em ingles, voce pode ir nos websites: Chula, ABAC, Mahidol..." E outra Colaboradora, Laura, disse: "há cursos internacionais na Chulalongkorn e Tammasat". E o Jose disse: "a ARBEC, e super grande e tem alojamento para estrangeiros".

TRABALHO PARA ESPOSA EXPATRIADA
Você precisaria ter uma AUTORIZAÇÃO PARA TRABALHAR AQUI, como certamente seu marido tera': "WORK PERMIT". Informalmente talvez você possa conseguir algo, mas vai depender do seu desembaraço, suas habilidades e domínio de Línguas, claro.

ESCOLAS E CRECHES
Aqui existem um GRANDE NUMERO DE ESCOLAS INTERNACIONAIS e alguns GRUPOS INFANTIS onde as mães costumam se encontrar para "colocar o papo em dia" e as crianças interagirem.
Neste aspecto você tera' bastante opção, acredito eu.

OBS.:
Para se ter uma ideia do CUSTO DE VIDA aqui na TAILANDIA, voce pode dar uma olhada neste link AQUI O'! e no "UMA ESPOSA EXPATRIADA", claro! Tem bastante coisas por la' como em "TURISTANDO NA TAILANDIA" (e' so' clicar na palavra entre aspas).  Ah! E eu, pessoalmente, falo sobre Pattaya, cidade onde vivo, ok? Ha' um VIDEO NOSSO no YouTube com imagens da cidade, se voce quiser. E' so' CLICAR AQUI!

Espero, sinceramente ter ajudado. E, por favor, assim que decidir conta pra gente, ok?
Beijos da xara'!
(RC)

Protected by Copyscape Duplicate Content Software

Um comentário

  1. Renata, no seu lugar não pensaria duas vezes!
    Uns quatro anos atrás meu marido recebeu uma proposta para ir para a Bolívia e recusou de cara, eu quase dei um ataque!
    E olha que eu iria com dois meninos entrando na adolescência...
    Uma oportunidade de morar fora do país não bate na sua porta todo dia não! Agarra e vai!
    Beijos

    ResponderExcluir

"Não permita que tua língua adiante teu pensamento!"
Autor Desconhecido
‎"Fuja do elogio, mas tente merecê-lo"
François Fénelon