DE VOLTA AO BRASIL - READAPTACAO DAS CRIANCAS (RC)

 
Depois de quase 5 anos vivendo na Tailandia, ao retornar para o Brasil, pensando na readapatacao das crianças na nova Escola optei por  dois pontos fundamentais: um quanto a Língua outro quanto aos Esportes.
Sou muito feliz porque meus filhos gostam de Esportes. E também gostam de musica.
Na verdade sou uma pessoa que, estando em casa sozinha, gusto de ficar no Silencio. Não sou daquelas que vai logo ligando a TV ou o Radio!
Esporte… bem, vocês sabem… (risos): sou daquelas que quando começa (já comecei algumas vezes) acha ótima, fica feliz e integrada; mas logo, se acontece algo como uma virose, uma viagem, um feriado – sei la’! pronto! Ja’ não sente a menor falta e nem pensa em retonranr… Hahahahah!
Mas certas coisas são fáceis de se analisar – embora acredite que a gente ja’ nasce com certas “escolhas” ou “tendencias”, também acredito (foi Russou quem disse?) que o HOMEM E’ FRUTO DO MEIO. Então, la’ em casa, quando eu era pequena, nunca vi minha Mae ir a Academia, fazer exercícios (Yoga por um tempo, talvez) e também não eram de “ouvir musica”… Bem, deu no que deu.
Voltando as crianças, escolhi uma ESCOLA BILINGUE, aqui eles chamam de CURRICULUM “GLOBAL”, porque pela manha tem 100% Curriculum Brasileiro e pela tarde 100% Curriculum Americano.
Tomei essa decisão, claramente, por dois motivos:
Como eles foram ainda muito pequenos para a Tailândia (1,5; 3,5 e 4,5), eles foram alfabetizados em Inglês. SEMPRE FALEI EM PORTUGUÊS COM ELES, mas e’ evidente que – para eles – a primeira Língua era o INGLÊS, pois passavam a maior parte do dia falando Inglês (coma Empregada, com as pessoas da Van, da Escola, etc). Assim, MANTENDO O CURRICULUM/APRENDIZADO EM INGLÊS, eles teriam mais facilidade na readapatacao ao Pais/Linguá Pátria. Seria mais fácil, na minha opinião, a reintegracao na Turma Escolar, na afetividade pela Escola, etc; pois estariam em um “Tereno Seguro”, onde dominavam a questão.

O Curriculum/Aprendizado Brasileiro, por sua vez – pode parecer obvio, mas acreditem, para alguns brasileiros que negam a Pátria não e’) – seria certamente mais dificil, pois teriam que readaptar-se a muitas coisas novas, desde o MÉTODO, o CONTEÚDO, a FORMA DE AVALIACAO, e ate mesmo a LEITURA PELO SISTEMA FONÉTICO (já que as letras em Inglês tem sons diferentes das nossas).
Fazendo desse modo, acreditei, e assim os instiguei, seriam “brilhantes” na parte da tarde e “exploradores” na parte da manha, o que daria um “balance” (um equilíbrio) para eles.
Tenho a dizer que ACERTEI! Estao indo muito bem, dentro de todas as espectativas. Aias, para mim, alem das espectativas, pois estão falando um ótimo português, lendo e escrevendo a muito bom gosto!
 
GINASTICA ARTISTICA
(Ta ficando muito grande este Texto? Quero contar tanta coisa!).
 
Quanto aos ESPORTES, desde a saída de la’ contava para eles que aqui tinha aula de CAPOEIRA e GINASTICA ARTISTICA (GINASTICA OLÍMPICA), e que achava que eles iriam curtir muito. Assim que começaram as aulas, os 3 iniciaram JUNTOS tanto uma como a outra Atividade. A primeira era muito do meu desejo, pois significava – para mim – apresentar os meus filhos algo BEM BRASILEIRO, BEM “RAIZ”; a segunda, vinha de encontro com as “peraltices” que ja’ faziam em casa. Por fim, ainda descobriram o aula de CIRCO, e “imploraram” para eu matricula-los. OK. Feito.
Uma complementa a outra e eles (e eu, por obvio) estão contentissimos.
CAPOEIRA
 
AINDA TENHO MUITAS CAIXAS pelos corredores do apartamento. Ainda não completamos UM MES que a MUDANÇA CHEGOU DA TAILÂNDIA (demorou 3 meses para chegar, acreditem!). Então, por enquanto, meu “SERVICO” e’ colocar a CASA EM ORDEM. A vidinha dos Filhos acho que ja’ consegui!
Beijos!
(RC)

Protected by Copyscape Plagiarism Checker - Do not copy content from this page.

2 comentários

  1. Que bom, Renata, que tudo está bem encaminhado. Desejo muito sucesso escolar às suas lindas crianças. Muito bom que elas estejam adaptadas e felizes.
    A casa, aos poucos fica a seu gosto.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  2. Oi Regina
    Adoro seu blog. Tenho 72 anos e sou muito ativa. Curto estudo de Teologia semanal (ecumênico e eclético), faço hidro - ginastica e estou escrevendo um Livro e a Ärvore Genealógica da familia etc...
    Gostaria muito de conhecê-la. Agora que está no Brasil, quem sabe dê certo?
    Vou dia 16 a Florida, onde tenho duas filhas com dupla nacionalidade e netos também ale'de genros americanos (um também judeu). Fico lá por 2 meses, para ser novamente avó.
    Parabéns pela sábia escolha da Escolha. Morei no Rio 10 anos e minhas filhas nasceram lá e se criaram na Paraiba (cariobanas).
    Um grande abraço Magdala

    ResponderExcluir

"Não permita que tua língua adiante teu pensamento!"
Autor Desconhecido
‎"Fuja do elogio, mas tente merecê-lo"
François Fénelon