APRENDENDO TAILANDES... (RC)

Imagem: GOOGLE
 
Logo quando cheguei a Tailândia a primeira  coisa que pensei foi: sera' preciso aprender Tailandês?
E' uma língua tao tao difícil! Como e' que vai ser?
 
Bem, preciso dizer que quando cheguei la' meu Inglês era bem "mais ou menos". Conseguia me comunicar, falar o que queria, mas sempre com muitas limitacoes.
Mas quanto a isto, a melhor coisa que eu tinha era a FALTA DE VERGONHA. Ou seja, nunca deixei de TENTAR FALAR O INGLÊS e APRENDER MAIS A CADA DIA.
 
Foi dentro dessa filosofia, digamos assim, que decidi NÃO APRENDER TAILANDÊS.
Sim. Não fazia o menor sentido para mim, aprender a falar "mais ou menos Tailandês" (que ate' hoje me parece dificílima) e continuar com o meu "mais ou menos Inglês"!
Então, que se eu tivesse que aprender uma língua, que fosse o "famoso" Inglês!
 
Muito me ajudou o fato de  meus filhos estudarem em ESCOLA INTERNACIONAL, onde havia estrangeiros de toda parte do Mundo, inclusive outros brasileiros. Mas sempre evitei ficar na "zona de segurança"  que muitos escolhem: o de viver somente entre brasileiros (nunca entendi essa escolha, que me perdoem os que pensam diferente, mas se você esta' morando NUM OUTRO PAIS, não se deve aproveitar a oportunidade para APRENDER ALGO NOVO? CRESCER? Se desenvolver? Justamente "sair da zona de segurança"?).
 
Também fui morar numa CIDADE TURÍSTICA da Tailândia:  Pattaya. Podemos dizer que ela se parece muito com o Rio de Janeiro, e que Bangkok e' a cara de São Paulo!
Então, por não ser uma cidade do interior (onde os povoados ainda são mais presos as tradicoes e raízes e dificilmente falam Inglês), encontramos muitos Tailandeses que mesmo não falando bem o Inglês, TENTAM e SE ESFORCAM pra faze-lo, facilitando muito a vida do Expatriado de um modo geral.
 
Alias, Bangkok e' tao parecida com São Paulo que se eu publicar uma foto aqui de la' (ja' o fiz aqui antes), se não for por alguns detalhes como placas e cores dos taxis, por exemplo, você não distinguiria uma cidade da outra!
 
Li uma entrevista numa Revista (Pattaya People Weekly Lifestyle Suplemment) de uma professor nativa de Tailandes que da' sua opinião sobre o assunto:
Khum Tina explica que muitas pessoas tem medo ou dificuldade de aprender TAILANDÊS por vários motivos, mas o principal e'  o fato de que A LÍNGUA TAILANDESA tem uma ESTRUTURA MUITO DIFERENTE das outras línguas estrangeiras. Por exemplo, estrangeiros para aprender Tailandês, te que aprender um CONJUNTO ENORME DE NOVAS REGRAS GRAMATICAIS e não podem usar aquelas  que doravante conheciam.
na opinião dela, para aprender algo novo, e'  melhor colocar tudo o que você ja' sabe de lado, ou tudo ficara'' muito mais difícil.
 
A PERGUNTA COMUM E' "mas quantas aulas de Tailandês preciso ter para  conseguir usar a Língua?"
E' uma resposta difícil, diz K. Tina, pois não ha', neste caso, o "aluno tipico".  São muitos os fatores envolvidos, tais como idade, capacidade de aprendizagem, nível de concentracao, passado acadêmico.
Mas, neste ponto, e' muito importante que as aulas "saiam" de dentro das salas; e' importante que o aluno pratique nas ruas, para conseguir bons e rápidos resultados.
 
PRATICAR O QUE VOCÊ APRENDE EM SALA DE AULA e' a grande "chave"  do aprendizado - obviamente não tao somente para o Tailandês, mas também para qualquer outra Língua, certo? Toda ocasião possível, use e abuse do que ja' sabe, e... ARRISQUE-SE! Corra mesmo o risco, nao se envergonhe!
Eu sempre começava uma conversacao assim: "Olha, meu Inglês não e' dos melhores, mas podemos conversar... e por favor, me corrija! Eu agradeceria muito se me ajudasse nisso!".
Não se esqueça: ISSO NÃO E' UMA COMPETICAO!
 
Na Tailândia, a questão de  haver tantos estrangeiros de tantos cantos do Mundo, transforma o Pais num grande caldeirão de "TONS e SOTAQUES" de Inglês e' ou não e' a LÍNGUA UNIVERSAL?). Você vai ser somente mais um no panelão! E e' divertido, com o tempo, ver que so' de ouvir o "jeitão" que a pessoa fala, a gente ja' consegue saber da onde ela e'! Hahahaha!
 
Pensando em aprender ou aprimorar (como eu) uma Língua? Então, va' em frente!
Mexa-se!
E, BOA SORTE!
(RC)

0 comentários:

Postar um comentário

"Não permita que tua língua adiante teu pensamento!"
Autor Desconhecido
‎"Fuja do elogio, mas tente merecê-lo"
François Fénelon