SONGKRAN, O ANO NOVO TAILANDES - A FESTA DA AGUA NA TAILANDIA (2014)

SONGKRAN e' um dos FESTIVAIS MAIS FAMOSOS DA TAILÂNDIA.
E' a  celebração mais importante do calendário lunar tailandês, o Ano Novo!
Durante o Songkran  vemos varias atividades únicas e festividades que homenageiam o papel da água na cultura tailandesa e da sociedade. E' conhecida como a FESTA DAS AGUAS!
 
Ja' publicamos sobre este FESTIVAL AQUI NO BLOG, outras vezes, veja mais: AQUI e AQUI.
 
Esta e' uma DATA MUITO ESPECIAL PARA MIM, porque quando nos chegamos "de mala e cuia" na Tailândia, foi exatamente num DIA DE SONGKRAN! As ruas estavam cheias de gente e carros, todo mundo de cara pintada de branco e jogando agua uma nas outras... depois e' que fui entender o que era tudo aquilo... que dia especial!
 
E' O ANO NOVO TAILANDÊS!
Este ano (2014) ocorre entre os dias 13 e 15 de abril.

Imagem: DAQUI
 
DICAS PARA APROVEITAR BEM O SONGKRAN
 Va' pela manhã aos Templos, prestar honrarias e ouvir sermões para obter bênçãos. Como este é um festival de Ano Novo, as atividades do Templo são os aspectos mais importantes da celebração.

Em todos os lugares (desde o Aeroporto, Escolas, Pontos Turísticos, etc) você vai encontrar a figura do Buda, sobre uma mesa onde também haverá uma "bacia" e uma "cuíca" com agua.
Para "purificar" o Buda a água não deve ser colocada diretamente sobre a cabeça dele, você deve joga-la nas mãos da estatua.

 E' costume jogar água para todo lado - inclusive nos mais velhos. Colocar agua nas mãos das pessoas acima de 60 anos de idade significa mostrar-lhes respeito e buscar suas bênçãos pelo Ano Novo.)

A água utilizada para espirrar sobre os outros deve ser limpa ou misturada com fragrâncias tradicionais tailandeses. Evite jogar água de forma agressiva ou usando pistolas de água de alta pressão ou mangueiras (mas nas ruas, e' o que mais acontece! Mas sempre num tom de muito humor e festa!).

As mulheres devem ter cuidado de usar roupas apertadas ou aqueles que são de cor clara e/ou feitas de tecido fino, por questões obvias: vai ficar transparente, pois o vestuário vai ficar molhado.
 
◾ Nao esqueca de proteger CARTEIRA e CELULAR com um saquinho plastico ou uma CAPA PROTETORA que facilmente voce encontrara' entre lojinhas e camelos!
 
As pessoas usam roupas bem coloridas, referencialmente com  flores! (Para nos brasileiros, pareceria roupa de "Festa Havaiana").
 
"Este é um momento especial quando as famílias viajam longas distâncias para passar o tempo juntas, realizar as homenagens tradicionais ao participar das cerimônias nos Templos para, também, se reconectar com os entes queridos. Songkran permite que todos possam fazer uma pausa bem merecida e a TAT (Autoridade de Turismo da Tailândia) quer garantir que tanto Thais quanto estrangeiros possam igualmente desfrutar de uma Songkran feliz e memorável."
 
Esta foto me e' muito querida, pois foi tirada no nosso ultimo Songkran na Tailândia (2013). Meu filho na Escola, joga a agua nas minhas mãos... ai que vontade de chorar! (RC)
 
NOTA: Os telefones  para contato/informacao do "The International Public Relations Division The Tourism Authority of Thailand" são: Tel: +66 (0) 2250 5500 ext. 4545-48 Fax: +66 (0) 2253
 
NOTA2: Este POST foi escrito a partir da minha experiencia/observacao local e acrescido das informacoes constants AQUI O'!

0 comentários:

Postar um comentário

"Não permita que tua língua adiante teu pensamento!"
Autor Desconhecido
‎"Fuja do elogio, mas tente merecê-lo"
François Fénelon