Loy Krathong Day - Thailand, um pouco da história

Imagem: Google, AQUI.

AMANHÃ EM TODA A TAILÂNDIA, COMEÇAM AS COMEMORAÇÕES (O FESTIVAL) DE LOY KRATHONG. Então, para você ficar por dentro, ai vai:
(RC)

´´Um pouco de história

Loy Krathong Day é uma das festas mais populares da Tailândia, comemorado anualmente na Lua Cheia, dia do décimo segundo mês lunar. Ela justamente acontece num momento em que o tempo está bom em relação a estação das chuvas e há um elevado teor de água em todo o país.

A palavra "Loy" significa "flutuar", e "Krathong" significa embarcação em forma de lótus, que é feita de folhas de banana. Loy Krathong éa flutuação de uma bacia de folha, iluminada pelas velas (geralmente UMA) e incensos (geralmente TRES) que são colocados junto; carescido de flores e algumas moedas. Hoje em dia alguns Krathongs  são feitos de papel colorido.
A história de Loy Krathong Festival é um pouco obscura. Primeiro, é para pedir desculpas à Deusa da água por ter usado e ´´desperdiçado´´ água, e também por poluir rios e canais. Em segundo lugar, ao oferecem flores, velas e incenso o fazem como um tributo à Buda. Terceiro, é para mostrar gratidão ao Phra Mae Kong Ka ou Mãe de Água. Quarto, é para lavar os infortúnios do ano anterior.

Acredita-se que a  cerimônia pode ter originado na época do rei de Ramkhamhaeng Sukhothai, a primeira capital da Tailândia, e de ter sido iniciado por Nang Nophamas ou Tao Sri Chulalak, a consorte do rei de Brahman. Ela foi a primeira pessoa que introduziu "Krathongcherm", o krathong folha de bananeira em forma de flor de lótus no festival noturno. O festival começa na noite em que há uma lua cheia no céu. As pessoas carregam sua Krathongs para o rio e canais. Depois de acender velas e incenso, fazendo uma prece e fazendo seus pedidos, colocam delicadamente o Krathongs sobre a água e deixam-no afastador-se até que eles saem de vista. Acredita-se que Krathongs podem perdoar seus pecados e levar a má sorte para longe e fazer a felicidade chegar até as pessoas. Na verdade, é o momento de ser alegre e feliz, enviando as aflições para longe: ventilados à distância.´´

Fonte: Material fornecido  pelo St. Andrews International School, Green Valley - Thailand, com minha livre tradução (RC).

Nota (RC): Este ano, na Tailândia, o Loy Krathong será comemorado especialmente entre os dias 19 e 21 de novembro. Ano passado também estávamos aqui e aqui.

Um comentário

  1. O festival parece ser bem bonito. Achei interessante tambem a preocupacao com a agua e o respeito pela natureza. A foto e linda. Beijos

    ResponderExcluir

"Não permita que tua língua adiante teu pensamento!"
Autor Desconhecido
‎"Fuja do elogio, mas tente merecê-lo"
François Fénelon