A SAÚDE DA BELEZA, TRÊS ANOS DEPOIS (RC)

Três anos atrás, quase isso, eu ia pela primeira vez visitar um pequeno Povoado aqui em Pattaya (Tailândia) onde vivem mulher com aqueles ´´aros´´ no pescoço, conhecidas por ´´MULHERES-GIRAFA´´, ou, em inglês, WOMEN LONG-NECK.

Na ocasião, recém-chegada a Tailândia, fiquei muito chocada com o que vi, um pouco pela exploração turística da coisa, outro pouco pela exploração masculina sobre as mulheres (pois somente elas usam as tais argolas pesadas no pescoço, enquanto os homens bebem e fumam na frente do Vilarejo, esperando Turistas), e outro tanto porque vi menininhas lindas, ainda de uns cinco anos, com os tais arcos no pescoço...

Pois bem, à epoca publiquei no YOUTUBE esse VIDEO AQUI Ó, e este POST AQUI Ó, que chamei de ´´A SAÚDE DA BELEZA´´.
Se você observar bem, a foto central é da menina que mais me impactou à época... pela sua candura  ou pela sua idade...

Imagem: ARQUIVO PESSOAL

AGORA, na semana que passou, fui visitar PELA SEGUNDA VEZ a MESMA VILA, acompanhada de duas amigas brasileiras que visitavam a Tailândia.
Confesso que fui com alma, espírito, olhos diferentes. Talvez mais calmos, mais atentos a outros detalhes, menos chocada com o que fosse encontrar. Talvez pelo tempo transcorrido.
E o que eu encontrei?
ALGUMAS DIFERENÇAS. POUCAS, MAS PONTUAIS: a Comunidade por lá está ´´mais mista´´ com ´´Familias´´ diferentes, e algumas mulheres SEM AS ARGOLAS NO PESCOÇO. Também percebi que ANTES pouco tinham o que comercializar por lá, e AGORA, muitos souvenirs e cacarecos para VENDER...

Mas... MAIS UMA VEZ, curiosamente (ou não) o que mais me impactou e mexeu comigo foi UMA MENINA.
Não qualquer menina.
UMA MENINA LINDA. COM UM OLHAR MEIGO E TRISTE. MAS CHEIO DE ESPERANÇA AO MESMO TEMPO. 
Nas lentes da minha máquina, simples, eu vi o POTENCIAL DE FOTOGENIA DELA. Me apaixonei instantaneamente.
E... Quando eu chegava, percebi que ela desenhava algo, deitada de bruços como minhas filhas costumam fazer. Perguntei o que era e ela me mostrou: DESENHAVA BONECAS EM VESTIDOS DE MODA! MODERNOS! ATUAIS! CHEIOS DE DETALHES! Fiquei mais emocionada ainda... por tudo que este simples desenho representava em todo aquele contexto...

E ao chegar em casa, ao comparar as fotos de 2009 e de 2012... descobri que as duas meninas... eram ´´as mesmas´´...

Fiquem com as fotos!
Enjoy!



Protected by Copyscape Duplicate Content Software

3 comentários

  1. Vi ano passado um especial sobre as "mulheres girafas", incrível como em pleno séc. 21, com toda a tecnologia que temos, ainda nos deparamos com costumes assim.
    E não é necessário irmos tão longe, este Brasil é tão grande, volta e meia mostram na tv algum povoado que parece esquecido pelo tempo.

    LINDA FOTOS, PARABÉNS!

    Beijos


    Audeni

    ResponderExcluir
  2. Oi Renata, fomos ontem na aldeia (obrigada por mais uma dica) ...eh muito interessante e o primeiro sentimento que eu tive qdo vi as 2 menininhas lindas (sao as mesmas nas suas fotos) com argolas no pescoco bem na entradinha da aldeia foi de "choque",...mas depois me acostumei, pq perguntei se poderia tirar fotos...e elas falaram que sim e ficaram muito felizes. E elas sao muito bonitas!! Nao sei se elas gostam...ou se elas estao conformadas com a situacao. Tb vi aquela menininha linda (...uma bonequinha!!) que desenha muito bem que voce havia comentado ( parece uma estilista!!!).

    Nao sei se eh verdade, pq o meu motorista ligou para obter informacoes no Centro de Turismo de Pattaya para ter o endereco certinho, e eles informaram que este lugar nao existe em Pattaya?!?! (ai resolvemos ligar para voce). Sera' que eh ilegal em Pattaya (?)...nao sei...eh muito estranho...
    Foi mais uma experiencia diferente aqui na " This is Amazing Thailand", e vou levar a minha irma e familia la' que estarao vindo no inicio de Julho.
    Beijao, Olga.

    ResponderExcluir
  3. O que e cultura... isso esta tao distante de nos, porem pra eles tem seu valor.
    Abracos a todos,
    Sergio

    ResponderExcluir

"Não permita que tua língua adiante teu pensamento!"
Autor Desconhecido
‎"Fuja do elogio, mas tente merecê-lo"
François Fénelon