VIDA EXPATRIADA - COISAS QUE APRENDI - PARTE 3 (RC)



Bem, a Tailândia e’  mesmo um lugar um pouco diferente para viver a EXPATRIAÇÃO. Como aqui foi minha “primeira vez” sou muito grata.
Pelo meu temperamento, e pelo modo como ja’  conduzia minha vida, não foi algo difícil de lidar. Mas entendo que para muitas pessoas não e’  assim.

São, realmente, muitas mudanças.
No estilo de vida, especialmente.
Senão vejamos alguns dos principais aspectos, no meu ponto de vista:

Imagem: Google

- se a mulher trabalhava antes, no País de origem, e uma vez expatriada por conta do TRABALHO DO MARIDO, se vê – de uma hora para a outra – na obrigação de abandonar tudo, de parar de trabalhar, etc.

Por mais maravilhoso que isso possa parecer num primeiro momento, não e’  fácil. A mulher – que mal ou bem – tinha seu próprio dinheirinho (não e’ assim que dizem?), passa a depender 100% do homem/marido... Ademais, para de ser uma ser “producente” de repente! Muitas ja’  não cuidavam da casa “pessoalmente” e passam a ter que “fazer tudo sozinha”.
Aqui na Tailândia, ainda ha’ ajuda externa, e ainda se consegue contratar mão-de-obra para os serviço domésticos.
Mas muitas esposas, inclusive, se “aceitam” essa ajuda, menos coisas ainda tem para fazer enquanto seus maridos estão no trabalho e/ou as crianças na escola!
E’ um ‘PRATO CHEIO PARA A DEPRESSÃO”, certo?

Imagem: GOOGLE

- aqui existe gente de todo o Mundo, a visita ou residindo (seja provisoriamente, seja de modo fixo). Com isso, ha’ uma diversidade de comportamento e hábitos, digamos assim, incrível.
Também pelo fato de ser um Pais em real crescimento e desenvolvimento, e – como disse antes – de maioria BUDISTA, a “aceitação” pelo “outro” parece muito maior.

Imagem: GOOGLE

Por exemplo, os homossexuais são respeitados e não são ridicularizados como no nosso País.
Então, eles não precisam viver “escondidos em casamentos falsos” ou ternos escuros fingindo ser o que não são.
Aqui eles tem igual oportunidade de trabalho aos heteros, e isso significa dizer que não precisam dar a “desculpa” que estão na prostituição, por exemplo, porque a “sociedade os marginaliza” (não e’  esse o discurso no Brasil? Se mudou peco de antemão sinceras desculpas).
Aqui vê-se respeitados homens que preferem se vestir de mulheres usando uniformes femininos, por exemplo. Tanto quanto meninas que se sentem melhor vestindo as roupas dos rapazes, com uniformes masculinos, nas empresas.
Também vemos muitos casais homo, de mãos dadas pelos shoppings e restaurantes. Sem baixaria, sem agarramento desnecessário, etc (como são: casais comuns e de fino trato que não saem se lambendo no meio da rua – pra isso existe a cama, certo?).

Mas, se você vem de uma educação muito severa, preconceituosa ou religiosa que abomina esse tipo de “liberdade” vai sofrer um bocado! Aviso! Mas também pergunto: o que você tem com isso? Por que a escolha e a atitude do outro vão te fazer sofrer? Vão te incomodar tanto?
Imagem: GOOGLE

-  Outro assunto e’  a moradia. Dois principais aspectos, de vias opostas:
se  você vai viver numa casa maior, melhor e com mais recursos que você na sua origem possuía: muita gente não esta’  preparada para isso! Deslumbra, desbunda! Cuidado.
Também cuidado com a vizinhança (isso vale em qualquer lugar, no Brasil, inclusive). Por exemplo: se você gosta de ouvir FUNK NAS ALTURAS, se pode escolher, não va’  morar em Prédio, ou não va’  morar num Condomínio em que os vizinhos costumam se reunir para ouvir ÓPERA! Não vai dar certo!

Mas e se a expatriação, não e’ bem assim uma... Brastemp? Se você se muda para outro pais num a aventura, numa busca por novas oportunidades e novos rumos? E se você esta’ a acompanhar os SONHOS DO SEU MARIDO – não os SEUS!? E ser o lugar que vocês vão morar e’ um “muquifo”, um lugar insalubre, mal frequentado, sei la!?
Pode acontecer...
Imagem: DAQUI Ó.

O GLAMOUR DA EXPATRIAÇÃO passa um pouco pelo IMAGINÁRIO DAS PESSOAS.
E’ como a “primeira transa”: ninguém conta que foi ruim, ou que foi com a ;pessoa errada, etc! Então, sempre se faz parecer que  e’ tudo 100% garantido...
MAS NÃO E’!

Então, equilíbrio, bom senso, humildade, paciência, amor,                             são muito importantes num primeiro (segundo, terceiro...) momento.
(RC) 


 Protected by Copyscape Duplicate Content Software

7 comentários

  1. *Renata, bom dia !!!

    Li a tua entrevista no Blog da Goreth e gostei

    muito ! Diante disto, decidi conhecer este teu

    espaço e já o sigo !

    *Tô curtindo a tua página no Facebook

    também !!!

    *Compartilhei a tua entrevista na minha

    página no Facebook !!!

    *Bom domingo.

    *Fiques com Deus.

    *Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Renata, é verrdade tudo isso. Uma mudanca para um país tao diferente, muitas das vezes é trágico.
    A gente pensa que tudo é um mar de rosas e que agora se vive no estrangeiro, mas nao é bem assim nao no dia a dia.

    Mas a gente supera, aprende, e abracos o novo país como uma nova pátria, nao é mesmo?

    Olha, vim te avisar que a minha irma até hoje nao recebeu nada pelo correio. Que pena!

    BJos

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito e acho verdadeiro os seus pontos de vista.
    Para no's, foi maravilhoso esta oportunidade de conhecer o que eh realmente morar na Asia (...quer dizer na Thailand...), esta' sendo um aprendizado e uma experiencia muito grande para mim e para o meu marido de conhecer a nova cultura, o povo, como funciona o business aqui ...enfim muito positivo em todos os aspectos. E tem outra, tb de conhecer os paises vizinhos de Thailand!! Como eu te disse, eu e meu marido sentimos muitas saudades dos filhos...mas os filhos no's criamos para a vida...e acho que esta distancia faz com que eles amadurecam mais... porem hoje tem o milagre da internet, isto eh estamos sempre conectados atraves de bbm, txt message, skipe, e outros...
    Um beijao grande e tenha uma semana maravilhosa! Olga.

    ResponderExcluir
  4. Renatinha,

    Adoroas coisas que escreve sobre a Tailândia. Assim podemos saber um pouquinho de como funciona tudo por aí.
    Com certeza esse seu jeito comunicativo facilita muito na adaptação. Sem querer dizer que tudo é muito fácil.
    Continue fazendo esse trabalho maravilhoso.
    beijos
    Simone

    ResponderExcluir
  5. Renata!

    Tudo bem, por ai? aqui estamos todos bem.
    Não sei se vc sabe...mas abri uma franquia da Havaianas, na Chácara Sto. Antonio, bem próximo de onde vc morava...Rua Américo Brasiliense esquina com a Antonio Oliveira.
    Quarta feira passada houve a apresentação da nova coleção e o tema é a Tailândia...esta linda muito colorida e florida...lembrei-me muito de vc.
    Beijos
    Iselise (filha da D.Cida)

    ResponderExcluir
  6. Renata
    Muito legal seu Blog
    Estou a trabalho aqui por 6 meses, como são só 6 meses não pude trazer a minha familia e deixei lá em Curitiba a minha esposa e filho que hoje dia 20 está completando o seu primeiro aninho e eu participando somente via webcam...
    Estou morando em hotel na cidade de Sri Racha
    Ainda estou na segunda semana, ou seja fico até inicio de dez.
    Está sendo ótimo estar lendo o seu blog e poder estar lendo e aprendendo um pouco mais com a sua experência

    Abraço
    Yoshi.

    ResponderExcluir

"Não permita que tua língua adiante teu pensamento!"
Autor Desconhecido
‎"Fuja do elogio, mas tente merecê-lo"
François Fénelon